Atrações Abandonadas Da Disney Esquecidas No Tempo
Você está em Orlando, Flórida, e acabou de entrar no lugar mais feliz do mundo - Walt Disney World. Você caminha pela Main Street do Magic Kingdom e vê o simpático Mickey Mouse à sua direita, sente o cheiro de frituras vindo de três quarteirões abaixo e ouve a música começando para uma princesa cantar junto. Tudo é brilhante, limpo e feliz.
Mas e aquelas atrações que agora se escondem nas sombras? Esquecidas, tomadas por arbustos, teias de aranha e perdidas no passado, elas são o destino de um passeio pela estrada da memória. Descubra as atrações abandonadas e extintas da Disney.
River Country
O Walt Disney World abriu seu primeiro parque aquático no verão de 1976. Os escorregadores ainda estão no mesmo lugar, as piscinas estão cheias de água e as regras do parque ainda são visíveis das margens do Bay Lake. No entanto, há um problema: o River Country está completamente abandonado desde 2005.
Estranhamente, a Disney nunca deu uma declaração oficial sobre o motivo pelo qual o parque foi fechado. Esse silêncio da empresa levou a muitas teorias conspiratórias, incluindo a ideia de que o parque foi desativado devido à presença de amebas que atacam o sistema nervoso, o que é extremamente perturbador.
Discovery Island
Se uma atração desativada já desperta curiosidade, imagine então uma ilha inteira abandonada que nem sequer está mais identificada no mapa do Walt Disney World, mas sim ilustrada como uma mancha verde no meio do Bay Lake.
Inaugurada em 1974, a Discovery Island era um parque de diversões com tema pirata inspirado no popular filme da Disney "Treasure Island" (em português: "A Ilha do Tesouro"), de 1950. Mas, ao contrário da crença popular, o principal apelo do parque eram seus animais exóticos e não as encenações de piratas. Embora o motivo do fechamento do parque em 1999 permaneça um mistério, muitos acreditam que tenha sido devido à abertura do Animal Kingdom.
Máquina de ondas do Polynesian Resort
Por que esperar por ondas perfeitas quando se pode ter uma máquina para criá-las? Em 1971, o Polynesian Resort decidiu adicionar o surf como atividade recreativa para seus hóspedes - assim nasceu a máquina de ondas! Embora tenha sido um sucesso, a lagoa Seven Seas e suas praias ao redor sofreram com a atração.
Rumores se espalharam sobre o abandono precoce da atração, que variavam de falha do equipamento à razão mais aceita de graves problemas de erosão nas praias. Dizem que alguns restos da máquina foram deixados para apodrecer no fundo da lagoa.
Barcos do Discovery River no Animal Kingdom
Inaugurados em 1998, os barcos do Discovery River foram projetados para transportar os turistas através do Beastly Kingdom. A atração deveria mostrar dragões cuspidores de fogo, unicórnios, monstros marinhos e outras criaturas lendárias e mitológicas. Infelizmente, o reino das feras nunca viu a luz do dia.
Precisando desesperadamente de uma reforma, a atração foi renomeada em 1999 como "Radio Disney River Cruise". Não ajudou muito. Parece que os visitantes estavam mais interessados na vida selvagem do que em uma transmissão da Radio Disney. Quem poderia imaginar? Como resultado, a atração foi permanentemente fechada naquele ano.
Rainbow Corridor
Este túnel futurista fazia parte do Imagination Pavilion (Pavilhão da Imaginação) do Epcot, mais especificamente, do Imageworks no segundo andar. Após a sua inauguração em 1982, a atração tornou-se bastante popular, especialmente após o Rei do Pop, Michael Jackson, fazer uma sessão de fotos dentro dele - uma ótima maneira de obter marketing gratuito, Disney!
Toda a tecnologia em cores foi removida em 1998, quando o ImageWorks foi transferido para o térreo, deixando o túnel abandonado até recentemente. Na D23 Expo de 2019, a Disney anunciou o seu plano de reinstalar o Rainbow Tunnel no novo "Centro de Experiência do Epcot".
Mike Fink Keel Boats
Em 1971, a atração Mike Fink Keel Boat fez sua estreia no Magic Kingdom. As embarcações foram projetadas para ilustrar as corridas de barcos a vela disputadas por Davy Crockett e Mike Fink do programa "Davy Crockett e os Piratas do Rio". Mas o que é uma competição sem um prêmio? O vencedor da corrida de alto risco era coroado "Rei do Rio".
Os barcos motorizados de Fink, o Gullywhumper, e de Crockett, o Bertha Mae, navegavam livremente pelos Rios da América e pela Ilha de Tom Sawyer. No entanto, um incidente de virada de barco deixou a atração menos atraente para os visitantes. Não é de se admirar que os barcos tenham parado de funcionar em 1997.
Almirante Joe Fowler
O Riverboat chegou tarde para a festa de abertura da Disney World, iniciando suas operações apenas no dia seguinte, em 2 de outubro de 1971. Alguns visitantes ficaram insatisfeitos com o atraso, mas a atração acabou sendo desativada por outra razão.
Em 1980, durante uma reforma de rotina no Almirante Joe Fowler, o guindaste que estava retirando o barco da água falhou, fazendo com que ele caísse e sofresse danos irreparáveis em seu casco. O barco fluvial foi então levado para o depósito dos bastidores e posteriormente enterrado em algum lugar de propriedade da Disney. Pelo menos essa antiga atração recebeu um enterro digno.
Plaza Swan Boats
Que pessoa não adoraria passear em um cisne gigante? Os Swan Boats eram conhecidos como uma das atrações mais relaxantes dos parques da Disney. Embora não fosse tão emocionante quanto a Splash Mountain, a atração oferecia vistas incríveis do Castelo da Cinderela.
Alguns dizem que o custo de manutenção era muito alto durante os meses de verão, mas o verdadeiro motivo do fechamento da atração em 1983 permanece desconhecido. Alguns dos barcos originais foram leiloados e comprados por fãs da atração. Esperamos que o comprador tenha uma piscina grande o suficiente para acomodar um cisne gigante.
World Cruise
As embarcações Southern Seas e Ports o Call eram duas balsas que transportavam os visitantes pelo Seven Seas Lagoon. Seguindo o padrão das atrações aquáticas apresentadas aqui, esses navios infelizmente também não duraram muito.
Em 1974, o Southern Seas sofreu danos severos no casco, sendo colocado em doca seca e depois desmontado em 1977. A partir de suas cinzas surgiu o Southern Seas II, mas os anos seguintes não foram os melhores para as balsas do World Cruise. Devido ao baixo comparecimento de hóspedes, o Ports o Call parou de funcionar em 1984, e o Southern Seas II juntou-se a ele em 1997.
Pavilhão Wonders of Life
O pavilhão Wonders of Life tecnicamente não está abandonado, mas sim se reinventando como um local de eventos. A área agora hospeda eventos sazonais como o Festival de Comida e Vinho, bem como o Festival de Flores e Jardins.
Desde o seu fechamento em 2007, não foram construídas novas atrações ou pavilhões permanentes no local. Entretanto, isso não significa que tudo tenha sido desmontado. Significa? Hora de entrar escondido e ver se o Body Wars e outras atrações ainda estão intactas e operacionais! Brincadeira, isso é ilegal...
Pleasure Island
Esta ilha era exatamente o que o nome sugere: bares e clubes para os corujas da noite. O que parecia ser uma ótima ideia em 1989 acabou fracassando no início do século XXI. Foram realizadas reformas em 2006, incluindo a remoção da famosa Jessica Rabbit do letreiro "Pleasure Island Tonight". No entanto, as reformas não tiveram um bom resultado e o fluxo de pedestres não aumentou.
Em 2008, a Disney decidiu fechar a ilha para oferecer entretenimento mais adequado para toda a família. No fim, o centro de entretenimento acabou sendo fechado permanentemente em 2010.
Adventurers Club
"Kungaloosh!" Em termos de tradições únicas, esta saudação leva o prêmio. O Adventures Club era um bar temático localizado na Pleasure Island, com cinco salas individuais: The Mask Room, The Treasure Room, The Main Salon, The Library e The Zebra Mezzanine. Os convidados poderiam assistir a shows ao vivo, transmissões de rádio e até induções de novos membros (que pode ou não ter sido uma sociedade secreta).
Quando a Pleasure Island encerrou as atividades em 2008, os fãs do clube iniciaram uma petição online para manter o clube funcionando. Funcionou, por um tempo. Mas o Adventures Club acabou sendo fechado em 2010.
Palácio de Mowgli
Este palácio abandonado foi uma história de terror desde o início. Os habitantes da cidade estavam zangados com o fato de o parque estar ocupando uma área nobre em Emerald Isle, Carolina do Norte, e não queriam lidar com turistas. Os responsáveis pelo projeto não se importaram e construíram o parque mesmo assim.
Misteriosamente, pouco antes da inauguração, o parque fechou seus portões para sempre. Todos os registros do projeto e construção do parque foram "perdidos", mas dizem que em todas as superfícies há a mesma frase de três palavras: "ABANDONADO POR DISNEY". Alguns acreditam que a construção do palácio seja uma lenda urbana, enquanto outros acreditam no terror.
Skyway
O Skyway foi inaugurado em 1971 juntamente com o restante do parque, como um meio de transporte rápido entre a Tomorrowland e a Fantasyland do Magic Kingdom. A atração permaneceu em funcionamento até o final dos anos 90 e, como é comum nos fechamentos da Disney, a razão é objeto de debate.
Embora tenha sido fechada, somente anos depois a estação de carregamento do Tomorrowland foi demolida e seus postes e cabos retirados do local. A estação da Fantasyland, por sua vez, sobreviveu por mais alguns anos. Apesar dos rumores de que seria transformada em um restaurante, a estação acabou sendo demolida somente em 2011.
Tropical Serenade
Um dos principais shows do parque na época de sua inauguração em 1971, e garantia de enlouquecer os pais, o Tropical Serenade era apresentado por dois pássaros mecânicos chamados Clyde e Claude. Localizado na Adventureland do Magic Kingdom, o show apresentava mais de 150 pássaros, flores e tikis cantando canções como "The Tiki Tiki Tiki Tiki Tiki Room" e "Let's All Sing Like the Birdies Sing". Não temos certeza se essas músicas se qualificam como uma serenata tranquila, mas cada um tem seu gosto.
Em 1997, o show original fechou as cortinas para dar lugar a uma nova versão chamada "The Enchanted Tiki Room: Under New Management". Infelizmente, na nova versão Clyde e Claude foram substituídos por personagens de outras atrações da Disney.
The Enchanted Tiki Room (Under New Management)
Zazu, de "O Rei Leão", e Iago, de "Aladdin", se tornaram os anfitriões do The Enchanted Tiki Room: Under New Management após a reforma em 1998. Infelizmente, Clyde e Claude não tiveram nenhum papel na nova versão. Apesar de o show ter sido bastante semelhante ao original, as críticas não foram estrelares.
Em janeiro de 2011, um pequeno incêndio no sótão danificou o Zazu mecânico além do reparo, e um sistema de irrigação danificou uma das deusas mecânicas, Uh-Oa. O show fechou mais uma vez e passou por uma reforma para ser restaurado ao estilo original de Tropical Serenade, mas agora com o nome de Enchanted Tiki Room. A lição aprendida é que "não se deve consertar o que não está quebrado".
'STOLport' para funcionários e convidados da Disney
Provavelmente não faz mal que essa propriedade tenha sido esquecida, já que era praticamente inútil. A pista STOLport, ou "pista de decolagem e aterrissagem curtas", não possuía hangares e só permitia que até quatro aviões ficassem estacionados ao mesmo tempo. Pelo menos os passageiros não precisavam se preocupar com o tormento que é retirar as bagagens.
A administração decidiu que era melhor encerrar as operações de passageiros em 1972, fechando totalmente na década de 80. A pista de pouso ainda existe, mas foi rebaixada para espaço de armazenamento. Você ainda pode ver a pista de pouso do monotrilho.
Fort Wilderness Railroad
O trem a vapor completamente operacional foi inaugurado em 1973 e percorria a vasta propriedade do Fort Wilderness Campground. Como muitas outras atrações desativas, a razão oficial para seu fechamento nunca foi divulgada. Existem rumores de que a sua má capacidade de combustível e de manutenção pode ter sido um fator. Há também um rumor de que uma menina teria sido atingida pelo trem em movimento enquanto andava de bicicleta, mas não há informações concretas para comprovar essa história.
No entanto, independentemente da causa, a Disney abandonou os trilhos à natureza nos anos 80, o que pode ter sido uma escolha acertada se a segurança dos visitantes estava em risco. Felizmente, a Disney conseguiu encontrar uma nova utilidade para alguns dos vagões em outras propriedades, como por exemplo, como um balcão de bilheteria na Pleasure Island.
Pocahontas e seus amigos da floresta
No dia de abertura do Animal Kingdom em 1998, uma apresentação ao vivo de 12 minutos com a presença de Pocahontas, Meeko, Vovó Willow e uma série de animais ao vivo foi um dos grandes destaques. Vamos ser honestos, o seu beija-flor temperamental, Flit, provavelmente ficou escondido em uma árvore julgando todos enquanto a princesa cantava para as criaturas da floresta.
Após uma duração de dez anos, Pocahontas e seus amigos tiveram uma última apresentação antes que o show fosse cancelado. No entanto, Vovó Willow, por estar enraizada, permaneceu no Acampamento Minnie e Mickey como uma área designada para fumantes até que o parque fechasse em 2014. Esperamos que ela não tenha pegado fogo.
20.000 Léguas Submarinas
Provavelmente uma das atrações originais mais legais do parque, "20.000 Léguas Submarinas" apresentava 12 submarinos individuais com capacidade para 38 pessoas, que exploravam um tanque de 12 milhões de galões. O passeio subaquático contava com sereias animatrônicas, um polvo gigante e até uma réplica da cidade perdida de Atlântida.
A manutenção rigorosa forçou o fechamento da atração em 1994. Dizem que uma versão de "Procurando Nemo" está em desenvolvimento. O fim da atração foi marcado por uma celebração, com o esvaziamento do tanque e o afundamento de um submarino em Castaway Cay.