Imagens Incríveis De Aeronaves Abandonadas Em Todo o Mundo e As Histórias Por Trás Delas
Desde a década de 1920, aeronaves são construídas em todo o mundo. O estoque de caças a jato e aviões de carga militar aumentou muito durante a Segunda Guerra Mundial, à medida que os países se apressaram em expandir sua frota para competir com o inimigo.
Algumas dessas aeronaves caíram em batalha, enquanto outras foram retiradas para o fundo do oceano. Em todo o mundo, aeronaves abandonadas estão esperando para serem descobertas - da Antártica ao deserto. Muitos delas foram encontradas décadas depois de serem abandonadas. Essas fotos e as histórias por trás delas são realmente incríveis.
Kittyhawk P-40 da Royal British Air Force no deserto do Saara
Este Kittyhawk P-40 pode ser visto no deserto do Saara, onde caiu durante a Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que um combatente da Força Aérea Real do Reino Unido chamado Dennis Copping seja o piloto que foi abatido pelo general alemão Erwin Rommel em uma perseguição no deserto do Saara.
O Kittyhawk perdeu suas armas e munições e provavelmente permanecerá no local do acidente para sempre. O piloto de caça da Força Aérea nunca foi ouvido ou visto novamente.
World Airways DC-10 voou através de uma erupção vulcânica
A razão pela qual este World Airways DC-10 não se move desde 1991 é incrível. Este avião comercial de passageiros esteve em serviço durante a década de 1980, mas sua carreira chegou ao fim em 15 de junho de 1991. Foi nessa data que o vulcão Monte Pinatubo, nas Filipinas, entrou em erupção.
Foi a segunda maior erupção vulcânica registrada na história, e este avião estava sobrevoando o vulcão bem na época. As grossas cinzas vulcânicas e o gás destruíram o avião, que ainda hoje se encontra perto do Monte Pinatubo.
Helicópteros empurrados para o mar no Vietnã
Esta foto tirada em 29 de abril de 1975 mostra militares da Marinha dos Estados Unidos tentando desesperadamente limpar a cabine de comando de um USS Blue Ridge. Helicópteros como este transportavam evacuados de Saigon, uma cidade no sul do Vietnã, para um local seguro.
Com mais helicópteros a caminho, os homens não tiveram escolha a não ser empurrar o helicóptero sul-vietnamita para o mar a fim de abrir espaço para mais aeronaves que chegavam. A Operação Vento Frequente resgatou mais de 7.000 pessoas nos dias finais da Guerra do Vietnã.
Avião soviético Bartini Beriev VVA-14
Esta aeronave futurista foi projetada por Robert Bartini para a União Soviética em 1972. Com seu design exclusivo, ele foi criado para decolar da água e voar em alta velocidade por longas distâncias. O VVA-14 também foi construído para destruir os submarinos de mísseis Polaris da Marinha dos Estados Unidos.
Projetado com um motor turbofan e um efeito de asa no solo, sua velocidade máxima era de 760 km/h com uma velocidade de cruzeiro de 640 km/h. Esta aeronave abandonada fica em um campo na Rússia.
Uma cena misteriosa na floresta
Esta foto assustadora mostra o que parece ser um avião comercial que caiu na floresta. A julgar pelo ano da ambulância, parece que isso aconteceu em algum momento dos anos 1950. Não há nenhuma informação sobre como esse acidente aconteceu. Ele só foi encontrado anos depois por pessoas que exploravam a floresta.
O interior do avião está destruído e sendo dominado pela natureza, enquanto as janelas do carro estão com os vidros estourados. Há muito mistério por trás dessa aeronave abandonada.
Avião de carga soviético Ilyushin Il-76 no deserto
Este avião de carga soviético Ilyushin Il-76 foi usado por um homem chamado Viktor Bout para contrabandear armas de fogo da Europa Oriental para a África e o Oriente Médio. Bout era um militar soviético conhecido como o "Mercador da Morte" por sua função de alto risco.
Sua operação durou as décadas de 1990 e 2000, antes de ser preso pela Polícia Real da Tailândia em 2008. O avião de carga soviético Ilyushin Il-76 que ele usava para contornar embargos está abandonado em Umm Al Quwain, nos Emirados Árabes.
Jato de combate Saab J-35F encontrado na Finlândia
O jato de combate Saab J-35F foi projetado e voou de 1955 a 1974. O jato supersônico foi o primeiro de seu tipo na Europa Ocidental e foi usado pelo exército sueco. Mais comumente conhecido como "The Draken", foi um dos melhores caças de combate de seu tempo.
Embora tivesse um bom desempenho, projetado com uma asa delta dupla inovadora para a época, veio com um alto custo de fabricação e a Saab descontinuou o modelo. Este Draken foi descoberto na Finlândia rural.
Fortaleza voadora B-17G naufragada na costa de Vis, Croácia
Em 6 de novembro de 1944, um piloto da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos nunca mais voltou depois de uma missão de vôo. Eles não sabiam com certeza o que havia acontecido com o segundo-tenente Ernest Vienneau, mas em 2018 um mergulhador e fotógrafo britânico finalmente encontrou a aeronave, colocando um fim no mistério.
Steve Jones localizou o B-17G Flying Fortress a cerca de 70 metros abaixo da superfície, no fundo do mar na costa de Vis, na Croácia. Foi então que família do piloto pôde finalmente saber a verdade sobre seu desaparecimento.
Bombardeiro de mergulho Douglas SBD Dauntless
Embora pareça que este bombardeiro de mergulho Douglas SBD Dauntless caiu no fundo do mar, não foi o que de fato aconteceu. Este avião foi pilotado pela Marinha e pelos fuzileiros navais dos EUA, construídos durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois que a guerra acabou, os militares resolveram economizar dinheiro descartando os aviões no oceano, em vez de pagar para levá-los de volta aos Estados Unidos. Foi o que aconteceu com esta aeronave que foi descoberta pelo mergulhador e fotógrafo Brandi Mueller.
Jetstar Jet de Elvis Presley de 1962
Na foto, está o jato Lockheed Jetstar particular de Elvis Presley, de 1962, no Roswell International Air Center, no Novo México. Elvis adquiriu muitas coisas ecléticas em sua vida e possuía vários jatos. Este ficou na pista do Novo México por 30 anos.
Então, em 2017, foi a leilão com um lance inicial de $ 100 mil, com um valor estimado entre $ 2 e $ 3,5 milhões. Depois de ficar parado na pista por tanto tempo, o jato agora precisa de alguns reparos e restauração.
Ator vive em um Boeing 727
Você pode não acreditar, mas o Bruce Campbell mora em um Boeing 727 desativado. Depois de ouvir falar de outra pessoa que estava morando em um Boeing convertido, ele simplesmente resolveu fazer o mesmo
Campbell comprou o avião por $ 100 mil e o transportou para um terreno que ele havia comprado em uma área arborizada em Hillsboro, Oregon, nos arredores de Portland. Lá dentro, ele tem uma cozinha totalmente abastecida, escritório, lavanderia e quarto. Ele também manteve alguns dos espaços originais por nostalgia.
Um avião colombiano abatido no México
Há rumores de que este avião afundado na areia na costa de Mazunte, no México, era um avião que transportava narcóticos vindos da Colômbia. A aeronave foi abatida pelo Exército mexicano há quase 20 anos e está lentamente afundando na areia.
Não há relatos de quem estava pilotando o avião, ou um documento confirmado sua finalidade, mas é muito comum traficantes de drogas usarem aeronaves para contornar autoridades e contrabandear drogas ilegais internacionalmente.
O cemitério de aviões
O 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial é apelidado de "The Boneyard" (O Cemitério, em português). É um grande depósito da Força Aérea dos Estados Unidos, localizada em Tucson, Arizona, em uma base da Força Aérea.
A instalação se estende por 2.600 acres e armazena bombardeiros B-29 e aviões de carga C-47 da Segunda Guerra Mundial. Há aproximadamente US$ 35 bilhões em aeronaves neste local. Há cerca de 4 mil aeronaves e 70 sistemas de armas diferentes. Eles começaram a armazenar aeronaves aqui em 1946.
Bell P39Q Airacobra encontrado em um lago russo
Este P-39Q pertencia à Força Aérea Soviética desde a Segunda Guerra Mundial. O piloto que conduzia esta aeronave foi forçado a pousar o avião no lago, onde ele afundou. Em 2004, foi descoberto no fundo do Lago Mart-Yavr, no Círculo Polar Ártico, na Rússia.
Este avião foi projetado para se equiparar aos aviões dos Estados Unidos, e foi um dos principais aviões usados pelos soviéticos durante a guerra.
Um Curtiss C-46 em Chonburi, Tailândia
Esta aeronave dos Estados Unidos foi usada para transporte militar durante a Segunda Guerra Mundial. Foi usado pela Força Aérea do Exército dos EUA, pela Marinha dos EUA e pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Após o fim da guerra, alguns foram convertidos para serem usados como aviões de passageiros.
Este C-46 foi armazenado pela primeira vez em Bangkok antes de ser transportado para Chonburi. É um dos dois que estão localizados na Tailândia. Existem vários outros no Japão, China, Brasil e outros países em todo o mundo. Os militares estão segurando muitos deles, caso precisem ser usados para o serviço novamente.
Bombardeiro B25 na Carolina do Sul
Este bombardeiro B25 caiu no Lago Murray na Carolina do Sul, mas foi recuperado. Existem muitos outros aviões como este abandonados na área, já que a Força Aérea usava o terreno para exercícios.
A região do Lago Murray foi apelidada de "Ilha da Bomba", com destroços encontrados ao redor da área devido aos exercícios militares. Um homem pagou para que este avião fosse resgatado do lago com planos de preservá-lo e exibi-lo em uma universidade estadual. Há muito mais de onde isso veio!
Constelação C-121 Lockheed no Sul da Antártica
Esta é uma das aeronaves abandonadas mais remotas, de longe. Este C-121 Lockheed Constellation está localizado em uma pista de pouso em McMurdo Sound, no sul da Antártica. Este avião teve que fazer um pouso de emergência depois de um mau tempo. Embora tenha pousado em terreno acidentado, ninguém a bordo ficou ferido quando ele pousou em 8 de outubro de 1970.
A pista de pouso não está mais em serviço, tendo sido desativada em 8 de dezembro de 2016, portanto, esta aeronave permanecerá no local por tempo indeterminado. O ar frio o mantém em boas condições.
Uma casa bem diferente
Bruce Campbell não foi a primeira pessoa a transformar um Boeing 727 em casa. Na verdade, ele copiou a ideia de uma mulher chamada Joanne Ussery. Depois que sua casa pegou fogo, ela decidiu comprar um Boeing 727 por US$ 2 mil e colocá-lo em sua propriedade à beira de um lago no Mississippi, Estados Unidos.
Contabilizando a entrega e a reforma, Ussery pagou um total de $ 25 mil pela sua nova casa. Ela não poderia estar mais feliz morando em seu jato à beira do lago!
O Dassault Mirage III em um cemitério
O Dassault Mirage III é uma aeronave de caça monomotor e monoposto que foi planejada para ser melhor do que o Mach 2 em voo horizontal e foi a primeira aeronave da Europa Ocidental capaz de fazer isso. Esta é uma das muitas aeronaves que agora estão abandonadas no Cemitério/Depósito de Aeronaves de Châteaudun na França.
A instalação foi inaugurada em 1934 e foi usada inúmeras vezes pela Força Aérea Francesa. Este avião específico foi produzido em grande número e foi usado em combate em várias ocasiões.
Um iate de luxo transformado em hidroavião na Arábia Saudita
Este hidroavião PBY-5A Catalina tem uma história incrível por trás dele. Depois de completar seu serviço na Marinha dos Estados Unidos, esta aeronave foi comprada por um empresário aposentado chamado Thomas W. Kendall. Ele então transformou o hidroavião em um iate de luxo.
Durante uma viagem com sua família, Kendall ancorou o avião no mar, perto da costa da Arábia Saudita. Lá, a família Kendall foi violentamente atacada por um grupo de homens com metralhadoras. Depois de ser mantida refém e interrogada, a família foi libertada com a ajuda da embaixada americana. Este hidroavião agora está abandonado entre o mar e o deserto.