Alecrim: A Erva Que É A Chave Em Certos Remédios Caseiros
O alecrim provavelmente faz parte do seu dia a dia na cozinha. É que esta erva de folhas verdes e flores brancas dá um toque especial a qualquer refeição. Mas além de servir como tempero, o alecrim também pode ser usado como remédio caseiro em combinação com outras substâncias.
Sim, o alecrim ajuda a resolver alguns problemas de saúde. Confira a seguir como você pode utilizá-lo para melhorar a aparência do seu cabelo, reduzir as estrias, aliviar as dores musculares e muitos mais!
Combate a caspa
A caspa é aquela pele do couro cabeludo que quando descama você começa a vê-la cair na forma de pedacinhos de pele branca. É uma condição bastante comum, mas nada grave em termos de saúde, embora para muitos seja algo bastante incômodo.
Para neutralizar essa situação comum em homens e mulheres, você pode usar água de alecrim. Coloque a mistura líquida no couro cabeludo e espere cerca de 30 minutos. Mais tarde, você pode tirar a substância usando um xampu anticaspa.
Ajuda a reduzir as estrias
O efeito que o óleo de alecrim pode ter na pele de uma pessoa prova novamente seu valor. Quando você notar o aparecimento de estrias em seu corpo, use o óleo de alecrim como base para resolver o problema.
A aplicação do óleo deve ser um hábito se você quiser acabar com o problema de uma vez por todas. Ao colocá-lo na área afetada, a pele absorverá os nutrientes. Recomendamos que você faça o processo antes de dormir.
Serve contra cabelos grisalhos
Uma das evidências da passagem do tempo são os cabelos grisalhos. O que pouca gente sabe é que esses cabelos brancos podem ser controlados com um pouco de alecrim.
Com frequência, de preferência a cada dois dias, você pode colocar o alecrim misturado com água nos fios grisalhos que aparecem no couro cabeludo e deixar a substância agir por cerca de 40 minutos. Claro que o resultado disso pode demorar meses para aparecer.
Livre-se da flacidez do corpo
Com o passar do tempo, outra das características que seu corpo apresenta é o aparecimento de flacidez em diferentes áreas. Essa condição é um símbolo importante da passagem do tempo em um ser humano, mas também pode ser o resultado de uma perda de peso significativa. Para melhorar o aspecto de sua pele, você pode usar uma solução de alecrim.
Se você colocar esta erva misturada com água e álcool, borrifando-a nas áreas onde você vê a pele mais flácida, você reduzirá o problema. A melhor forma de aplicá-lo é após cada banho.
Experimente o óleo de alecrim
Para fazer o óleo de alecrim você deve usar três colheres de iogurte grego, uma colher de sopa de infusão concentrada de camomila, uma colher e meia de óleo de alecrim e água. Coloque tudo dentro de um recipiente e mexa os ingredientes até ver uma mistura homogênea.
Esta preparação é ideal para cabelos opacos e fracos, e uma vez criada a fórmula, você deve aplicá-la nos cabelos por 25 minutos, três vezes por semana. Aproveite esses ótimos remédios caseiros!
A celulite tem o alecrim como seu principal rival
Os comerciais de televisão nos bombardeiam com propagandas sobre a aparência da celulite nas pessoas e os diferentes produtos de beleza que devemos comprar para combatê-la. E se a solução estiver na sua horta e não no mercado?!
Uma combinação de alecrim e álcool pode ser a solução para seus problemas de celulite no abdômen ou nas coxas. A aplicação é simples, basta massagear a área afetada com um pedaço de algodão. Tal movimento também promove a circulação sanguínea.
Alecrim melhora a aparência da pele
Assim como o cabelo, a pele, que é o maior órgão do corpo humano, está sempre em evidência. É por isso que manter a pele da melhor forma possível é um dos objetivos de milhões de pessoas no mundo, que agora saberão que isso pode ser alcançado com o alecrim.
Se você colocar água fresca de alecrim no rosto, assim como usa um removedor de maquiagem, obterá resultados ao longo das semanas. Você pode fazer esse processo ao acordar todos os dias e, com o tempo, conseguir aquele rosto mais jovem que tantos desejam.
Vai endurecer suas unhas
Ter as unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que aflige mais pessoas do que você imagina. E tem ainda aqueles que precisam lidar com os fungos nessa região do corpo.
Mas esses problemas podem ser resolvidos se você mergulhar suas unhas em um pote com água e alecrim durante cerca de 15 minutos por dia. Você também pode colocar óleo de alecrim diretamente em cada uma das unhas e massageá-las para que a erva penetre melhor no local desejado.
Outra função para o seu cabelo
O cabelo é uma das áreas do corpo humano mais expostas à vista do público e, em um mundo onde as aparências são mais importantes do que em décadas anteriores, o alecrim te ajuda a manter o cabelo tão bonito quanto os produtos de beleza mais vendidos.
O alecrim é um poderoso aliado para manter os fios brilhantes e o melhor é que você não precisa gastar muito dinheiro em produtos específicos para o cabelo. O que você precisa é colocar a erva em uma infusão e usá-la para lavar o couro cabeludo a cada dois dias.
Sem cílios postiços
Os cílios postiços são uma boa alternativa para quem deseja valorizar o olhar. No entanto, eles podem ficar tortos ou até descolar no meio de um evento. Para evitar esse tipo de situação embaraçosa, cuide da aparência de seus próprios cílios usando alecrim.
Como fazer isso? Basta colocar um pouco de óleo de alecrim em uma escovinha e escovar seus cílios para cima. Este líquido provocará o crescimento natural deles e os fará brilhar mais.
Também funciona com sobrancelhas
Com óleo de alecrim, você também pode estimular as sobrancelhas, para que elas cresçam mais rápido e grossas. Sim, funciona da mesma maneira com cabelos e cílios.
Você deve aquecer um pouco de óleo de alecrim e deixá-lo descansar por alguns minutos, até que esteja morno o suficiente para aplicá-lo nas sobrancelhas. Depois disso, tente massagear suas sobrancelhas com o óleo lentamente. Em duas semanas você já poderá ver o resultado.
É possível deixar os seios mais firmes?
A resposta é sim. Mas, para conseguir isso, você deve ser constante no processo que vamos revelar a seguir. Com um pouco de óleo de alecrim, você deve massagear seus seios de forma circular para que fiquem mais firmes com o passar dos meses.
Uma das maneiras é colocar o líquido nas mãos e em seguida massagear a região do peito. Para potencializar o efeito, você deve fazer isso deitada, pois assim o óleo será melhor absorvido pela pele.
Ajude os adolescentes com...
Embora a acne seja um problema que qualquer pessoa pode enfrentar ao longo da vida, é verdade que geralmente aparece na adolescência quando os níveis hormonais aumentam em homens e mulheres e aquelas espinhas indesejáveis aparecem no rosto.
Essas imperfeições nunca são bem-vindas! A boa notícia é que o alecrim também é capaz de eliminar espinhas e cicatrizes da acne. Se você aplicar o óleo de alecrim com um pouco de algodão na pele danificada e depois lavar o restante com sabão neutro, em dias você vai notar as consequências.
Fora manchas e cicatrizes!
A pele costuma ter manchas em diferentes áreas do seu corpo, e se for algo muito comum você deve avaliar com um médico especialista, mas se não for o caso, você pode remover as manchas e diminuir as cicatrizes com um pouco de óleo de alecrim
É que a regeneração celular faz parte do envelhecimento das pessoas, portanto, o óleo diminui as dificuldades que a passagem do tempo lhe apresentará. O óleo quente massageado na área que você deseja rejuvenescer agirá após um mês do processo que você deve fazer em dias alternados.
Contribui para o não aparecimento de rugas
E se mencionarmos que o alecrim ajuda a tornar as rugas do seu corpo menos visíveis? Tal como acontece com muitas outras condições da pele, esta erva pode diminuir os efeitos do tempo e do envelhecimento.
Sim, você pode não acreditar, mas uma mistura caseira à base de alecrim pode ser um poderoso aliado contra as rugas. Misture creme hidratante com sete gotas de alecrim e use diariamente. Você só precisa deixar o produto caseiro agir antes de removê-lo com uma gaze fina.
Atua em benefício do sistema digestivo
Além de todas as propriedades positivas ao redor da pele e dos órgãos, o alecrim também ajuda a eliminar a formação de gases no trato digestivo, combatendo assim as cólicas e problemas maiores.
Para poder ingeri-lo, faça uma infusão com algumas folhas da erva e água quente. Se o gosto ficar muito forte, você pode acrescentar algumas gotas de limão. Experimente!
Função anti-reumática
Outro dos grandes benefícios do alecrim é que ele ajuda a combater dores musculares. Seja por conta do trabalho pesado que você costuma desenvolver, um treino físico exaustivo ou simplesmente devido à má postura, escolha o alecrim.
Se você colocar um pouco de água misturada com alecrim, sua ação na pele pode ajudar a aliviar a dor constante que o aflige. É uma das muitas características entre ser um antioxidante, antimicrobiano e antisséptico.
Relaxamento muscular
Devido à qualidade da Rosmaricina, que é um alcalóide, o alecrim é essencial para você relaxar os músculos, além de melhorar a circulação sanguínea e reduzir inflamações.
Isso fará com que, se você aplicá-lo nas pernas, seus membros fiquem mais leves, o óleo combaterá as veias que geram varizes e neutralizará qualquer dor que você sinta. Você só precisa de cerca de 45 gramas de alecrim e meio litro de água. Deixe ferver a mistura antes de deixá-la descansar.
É assim que você faz álcool de alecrim
Para preparar este remédio caseiro com álcool que funciona contra dores musculares, coloque uma planta de alecrim em um recipiente, de preferência um pedaço com flores. Você deve cobri-lo com álcool 70%.
Depois, deixe a mistura no escuro por 15 dias antes de filtrá-la e deixá-la pronta para uso. É vital não aplicar esta mistura diretamente na pele ao usá-la, mas sim com uma bola de algodão.
Por que o alecrim é tão benéfico?
Entre os componentes que o alecrim apresenta estão os flavonoides, taninos, ácido rosmarínico, rosmaricina, vitamina C e ferro. Todos eles atuam em suas diferentes medidas para melhorar a digestão, reduzir desconfortos como inchaço e azia, entre muitas outras ações.
Além disso, o alecrim pode facilitar a função do fígado e da vesícula biliar se ingerido como chá diariamente. Quanto tempo mais você vai esperar para experimentar esses remédios caseiros?