Essa Garçonete Não Tinha Ideia De Que Estava Sendo Filmada Por Um Cliente Até Acontecer Isso
Em La Marque, Texas, uma garçonete de uma lanchonete foi trabalhar, como fazia todos os dias. Nada havia de especial naquele dia - era apenas uma manhã normal. Ou assim ela pensava. Em apenas algumas horas, uma cadeia de eventos ocorreria e mudaria sua vida, o que ela não poderia imaginar enquanto realizava suas tarefas de servir a seus clientes o café da manhã.
Havia algo de diferente naquele dia
Essa lanchonete em particular possui muitos clientes regulares. Uma delas era uma mulher chamada Laura Wolf. Ela frequentemente parava para tomar um café e conversar com a equipe.
A maioria de suas visitas ao restaurante era sempre igual, mas o dia 3 de março de 2018 estava destinado a ser diferente de qualquer outro dia em que ela tivesse parado para tomar seu café da manhã. Laura viu algo que não apenas chamou sua atenção, mas a fez largar do café da manhã e pegar o telefone. Ela começou a tirar fotos de uma mulher, que não fazia ideia de que houvesse alguém gravando suas ações.
Por que havia tantas pessoas na lanchonete?
Mesmo antes desse "algo" levar Laura a começar a filmar uma garçonete, uma outra coisa parecia estranha para Laura naquele dia. Embora a lanchonete La Marque Waffle House normalmente ficasse bastante cheia, nesse dia estava muito mais lotada do que o habitual. De fato, quase parecia que um grande número dos 16.000 moradores da cidade estava lá.
Os funcionários lutavam para atender a todos os pedidos de café da manhã durante o período e Laura ficou de olho em todos eles.
Laura ficou de olho na garçonete
Como frequentadora regular dessa lanchonete, Laura Wolf conhecia alguns dos nomes dos funcionários. Uma das garçonetes que trabalhava nessa manhã especialmente movimentada era uma mulher chamada Evoni Williams. Ela era funcionária de longa data no restaurante, por isso era bem conhecida por seus clientes como uma boa funcionária.
Com apenas 18 anos, Evoni se dedicou a economizar dinheiro para a faculdade. As longas horas na lanchonete estavam ajudando, mas ela ainda não havia conseguido economizar muito.
Um dia cheio!
Evoni estava bastante empolgada com o fato do restaurante estar tão cheio - afinal, as gorjetas são a maneira de um funcionário fazer a maior parte de seu salário. E mais clientes naturalmente significam mais gorjetas. Ela começou a trabalhar, recebendo pedidos e entregando os pratos quentes de comida.
Infelizmente, o restaurante estava com pouco pessoal nesse dia atarefado, então Evoni teve que se apressar ainda mais para cobrir suas tarefas e as dos colegas. Ela estava realmente correndo para fazer as coisas, mas quando deixou um prato em uma mesa, notou algo que a distraiu por um momento.
O que será que ela viu?
Foi esse cliente em particular que chamou a atenção de Evoni enquanto servia o café da manhã em uma mesa cheia de clientes famintos. Ela o viu na lanchonete várias vezes e ele costumava visitá-la pelo menos uma vez por semana. Ele era definitivamente um cliente regular.
O cliente era um homem de 78 anos chamado Adrien, mas todo mundo o chamava pelo apelido afetuoso de "Sr. Karaoke". Os funcionários sabiam que ele tinha alguns problemas de saúde e agora ele estava andando com um tanque de oxigênio. O que Evoni fez a seguir foi inesperado.
Adrien chamou por Evoni
Evoni andava sem parar para acompanhar o ritmo acelerado da lanchonete naquele dia lotado. Ela realmente não tinha tempo para parar e fazer uma pausa. Finalmente, ela sentiu que estava sendo envolvida por tantas tarefas. Nesse momento, Adrien tentou chamar sua atenção.
Ela finalmente percebeu os esforços de Adrien para ser notado, então caminhou até a área do bar onde ele estava sentado. O homem idoso começou a sussurrar para ela, em voz baixa, para que ninguém mais pudesse ouvir. Lembre-se de que Evoni não sabia que estava sendo gravada por outro cliente que havia notado essa interação. Ela não tinha ideia de que estava na câmera.
E a câmera viu tudo
Laura Wolf estava sentada em uma mesa localizada em frente aonde Evoni e Adrien estavam tendo uma conversa particular. Ela não conseguia ouvir sobre o que estavam falando e se inclinou um pouco mais para ver se conseguia captar um trecho da interação.
Laura achou que o homem parecia um pouco envergonhado enquanto conversava com Evoni. Sentindo que algo incrível estava acontecendo, foi então que Laura pegou sua câmera e começou a filmar.
Difícil de entender
Durante a correria do café da manhã numa lanchonete lotada, pode ser um desafio ouvir a voz de alguém como todo aquele barulho. Especialmente a voz de um homem velho usando oxigênio por razões médicas.
Evoni se inclinou e se esforçou ao máximo para entender Adrien, mas um dos cozinheiros da linha percebeu que ela estava atrasando os pedidos, algo que o restaurante não podia pagar em um dia agitado. Apesar dos gritos dele para chamar sua atenção, ela o ignorou e continuou a ouvir Adrien.
Será que ele tinha achado a comida ruim?
De início, Evoni achou que Adrien poderia ter uma reclamação sobre sua comida. Afinal, esse é um dos motivos mais comuns para um cliente chamar o garçom. De fato, depois de sussurrar algo baixinho para ela, o velho começou a empurrar o prato de comida na direção dela.
Evoni pegou o prato, carregado com presunto, torradas, batatas fritas e ovos mexidos, e o empurrou de volta para ele. O que estaria acontecendo?
Havia alguém olhando
Pode até parecer que essa interação estivesse demorando muito, mas o evento inteiro durou apenas um minuto se muito naquela manhã movimentada. Ela estava completamente focada em Adrien durante todo esse breve momento. Todos os pensamentos sobre o restaurante lotado e seus muitos clientes famintos deixaram sua mente temporariamente enquanto ela ouvia o homem idoso falar.
Laura ainda estava filmando a interação, é claro, mas havia outra gravação sendo feita ao mesmo tempo!
A câmera de segurança
Em um restaurante movimentado como a La Marque Waffle House, câmeras de segurança são cada vez mais importantes. Esse local em particular tinha câmeras de segurança CCTV configuradas. Ao mesmo tempo em que Laura estava assistindo à interação, a câmera, pendurada no teto, também estava gravando tudo o que acontecia.
A câmera era discreta, quase ninguém a notava, deu uma visão aérea de tudo o que estava acontecendo entre Evoni e Adrien naquele fatídico dia na lanchonete.
Laura decidiu tornar o vídeo público
Laura Wolf ficou sem palavras depois de testemunhar a cena que acabara de acontecer na sua frente. Ela agora tinha várias fotos de Evoni e Adrien quando a garçonete devolveu o prato do café da manhã para ele.
Ela ficou indecisa sobre o que fazer com as evidências fotográficas, mas acabou decidindo publicá-las em sua conta do Facebook. Ela compartilhou, sem ter idéia de que estava prestes a mudar a vida de Evoni.
E tudo começou com uma pergunta
A cena surpreendente que Laura Wolf acabara de assistir e gravar, começou quando Adrien chamou pela garçonete Evoni. O homem estava passando por uma piora em sua saúde e não era capaz de realizar tarefas pessoais como costumava fazer.
Laura pensou que ele parecia envergonhado ou constrangido quando falou com Evoni, mas o que ele precisava era de ajuda para cortar o presunto do café da manhã. "Eu posso segurar um garfo de forma fina e elegante", disse Adrien à ABC News. "Mas o ato de cortar faz parecer que eu estou levantando uma tonelada", continuou ele. Foi isso que ele pediu a Evoni - ajuda para cortar sua comida.
Ajudando uma pessoa necessitada
Mais tarde, Evoni falou sobre a cena da lanchonete naquela manhã fatídica. "Ele disse: 'Minhas mãos não estão funcionando muito bem'", disse ela sobre o pedido de Adrien. Ela realmente tinha que se inclinar para ouvir a pergunta.
"Ele precisava que eu cortasse sua comida para ele, então eu fiz", disse ela à ABC News. Evoni pegou a comida, cortou o presunto em pedaços pequenos e empurrou tudo de volta para ele. Era uma tarefa bastante comum para uma garçonete atender um cliente assíduo, então Evoni passou o dia normalmente e não se importou muito. Não por muito tempo.
O post de Laura no Facebook já estava "bombando"
Laura sentia fortemente que deveria contar a história sobre o que acabara de testemunhar. Ela achou que o Facebook seria o melhor lugar para compartilhar suas fotos. Aqui está o que ela postou. "Não sei o nome dela, mas ouvi esse homem idoso dizer a ela que suas mãos não funcionam muito bem".
Laura continuou: "Ele também estava usando oxigênio e lutando para respirar. Sem hesitar, ela pegou o prato dele e começou a cortar o presunto. Isso pode parecer pouca coisa, mas para ele, tenho certeza de que foi enorme. Sou grato por ter visto esse ato de bondade e carinho no início do meu dia, enquanto tudo neste mundo parece tão negativo." A postagem afetou instantaneamente todos que a viram.
Ela nem esperava que fosse "viralizar"
Mesmo enquanto ela ainda estava na lanchonete, o post de Laura começou a receber atenção. O telefone dela estava piscando com alertas à esquerda e à direita. As pessoas compartilharam coisas positivas sobre Evoni, e muitas delas compartilharam a postagem de Laura em suas próprias contas. As notícias rapidamente começaram a se espalhar sobre a ação gentil dessa mulher.
"Se todos pudéssemos ser como essa garçonete e ter tempo para oferecer uma mão a quem precisa..." foi assim que Laura decidiu fechar sua postagem no Facebook. Mal sabia ela o que aconteceria como resultado.
E milhares de elogios foram feitos a Evoni
Não demorou muito para que o post de Laura se tornasse viral. Em apenas alguns dias desde que ela o compartilhou pela primeira vez, as fotos acumularam 90.000 curtidas e quase 50.000 compartilhamentos. As pessoas ficaram realmente tocadas pelo ato gentil de Evoni e queriam compartilhar o momento emocionante com seus próprios amigos e familiares.
Adrien também recebeu atenção por causa do post, disse à ABC News. "Alguém me disse dois dias depois que eu era muito popular porque me viu no Facebook", disse ele, e brincou dizendo: "Eles têm uma foto chique dos meus suspensórios vistos por trás". Parece que todos na cidade sabiam sobre Evoni e Adrien.
E o prefeito se envolve
O prefeito de La Marque, Texas, chama-se Bobby Hocking. Quando a notícia da boa ação de Evoni chegou ao seu escritório, ele imediatamente quis conhecê-la. Foi combinado que a reunião seria realizada na La Marque Waffle House (é claro).
O restaurante estava cheio de câmeras para o evento, que Evoni já aguardava, mas ela não tinha ideia do que o prefeito havia planejado para esse evento especial. Ele queria homenageá-la na frente de todos.
Devolvendo o favor
Enquanto a história de Evoni circulava na internet, as pessoas queriam saber mais sobre ela. Como essa mulher extraordinária acabou trabalhando na Waffle House?
As pessoas descobriram que Evoni trabalhava muito, porque ela queria economizar dinheiro suficiente para cursar a faculdade. Em uma ação de "pagamento adiantado", alguns moradores de La Marque criaram uma conta no GoFundMe, em um esforço para arrecadar dinheiro para que Evoni pudesse ir à escola. E acontece que alguém muito importante recebeu notícias desse esforço de captação de recursos.
E chega o grande dia
O grande dia de Evoni chegou e ela viu seu local de trabalho se encher de jornalistas e equipes de filmagem. Pelo menos desta vez, ela estava ciente de que estava sendo gravada!
O prefeito chegou e ficou atrás do bar da Waffle House, exatamente onde Evoni estava quando ajudou Adrien no café da manhã daquele dia. E então o prefeito anunciou que queria fazer uma apresentação especial. Ele disse à multidão e às câmeras de notícias que estava declarando o dia 8 de março como o "Dia da Evoni 'Nini' Williams" em La Marque. E as coisas estavam prestes a melhorar ainda mais para Evoni, que já estava incrédula.
Muita gente se ofereceu para ajudar Evoni
Mais e mais pessoas começaram a doar via GoFundMe, criada para arrecadar dinheiro para Evoni para que ela pudesse cursar a faculdade. Pessoas de sua própria cidade e pessoas de todo o país doavam o que podiam à amável garçonete da Waffle House.
Na universidade Texas Southern, em Houston, alguns funcionários ouviram sobre Evoni e seu objetivo de frequentar a faculdade. Eles decidiram ajudar de uma maneira especial. Um dos administradores da universidade disse. "Queremos recompensar o ato de bondade de Evoni".
Alguém importante estava por lá naquele dia
Quando Evoni soube do novo feriado em sua homenagem naquele dia na lanchonete, ela ficou feliz ao saber que Adrien e Laura estavam lá para homenageá-la, mas havia mais alguém presente que Evoni não esperaria nem em seus sonhos mais loucos.
Também havia o reitor da Texas State University! Ele disse que queria ter a chance de conhecer Evoni e "deixá-la saber que boas ações não passam despercebidas", como ele disse em uma entrevista mais tarde, na televisão.
Uma declaração inesperada
Após a apresentação do prefeito sobre o dia dedicado à Evoni, foi a vez do reitor da Texas State University ocupar seu lugar atrás do bar. Ele estava prestes a dar à mulher especial um presente que ninguém poderia imaginar.
Com um cheque enorme na mão, o presidente anunciou que a escola estava concedendo a Evoni uma bolsa de estudos no valor de US$16.000! Evoni e a maioria da multidão caíram em lágrimas de surpresa e alegria.
Os responsáveis
As pessoas que ajudaram a começar tudo isso ficaram especialmente felizes por Evoni. Laura Wolf e Adrien não faziam ideia do papel que desempenhariam no futuro de uma garçonete da La Marque Waffle House.
Enquanto falava com os repórteres naquele dia, Laura disse. "Estava tão cheio aqui, sabia? E ela realmente parou para ouvir o que ele tinha a dizer em vez de passar direto por ele. Significou muito para mim", explicou ela. E Adrien disse que o ato também significou muito para ele.
Para Evoni, apenas mais um dia de gentilezas
Sempre humilde, Evoni disse que fez o que qualquer outra pessoa faria se soubesse que alguém estava precisando. Ela não deixou o prêmio, a atenção da mídia ou a bolsa de estudos subirem à cabeça.
Como ela disse aos repórteres locais "eu não sei, uma coisa que eu faria em qualquer outro dia". Mas qualquer pessoa que já tenha sido ajudada pela bondade de um estranho pode discordar. Evoni é um belo exemplo de tratar as pessoas com bondade.