Esse Homem Apresentou Sua Mulher Para Os Gorilas Que Treinou, E O Resultado Não Saiu Como Planejado…
No verão de 2017, Damião Aspinall e sua esposa, Vitória, fizeram a viagem da vida. Como presidente da Fundação Aspinall - um grupo que protege os habitats dos gorilas - ele estava animado para apresentar sua esposa a dois dos gorilas que ele ajudou a resgatar e transferir mais de uma década atrás. Damião tinha sido parte integrante da equipe que trabalhou para resgatar e transportar dois gorilas machos, Djalma e Ima, para uma nova casa. Tendo passado muito tempo com os animais, Damião formou um vínculo especial com eles, mas havia quase 14 anos que Damião não via os animais, e ele não tinha certeza de como eles reagiriam ao ver ele e sua esposa. Ele não esperava que o encontro acabasse assim.
A viagem de uma vida
Os gorilas são uma das espécies mais incríveis do planeta. Essas lindas criaturas exibem muitos comportamentos e emoções semelhantes aos humanos, como felicidade e tristeza, mas enfrentam o constante perigo de seus habitats serem destruídos. É por isso que certos grupos, como a Fundação Aspinall, trabalham para preservar seus habitats e proteger a população de gorilas. Os gorilas Djalma e Ima viviam anteriormente no parque Howletts, em Kent, quando a Fundação Aspinall patrocinou seu transporte para o Gabão, onde estariam seguros. Durante o tempo que Damião passou trabalhando no projeto, ele formou um vínculo especial com Djalma e Ima e ficou muito curioso para ver como eles haviam mudado desde então. Então Damião, Vitória e uma pequena equipe partiram para o Gabão.
Damião estava animado para apresentar os gorilas a Vitória, mas todos estavam nervosos
Damião e Vitória estavam animadamente planejando sua viagem ao Gabão. O casal estava especialmente ansioso para rever Djalma e Ima, já que os gorilas tiveram um grande impacto em Damião. Apesar da empolgação do casal, eles não podiam deixar de ficar um pouco nervosos também. Afinal de contas, fazia mais de uma década que Damião não via os gorilas e eles se preocupavam que o encontro não acontecesse como esperavam. Colocando suas preocupações de lado, eles partiram para o país da África Central.
Encontrar Djalma e Ima não foi fácil
A caminhada para conhecer os gorilas não foi fácil. Não apenas o casal teve que viajar para o Gabão, que fica na costa da África Central, mas eles tiveram que atravessar terrenos difíceis para chegar a Djalma e Ima. Damião e Vitória foram obrigados a viajar pelo rio Niari por horas apenas para chegar à nova casa dos gorilas. Apesar de Djalma e Ima terem sido assistidos ao longo dos anos, ainda era preciso muita ajuda da equipe da fundação para ajudar a localizar os dois.
Eles rastrearam Djalma e Ima com um drone
Mesmo que Djalma e Ima usassem rastreadores, os dispositivos não identificaram a localização exata dos animais e encontrá-los provou ser um desafio. Felizmente, Damião e Vitória haviam antecipado isso e estavam preparados com um pouco de ajuda extra. O casal usou um drone (que eles conectam ao telefone de Damião) para sobrevoar a área do rio Niari. Dessa forma, eles conseguiram obter uma visão panorâmica da terra e localizaram Djalma e Ima. Usar um drone pode ter funcionado, mas quando Djalma e Ima avistaram o dispositivo, eles não entenderam muito bem...
Djalma e Ima avistam o Drone
Logo Damião e Vitória avistaram os gorilas com a ajuda de seu drone. Não surpreendentemente, Djalma e Ima estavam confusos sobre o objeto voador, embora eles não parecessem bravos ou agressivos. Curiosos, Djalma e Ima saíram de trás de um grande arbusto e ficaram na margem do rio. A hora de encontrar os gorilas se aproximava rapidamente. Quando Damião e Vitória se aproximaram mais dos gorilas, Djalma e Ima notaram que o casal tinha uma equipe de filmagem com eles. Eles estavam ainda mais intrigados agora. Agora era hora de abordar Djalma e Ima.
A aproximação
Quando se aproximaram da costa, Damião e Vitória recolheram o drone. A equipe se preparou para abordar os gorilas muito lentamente. Embora Djalma e Ima parecessem ser muito calmos, todos tinham em mente que o comportamento dos gorilas pode ser imprevisível. Considerando que os gorilas são poderosos, a equipe sabia que deveria ser cautelosa com a abordagem. Excitação e nervosismo correram sobre todos e eles continuaram a se aproximar da costa em direção aos gorilas.
Damião se aproxima de Djalma e Ima
Damião estava mais do que excitado para se reunir novamente com Djalma e Ima e mal conseguia se conter enquanto saía lentamente do bote. Ele entrou na água até a cintura e começou a andar em direção aos gorilas até chegar à margem. Sendo o primeiro da tripulação a aproximar-se dos gorilas, ele sabia que tinha que prestar mais atenção às suas ações. Damião fez questão de ficar no nível deles e não parecer intimidante. Ele observou a linguagem corporal de Djalma e Ima antes de chegar mais perto.
Djalma e Ima ficam tranquilos com Damião
Damião levou um tempo se aproximando de Djalma e Ima, fazendo de tudo para garantir que eles não se sentiriam ameaçados por ele. Depois de passar um bom tempo na praia com os gorilas, eles começaram a fazer barulhos. Damião sabia que esses ruídos eram amigáveis e que, em última análise, indicavam que estavam confortáveis com sua presença. Ele continuou a falar com Djalma e Ima por alguns minutos e ficou emocionado ao ver que eles se lembraram dele depois de todo esse tempo.
Djalma e Ima estavam desconfiados de Vitória
Os gorilas não se aproximaram de Damião imediatamente, o que não foi tão surpreendente. Afinal, eles não se viam há mais de 10 anos. Ainda assim, os gorilas o reconheceram e estavam começando a se aquecer. Eles estavam, no entanto, notoriamente cautelosos com Vitória. Quando Vitória aproximou-se de Djalma e Ima, Damião pôde sentir como os gorilas estavam apreensivos com ela, que sabia que precisava se mover em direção a eles extremamente devagar ou poderia parecer uma ameaça. Ela levou um bom tempo se aproximando da margem.
Vitória permaneceu na margem à espera de aprovação
Depois que Vitória gastou alguns minutos andando vagarosamente em direção aos gorilas, eles pareciam baixar a guarda. Observando a linguagem corporal de Djalma e Ima, ela gradualmente engatinhou para a praia depois que Damião sinalizou que estava tudo bem. "Eu estava procurando por um sinal de que eles não seriam hostis ou agressivos", disse Damião na câmera durante o encontro. Logo, Djalma começou a soltar gargarejos profundos, que soam intimidantes, mas na verdade são um sinal de amizade.
Vitória engatinhou até a margem
Durante todo o tempo todo que gastou se aproximando de Djalma e Ima, Vitória não pôde deixar de sentir um pouco de medo desses animais poderosos. Ela se concentrou em não fazer movimentos bruscos que pudessem assustar Djalma e Ima. As coisas estavam tensas, mas ela e Damião ainda estavam cheios de emoção. Depois que Djalma soltou mais gorgolejos amigáveis, Damião perguntou ao gorila se ele gostaria de se encontrar com Vitória. Essa foi a dica. Ela lentamente se arrastou na praia e sentou-se ao lado de Damião quando os gorilas se aproximaram dela.
Os gorilas foram em direção a Vitória
Finalmente, Vitória estava totalmente em terra e situada ao lado do marido. Nesse ponto, Djalma e Ima não puderam mais conter seus sentimentos. Estivessem eles prontos ou não, os gorilas rapidamente se aproximaram do casal e começaram a examinar Vitória. Quase sem aviso, Djalma e Ima caminharam em direção a Vitória, que imediatamente se sentiu cheia de medo.
Djalma e Ima não foram agressivos, mas gentis
Embora Djalma e Ima corressem para Vitória, ficou claro que o comportamento deles não estava nem perto de ser agressivo. Em vez disso, os gorilas se inclinaram para Vitória carinhosamente. Era como se a lembrança de Damião subitamente voltasse e eles soubessem que Vitória devia ser especial para o velho amigo. Vitória não tinha certeza do que aconteceria quando se aproximasse dos gorilas e rezou para que eles a fossem gentis, mas nunca previu que seria recebida com uma recepção tão calorosa.
Djalma e Ima Trataram Vitória como um dos seus
Djalma e Ima rapidamente perceberam o quão confortável Vitória estava com eles, então não perderam tempo fazendo com que ela se sentisse parte de sua comunidade. Djalma e Ima até trataram Vitória como uma de suas próprias crianças, puxando-a gentilmente para o colo. O casal e o resto da equipe ficaram absolutamente impressionados. Não só os dois gorilas se lembraram de Damião depois de 14 anos, mas eles perceberam o quão especial Vitória era para ele.
A ligação de Vitória com os gorilas ficou clara
Antes de se aventurar nessa viagem com Damião, Vitória estava nervosa, pois Djalma e Ima poderiam ser até mesmo agressivos. A recepção calorosa de Djalma e Ima foi profundamente tocante para o casal e significou tudo para eles. Não só Djalma e Ima tinham uma ligação especial com Damião, mas agora os dois gorilas tinham seu próprio vínculo especial com Vitória. Eles não poderiam ter esperado por um resultado melhor.
Um sonho tornado em realidade
Damião estava exultante por Djalma e Ima aceitarem Vitória. Ele não só foi capaz de localizar os gorilas depois de mais de uma década, mas foi capaz de introduzir o amor de sua vida aos animais que também a amaram. Para Damião, foi um sonho que se tornou realidade. A experiência também foi um sonho para Vitória. Embora ela estivesse muito animada com a viagem, ela nunca soube o quão especial ela se tornaria.
Djalma e Ima ficaram obcecados com o boné de Vitória
Conforme o casal passava mais tempo com Djalma e Ima, eles ficavam ainda mais confortáveis juntos. Logo, os gorilas se tornaram mais brincalhões. Djalma e Ima até se revezaram agarrando o chapéu de Vitória da cabeça e colocando-o por conta própria e girando-o ao redor. Momentos como este lembraram ao casal o quão sortudos eles eram de poder experimentar algo tão incrível juntos.
A viagem foi um lembrete de como esses animais são especiais
Assistir Djalma e Ima interagir apenas mostra a verdadeira natureza desses incríveis animais. Embora muitos os percebam como pouco inteligentes e perigosos, isso está muito longe da verdade. "Assistir Ima e Vitória foi algo incrivelmente bonito", disse Damião. "Esses belos animais, tão nobres, tão gentis, apenas mostram que nunca se deve subestimar a beleza extraordinária desses gorilas."
Mais esforços feitos pela Fundação Aspinall
Nos últimos 25 anos, o número de gorilas diminuiu em impressionantes 60%. São números chocantes como esse que inspiraram Damião e o resto da Aspinall Foundation a fazer algo a respeito. A Fundação Aspinall foi criada pelo pai de Damião, John, que sonhava em reintroduzir os gorilas criados nos parques Howletts e Port Lympne, de volta à natureza. Hoje, Damião continua o sonho de seu pai e a fundação agora é internacionalmente conhecida por seus esforços de conservação animal e trabalho de caridade.
Você pode fazer a diferença
Há muitas maneiras de ajudar a Fundação Aspinall a cumprir sua missão de ajudar os animais a viver em seus ambientes naturais, livres de perigos provocados pelo homem. A Fundação Aspinall trabalha com os parques Howletts e Port Lympne em Kent, onde os visitantes podem ver esses incríveis animais de perto. Todos os rendimentos são direcionados para ajudar os animais. Além de visitar o parque, você pode doar, adotar um animal ou participar de eventos de arrecadação de fundos.