20 Sinais de inteligência elevada que não são óbvios
Você não precisar ser um gênio como Einstein para ser considerado uma pessoa inteligente, pois existem muitas formas diferentes de inteligência. Alguém pode ser talentoso musicalmente, mas ter dificuldade em matemática. Ou você pode ler muito, mas ainda sim ter uma memória abaixo da média.
A inteligência pode aparecer em muitas formas diferentes e geralmente é estimulada na escola. No entanto, existem alguns tipos que não podem ser ensinados. Isso inclui características como inteligência emocional, ter uma mente curiosa ou outras habilidades com as quais as pessoas nascem. Embora a inteligência de algumas pessoas seja óbvia, existem inúmeros sinais que talvez você não conheça. Veja os mais importantes aqui!
Eles tiveram aulas de música
Está provado que as pessoas que tiveram aulas de música em um ponto ou outro da vida tendem a ter um QI mais alto do que aquelas que não tiveram. Também foi descoberto que essa tendência é mais notável em crianças entre quatro e seis anos.
Vários estudos foram feitos sobre o assunto e concluiu-se que aprender um instrumento pode ajudar o indivíduo a interpretar e analisar coisas de maneira diferente do que aquelas pessoas que nunca tocaram em um instrumento antes.
Eles são o irmão mais velho
Os irmãos mais velhos ficarão emocionados com esta informação. Sim, ser o irmão mais velho também pode influenciar positivamente na inteligência de um indivíduo. No entanto, isso não tem nada a ver com genética. É simplesmente porque o primogênito tende a receber mais atenção e estímulo intelectual de seus pais quando pequeno e também tem posteriormente a experiência de interagir com os irmãos mais novos.
Eles estão em forma
Alguns estudos realizados revelaram que pessoas com IMC mais baixo podem ter uma inteligência aprimorada. Uma das considerações é que crianças mais inteligentes tendem a ter mais sucesso financeiro quando adultos do que as menos inteligentes.
Ter mais dinheiro na vida adulta permite que as pessoas cuidem melhor do corpo, tenham acesso a cuidados de saúde decentes e comprem alimentos mais saudáveis no mercado.
Logo mais: pessoas altas ficarão felizes.
Eles possuem um gato
Enquanto a discussão sobre cães e gatos continua, os amantes de gatos ficarão felizes em saber que possuir um felino em casa pode ser um sinal de inteligência superior. Enquanto aqueles que preferem cães tendem a ser mais extrovertidos, aqueles que possuem gatos tendem a ser o oposto.
De acordo com um estudo de 2014, os donos de gato podem apresentar níveis mais elevados de capacidade cognitiva. Isso provavelmente se deve ao fato de eles ficarem mais em casa, passando o tempo lendo e fazendo outras atividades semelhantes.
Eles experimentaram drogas
Em um estudo de 2012, os pesquisadores escreveram que "em nosso grande estudo de coorte de base populacional, um alto QI aos 11 anos foi associado a uma maior probabilidade de usar drogas ilegais selecionadas 31 anos depois [...] um alto QI na infância pode levar à adoção de comportamentos potencialmente prejudiciais à saúde na vida adulta ".
Embora as drogas sejam perigosas, aqueles com inteligência superior podem estar mais inclinados a experimentar drogas para satisfazer sua curiosidade.
Eles são canhotos
Até mesmo a mão dominante de um indivíduo pode ser um sinal de inteligência aprimorada. Alguns estudos recentes apontaram que as pessoas canhotas possuem uma espécie de "pensamento divergente".
De acordo com Maria Konnikova, em uma edição de 1995 da The New Yorker, "quanto mais acentuada a preferência canhota em um grupo de homens, melhor eles estavam em testes de pensamento divergente. Os canhotos eram mais aptos, por exemplo, a combinar dois objetos comuns de maneiras novas para formar um terceiro – por exemplo, usando um poste e uma lata para fazer uma casa de pássaros. Eles também se destacaram no agrupamento de listas de palavras em tantas categorias alternativas quando possível". Com a maior parte do mundo sendo destro, é interessante pensar que ser canhoto pode de fato ter um efeito na inteligência.
Eles são altos
Aparentemente, a altura também pode ser um fator na determinação da inteligência de uma pessoa. De acordo com um estudo da Universidade de Princeton (EUA), mesmo com apenas três anos de idade, as crianças mais altas já apresentam um desempenho significativamente melhor nos testes cognitivos.
Embora ser alto não torne ninguém automaticamente mais inteligente do que os demais, pode ter algum tipo de efeito na inteligência de uma pessoa.
Veja a diferença que a leitura faz.
Eles fazem grandes perguntas
Pessoas inteligentes não ficam satisfeitas apenas em aprender sobre o que as rodeia. Frequentemente, elas perguntam a si mesmos ou a outras pessoas questões altamente existenciais, como o significado da vida, se Deus existe e outras questões semelhantes.
Embora não haja uma resposta direta, eles gostam de participar de conversas sobre esses assuntos, debatendo diferentes filosofias e teorias para ajudá-los a compreender esses conceitos amplos. Isso geralmente os leva a pesquisar e ler mais do que a maioria das pessoas para satisfazer suas curiosidades.
Beber álcool com frequência
Embora não faça muito sentido, aparentemente, há uma correlação entre pessoas com QI alto e consumo frequente de álcool. De acordo com o psicólogo evolucionista Satoshi Kanazawa, britânicos e americanos que apresentaram alto QI quando crianças ou adolescentes se tornaram adultos que bebem mais álcool.
No entanto, isso não é motivo para começar a beber mais do que deveria, já que o álcool pode diminuir seriamente suas inibições e não é saudável ser ingerido com frequência.
Eles começaram a ler em uma idade jovem
Aqueles que aprendem a ler desde cedo têm uma grande vantagem sobre aqueles que só aprendem a ler mais tarde na vida. Ler é uma das melhores coisas que alguém pode fazer para melhorar sua inteligência, então não é surpresa que haja uma correlação entre os dois.
Um estudo realizado de 2012 com pares de gêmeos idênticos mostrou que aqueles que aprenderam a ler mais cedo tiveram uma tendência a pontuar mais alto em testes de habilidade cognitiva, bem como em habilidades verbais e não-verbais.
Ser desorganizado pode significar mais do que ser preguiçoso.
Eles estão frequentemente ansiosos
Aqueles com QI mais alto tendem a ser mais ansiosos do que aqueles de menor inteligência. Pessoas mais inteligentes tendem a analisar excessivamente as situações e problemas que muitas vezes estão fora de seu controle.
Embora aqueles que são mais ansiosos tenham obtido pontuação mais alta em testes de inteligência verbal, aqueles que não são afetados pela ansiedade conseguiram uma pontuação maior em testes de inteligência não-verbal.
Eles têm um bom senso de humor
Aparentemente, ter um bom senso de humor costuma ser um sinal confiável de que uma pessoa tem inteligência acima da média. Para comprovar essa teoria, um estudo reuniu 400 alunos de psicologia com o objetivo de julgar as habilidades de raciocínio abstrato e inteligência verbal do grupo.
Os alunos foram convidados a criar legendas para os desenhos animados da New Yorker. As legendas foram então avaliadas por um grupo independente. Os resultados demonstraram que os alunos com as respostas mais engraçadas também eram os que apresentavam níveis mais elevados de inteligência.
Eles estão constantemente curiosos
Pessoas curiosas tendem a ter uma inteligência superior porque estão sempre querendo saber mais. Eles querem entender como as coisas funcionam ou por que são do jeito que são. De acordo com Tomas-Prezumi, professor de psicologia empresarial, "[a curiosidade] leva a níveis mais elevados de investimento intelectual e aquisição de conhecimento ao longo do tempo, especialmente em domínios formais da educação, como ciência e arte." Basicamente, as pessoas curiosas procuram respostas, o que significa que adquirem conhecimentos durante a busca.
Eles são desorganizados
Embora você possa pensar que a maioria das pessoas inteligentes seja extremamente organizada, nem sempre é esse o caso. Muitas pessoas inteligentes tendem a ter mesas ou salas bagunçadas, algo que se atribui a níveis aprimorados de criatividade.
Até Albert Einstein era conhecido por parecer muito desajeitado, deixando seu trabalho espalhado por todos os lados. Ser bagunceiro não significa necessariamente que alguém seja preguiçoso ou confuso, pode simplesmente significar que a pessoa não considera a organização mais importante do que seu trabalho.
O sono pode desempenhar um grande papel nisso.
Eles não acreditam na sorte
Pessoas muito inteligentes não acreditam no conceito de sorte. Isso porque eles têm uma melhor compreensão de como o mundo funciona. Para eles, a sorte é apenas o resultado de muito trabalho, planejamento, alguma coincidência e preparação. Por exemplo, um homem inteligente que deseja abrir um negócio sai e descobre uma boa ideia de negócio para si mesmo. Ele não fica sentado esperando que alguém chegue até ele com uma ideia brilhante. De certa forma, pessoas inteligentes fazem sua própria sorte.
Eles foram amamentados quando bebês
Surpreendentemente, a forma como os bebês são alimentados quando são pequenos também pode influenciar na inteligência. Aparentemente, os bebês que são amamentados tendem a ter um QI mais alto do que os que não são.
Isso foi comprovado em um estudo de 2007 no qual crianças que foram amamentadas pontuaram cerca de sete pontos a mais em um teste de QI em comparação com crianças que não foram. No entanto, isso só se aplica se eles tiverem uma versão do gene FADS2.
Eles são corujas da noite
Pessoas que ficam acordadas até tarde e dormem até tarde têm maior probabilidade de ser mais inteligentes do que aquelas que dormem regularmente. Os pesquisadores acreditam que quem acorda mais tarde tem menos probabilidade de se cansar tão rápido quanto alguém que acorda super cedo com a ajuda de um despertador. Essas pessoas podem gostar de ficar acordadas à noite porque isso lhes dá a oportunidade de ficarem sozinhas com seus próprios pensamentos e sem distrações.
Eles podem ser vistos como preguiçosos
Embora possa soar estranho para algumas pessoas, não exercer um esforço extra não significa necessariamente que alguém seja realmente preguiçoso. Pessoas inteligentes tendem a não se esforçar muito porque são inteligentes o suficiente para resolver um problema ou fazer algo sem exercer mais energia do que precisam. Muitas vezes é por isso que as pessoas inteligentes são desorganizadas, já que não sentem necessidade de perder tempo organizando coisas. Aliás, um estudo publicado na revista científica Psychological Science argumenta que um ambiente de trabalho bagunçado estimula a criatividade.
Eles não se distraem facilmente
Se você não se distrai facilmente, isso pode ser um sinal de inteligência. De acordo com a revista Current Biology de 2013, Frank Zhu afirma que "as pessoas que conseguem se concentrar por longos períodos de uma vez e evitar distrações são altamente inteligentes".
O estudo descobriu que indivíduos com melhores pontuações em testes de QI demoravam mais tempo para reconhecer movimentos no fundo de uma imagem. Isso aconteceu porque eles estavam focadas na principal informação do retrato.
Eles admitem o que não sabem
As pessoas mais inteligentes são aquelas que entendem o quanto não sabem. Embora sejam extremamente inteligentes, elas conseguem admitir que não sabem tudo, o que pode torná-los mais humildes do que a maioria.
De acordo com o acadêmico Jim Winer, as "pessoas inteligentes não têm medo de dizer: 'Não sei'. Se não souberem, podem aprender". Se uma pessoa inteligente não sabe algo, ela fica curiosa e vai em busca de uma resposta.