Este Bebê Nunca Comeu Açúcar ou Carboidratos, Espere Até Ver Como Está Hoje

Shannon Cooper é uma personal trainer australiana conhecida por seu blog My Food Religion. Quando se tornou mãe pela primeira vez em 2014, recebeu muitos conselhos sobre como criar a recém-nascida. Mas uma coisa que Cooper preparou desde o início foi uma dieta muito especial para criar sua filha - Uma sem qualquer tipo de açúcar ou carboidratos! A decisão de Cooper foi bastante controversa, ainda mais se levados em conta os padrões de médicos especialistas, mas ainda assim, o acompanhamento feito em sua filha nos últimos anos, que provou que todos estavam errados.

Você sabe o que dizem por aí…

01-28339

Shannon Cooper gosta de aprender sobre alimentos e como nossos corpos respondem e processam tudo o que comemos. Ela passou muitos anos estudando dietas e o que certos alimentos fazem ao corpo.

Afinal, dizem que "você é o que você come" e Cooper sabe disso muito bem. Ela acredita que a comida pode ser um combustível para o corpo ou um veneno. Essa ideia é algo que ela carrega consigo por grande parte de sua vida adulta e isso a levou a tomar uma decisão que acabaria afetando sua filha.

ADVERTISEMENT

Você é o que você come... E o que comeu aquilo que você comeu também!

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Embora a maioria das pessoas conheça o ditado "você é o que você come", elas provavelmente não ouviram que "você é o que aquilo que você está comendo comeu também". Provavelmente, você está coçando a cabeça agora, mas não é tão complicado.

ADVERTISEMENT

Os alimentos que os animais comem inevitavelmente afetam os humanos se o ser humano comer esse animal. Por exemplo, galinhas caipiras produzem ovos com mais conteúdo de ômega 3 do que galinhas em gaiolas. Isso porque as galinhas criadas ao ar livre vivem mais saudáveis. Este é um conceito que Shannon Cooper também acredita e por isso decidiu usar em sua vida diária.

ADVERTISEMENT

Cooper sabia o que queria para seu bebê

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Shannon Cooper é mais do que uma entusiasta da saúde. Ela realmente tem formação em ciências e continua pesquisando nutrição e estudando vários tipos de dietas. Como agrônoma, estudou como as plantas são cultivadas e tratadas para uso humano. Podemos dizer que Cooper sabe alguma coisa sobre nutrição e vida saudável. Quando sua filha Grace nasceu em 2014, Cooper queria que Grace aprendesse a gostar de comida de uma forma feliz e saudável, o que levou a sua drástica decisão.

ADVERTISEMENT

Shannon Cooper queria que sua família fosse saudável

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Além de sua formação em saúde animal e vegetal, Shannon Cooper também teve treinamento em treinamento em bem-estar e condicionamento físico. Quando se trata de viver um estilo de vida saudável, Cooper é praticamente uma especialista. Muito do que ela compartilha em seu blog gira em torno de comida e o que colocamos dentro de nossos corpos. Não seria errado supor que ela levaria esses ideais para sua família, e é exatamente isso que ela está fazendo. No entanto, mesmo que Cooper tivesse em mente os melhores ideais de saúde para sua família, ninguém sabia como isso afetaria a recém-nascida Grace.

ADVERTISEMENT

Cooper decidiu criar Grace numa dieta rigorosa

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
05-19402
ADVERTISEMENT

Shannon Cooper não deixaria sua recém-descoberta maternidade afetar seu estilo de vida. Como saúde era seu ganha pão, ela precisava viver de acordo com suas crenças saudáveis. Isso não só queria dizer que ela não criaria Grace como a maioria dos pais, mas também significava que Grace teria uma educação particularmente diferente de seus amiguinhos. Cooper decidiu criar Grace em uma dieta consciente, sendo rigorosa sobre o que usaria para alimentá-la. A maioria dos pais desliza em alguns casos, mas Cooper não falharia.

ADVERTISEMENT

Grace está na dieta Paleolítica desde que nasceu

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Isso pode soar chocante para a maioria dos pais, mas não acreditamos que Cooper tenha colocado Grace em uma "dieta" porque ela estava acima do peso! Afinal, como ela seria capaz de ver isso logo após o nascimento? Essa foi uma decisão que Cooper tomou provavelmente antes mesmo de Grace nascer. Dali em diante, Cooper tem criado Grace na dieta Paleolítica. A própria Cooper está nessa dieta desde que começou a estudar nutrição, já adulta. Grace não iria comer comida de bebê processada, como a maioria dos bebês.

ADVERTISEMENT

O que seria essa dieta "Paleolítica"?

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Shannon Cooper decidiu adotar essa dieta devido a problemas de saúde do passado que a faziam se sentir mal. Ela notou que além das alergias alimentares inerentes, o que ela já estava comendo simplesmente não a fazia se sentir bem.

ADVERTISEMENT

Cooper gostava de ser nutricionista e não teve problemas com as adaptações. Também descobriu que a saúde de uma pessoa desempenha um papel enorme em muitos aspectos maiores que nosso bem-estar. Então, Shannon Cooper fez a mudança e basicamente subsiste em uma dieta Paleo, mas isso não é tudo ...

ADVERTISEMENT

Cooper adotou a dieta Paleo para se sentir melhor

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Shannon Cooper decidiu adotar essa dieta devido a problemas de saúde no passado que a faziam sentir mal. Ela percebeu que, além das alergias alimentares, o que ela estava comendo não a fazia se sentir bem. Cooper fez o que qualquer nutricionista faria e eliminou as causas de seus problemas, percebendo que sua dieta estava desempenhando um papel enorme. Ela também descobriu que a saúde de um intestino desempenha um papel importante em muitos dos aspectos do nosso bem-estar. Então, Shannon Cooper mudou e basicamente sobrevive com a dieta Paleo, mas isso não é tudo...

ADVERTISEMENT

Cooper estava cansada de não se sentir bem

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
09-77389
ADVERTISEMENT

O corpo de cada um funciona de maneira diferente, por isso nem todas as dietas são tão estritas. Para Cooper, a dieta Paleo é aquela que funcionou. Isso envolveu o corte de açúcares, carboidratos e alimentos processados que têm conservantes e outros aditivos prejudiciais. "Eu me cansei de não me sentir bem... Isso se tornou o meu normal e eu decidi que isso não seria mais o meu normal", disse Cooper ao jornal Daily Mail Austrália em 2015. Ainda assim, a dieta Paleo é frequentemente questionada por muitos médicos e especialistas. Ainda que eles reconheçam os prós da dieta, eles também alertam sobre suas inúmeras deficiências.

ADVERTISEMENT

Os homens das cavernas realmente tinham dietas mais saudáveis do que nós

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

A dieta Paleo soa bastante saudável na teoria, mas há muitas deficiências. Médicos especialistas e nutricionistas elogiam a dieta Paleo pela maneira como ela restringe os alimentos processados, defendendo alimentos integrais como alternativa. Há alguma verdade na ideia de que os homens das cavernas são mais saudáveis do que nós. Os homens das cavernas supostamente comiam três vezes mais coisas do que um americano comum. Suas dietas eram mais ricas em fibras, proteínas, ácidos graxos, ômega-3 e mais vitaminas e minerais. Isso parece perfeito para uma criança em crescimento, mas as pessoas foram rápidas em julgar Cooper por isso.

ADVERTISEMENT

Eles comiam melhor, mas os homens das cavernas não eram exatamente saudáveis

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
11-66072
ADVERTISEMENT

Embora os homens das cavernas certamente tivessem uma dieta saudável, há muitos aspectos da vida na Idade da Pedra que os entusiastas da dieta Paleo tendem a ignorar. Eles podem ter comido melhor, mas isso não quer dizer que os homens das cavernas fossem necessariamente saudáveis. Nossos ancestrais da Idade da Pedra sofriam de uma série de problemas que estavam fora de seu controle, incluindo parasitas e doenças. Sua dieta saudável não foi suficiente para provar que eles viveram mais saudáveis do que as pessoas de hoje em dia. A dieta Paleo também consiste em cortar grãos, legumes e laticínios, que são essenciais na dieta de hoje.

ADVERTISEMENT

Shannon Cooper só queria sua filha se sentindo bem

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Shannon Cooper já estava na dieta Paleo há vários anos quando teve Grace. Antes de ter seu bebê, Cooper se sentia incrível. É claro que, como mãe, ela queria que a filha se sentisse da mesma maneira, especialmente quando se tratava de comer, mas sua decisão de alimentar Grace pela dieta Paleo levantou muitas questões. A dieta pode ser uma opção saudável para adultos, mas como isso afetaria o desenvolvimento de um bebê em crescimento? Cooper não precisou de nenhuma opinião e usou a intuição de sua mãe para descobrir. Mas os médicos ainda saíram da toca para dar opiniões não solicitadas.

ADVERTISEMENT

Pediram que Cooper "pegasse leve".

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
13-97097
ADVERTISEMENT

Antes que Cooper decidisse seguir adiante com a dieta Paleo para Grace, ela procurou orientação médica de um pediatra, mas, como não há muita pesquisa sobre crianças e a dieta Paleo, Cooper recebeu apenas uma advertência justa para prosseguir com cautela. Isso não impediu Cooper de criar Grace na dieta Paleo desde o primeiro dia. No entanto, há uma exceção que Cooper fez para melhor bem estar da recém-nascida. Era essencial que Grace pudesse consumir esse alimento para garantir que ela recebesse todos os nutrientes necessários para crescer saudável e de forma natural.

ADVERTISEMENT

Cooper fez uma exceção para a dieta de Grace

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

A única exceção que Cooper fez para a dieta Paleo da Grace foi permitir o leite materno. É natural que Cooper tenha decidido amamentar seu bebê nos primeiros meses, especialmente porque bebês não conseguem digerir carnes e plantas tão cedo na vida. Você pode estar pensando, parece que nem todos os pais fazem essa exceção quando colocam seus filhos na dieta Paleo, no entanto, isso parecia totalmente correto, já que a própria Cooper já estava seguindo a dieta. Afinal, "você é o que o que você come, comeu", diz o novo ditado. Ainda assim, haveria uma curva de aprendizado.

ADVERTISEMENT

A parte do conselho que Cooper ignorou

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
15-75024
ADVERTISEMENT

Às vezes, os pais fazem a transição do leite materno para a mamadeira em um ou dois anos após o nascimento do bebê. Se isso fosse algo que Cooper quisesse considerar, existem muitas receitas Paleo na Internet. Mas isso é uma coisa que Cooper não fez e foi bom que não tivesse feito mesmo. O chef Pete Evans desenvolveu uma fórmula Paleo que, segundo um nutricionista, pode causar "danos permanentes e possivelmente morte". Isso ocorreu porque a receita continha nutrientes que os bebês não estão preparados para digerir. Cooper não usou a receita, felizmente, mas ainda manteve seus ideais Paleo quando se tratava de outras coisas.

ADVERTISEMENT

Sem potinhos de comida para bebé no lar de Cooper

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Depois que os bebês são desmamados e começam a se aventurar com comidas sólidas, os pais tipicamente preferem potes de comida para bebês. Não Shannon Cooper. Em vez disso, a nova mamãe decidiu que ela mesma faria a comida de seu bebê, aderindo à dieta Paleo. A comida de bebê é mais ou menos inofensiva para a maioria das pessoas, mas ainda contém açúcar e conservantes que Cooper queria manter longe de sua filha. Cooper sabia que fazer a comida da filha iria alimenta-la com os nutrientes saudáveis que ela precisava.

ADVERTISEMENT

Cooper sabia exatamente o que fazia parte da dieta de Grace

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Para começar a aclimatar sua filha à dieta Paleo, Cooper começou a introduzir minúsculos pratos de vegetais e frango orgânicos para Grace enquanto ela ainda estava amamentando. Desta forma, ela garantiu que Grace teria uma transição fácil para alimentos sólidos. A melhor parte foi que Cooper estava completamente segura do que sua filha colocava em seu corpo, já que ela própria fazia a comida. Todas as refeições especialmente preparadas para Grace estavam livres de açúcares, conservantes e não eram processadas - ao contrário da maioria das comidas para bebês no mercado. A única coisa que restava para ver era como isso afetaria a pequena.

ADVERTISEMENT

Aos 13 meses, Grace tinha alimentação mais saudável do que a maioria dos adultos

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
18-55232
ADVERTISEMENT

Desde o nascimento de Grace, Cooper compartilhava fotos das refeições que preparava para a recém-nascida nas redes sociais e em seu blog. Os fãs viam Grace desde bebê comendo coisas como brócolis sem se importar. Antes que ela pudesse andar, Grace estava comendo de forma muito mais saudável do que um adulto comum, mas com 13 meses de idade e com uma dieta tão restrita, muitas pessoas ainda estavam preocupadas, achando que Grace não estivesse recebendo todos os nutrientes que precisava. O que Grace estava comendo certamente era bom para ela, mas a questão era se seria o suficiente. Cooper só veria os resultados quando Grace crescesse.

ADVERTISEMENT

Cooper não entende por que a dieta saudável de Grace é um assunto tão comentado

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
coper.png-97922
ADVERTISEMENT

Apesar de tantos feedbacks positivos que Shannon Cooper recebe pela dieta de Grace, também há comentários negativos sobre a escolha do estilo de vida. Cooper dificilmente deixa qualquer coisa chegar até ela.

ADVERTISEMENT

Cooper não entende como os pais podem alimentar os filhos com fast food, e criticá-la por dar à Grace comida saudável. "Você faz a coisa certa que você acha para o seu filho. Por que as pessoas acham ofensivo comer um prato de legumes, e um pedaço de pão tranquilo - isso é bizarro ", disse ela.

ADVERTISEMENT

A dieta típica de Grace em um dia

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
gracie.png-46948
ADVERTISEMENT

As pessoas podem pensar que uma dieta Paleo para um bebê seria muito estranho, mas o plano de refeições diárias de Grace é bastante típico. Após a transição para alimentos sólidos, Cooper tem feito Grace comer como qualquer outro bebê, embora apenas com comidas aprovadas pela Paleo.

ADVERTISEMENT

Café da manhã geralmente inclui ovos e veggies, feitos na noite anterior. Para o almoço, Grace come geralmente um frango assado com mais restos de vegetais. Na hora do jantar, Cooper faz um jantar como espaguete à bolonhesa com macarrão de abobrinha. Quanto aos lanches, Grace gosta de frutas frescas. Geralmente não come sobremesa e, mesmo para o primeiro aniversário de Grace, Cooper fez uma panna cotta de morango sem açúcar aprovada pela Paleo.

ADVERTISEMENT

Grace nunca provou carboidratos ou doces

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
19-39520
ADVERTISEMENT

Aos 13 meses de idade, Grace estava comendo muitas frutas e legumes, o que é incrível, já que a maioria das crianças odeia essas coisas. Mas, como se viu, a dieta de Grace não era tão simples quanto parecia, pois Shannon Cooper fez questão de preparar alimentos um pouco mais sofisticados. Grace era apenas um bebê quando provou seus primeiros alimentos saudáveis, como chucrute, pudim de chia e mingau de quinoa. A maioria das crianças teria um ataque se você tentasse fazê-las comer algo assim, mas Grace era diferente. De fato, Grace nunca teve em sua vida carboidratos ou outras guloseimas açucaradas que as crianças adoram.

ADVERTISEMENT

Cooper não está preocupada com o dia em que Grace mudará sua mente

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
fofis.png-54275
ADVERTISEMENT

Shannon Cooper deixou claro que ela não forçaria essa dieta em sua filha se um dia ela decidisse se aventurar fora dela. Mas até agora, Grace não mostrou qualquer indicação de querer. Parece que Grace adora sua dieta Paleo!

ADVERTISEMENT

Você acha que quando as crianças vêem guloseimas açucaradas ou lanches por perto, imploram aos pais por isso. Mas mesmo em férias, Grace fica feliz em comer frutas frescas. Em uma viagem a Mykonos, Grace estava perfeitamente ok em comer morangos frescos na praia.