Nós Explicamos Os Comportamentos Mais Estranhos Do Seu Gato
Ter um gato como companheiro pessoal pode ser uma experiência muito gratificante para algumas pessoas. Mas os gatos vêm com muitos traços de personalidade incomuns e peculiares. Você já se perguntou por que seu gato está sempre dando cabeçadas nas pessoas? Ou por que ele fica empurrando a vasilha de água de um lado para o outro?
Os gatos fazem algumas coisas estranhas que nem sempre conseguimos entender. Mas não precisamos mais racionalizar por que eles correm pela casa às três da manhã! Aqui estão as explicações reais para alguns dos comportamentos mais estranhos de nossos amigos felinos.
Dar uma cabeçada ou esfregar a cabeça é a maneira como eles dizem olá
Você deve ter notado que sempre que está perto de um gato, ele tende a esbarrar nas suas pernas, rosto, braço ou praticamente em qualquer espaço disponível na superfície do corpo. Esse choque de cabeça não significa que eles querem começar uma briga, no entanto. Na verdade, é exatamente o oposto!
O choque é um indicativo que o gato confia em você e se sente seguro perto de você. É a maneira deles de dizer olá! Além disso, quando eles se esfregam contra algo, isso transfere feromônios de seu corpo, marcando a pessoa ou objeto como seguro e confiável.
Se o seu gato está te ignorando, não leve para o lado pessoal
Os gatos são muito espertos para seu próprio bem; a ciência já provou isso. Eles sabem seus nomes e conhecem a voz de seu dono, mas, ao contrário de seus colegas cães, eles tendem a não responder. Este traço de personalidade ocorre em parte porque os gatos tendem a demostrar afeto apenas em seus termos.
Não é porque eles não o ouvem, é porque estão optando por não responder. Eles simplesmente não estão interessados em vê-lo naquele momento. Só não leve para o lado pessoal, não é por rancor ou porque eles não gostam de você. Seu gatinho virá quando sentir necessidade de buscar carinho ou de brincar.
Apanhar a água deles é um instinto
Um dos mitos comuns que cercam os gatos é que eles não gostam de água. Isso não é necessariamente verdade para todos os gatos. Alguns realmente amam a água, e se você observar um gato arranhando sua tigela de água, isso provavelmente significa que eles estão apenas se divertindo um pouco.
No entanto, outros gatos preferem beber água fresca, e movimentar a tigela é sua maneira de arejar a água... quase como se estivessem tentando dar o efeito borbulhante de uma fonte natural ou mesmo de água doce da torneira.
Entrar nas suas coisas significa que eles querem atenção
Sabe quando você está trabalhando em algo muito importante no computador e seu gato se aproxima e se joga diretamente em cima do teclado? Estamos aqui para lhe dizer que há um motivo para seu gatinho não querer que você termine sua tarefa.
Seu gato faz isso porque acredita que você está prestando muita atenção no objeto e deixando ele de lado. É a maneira que os gatos encontram de atrair a atenção de seus amigos humanos. Também é territorial, o que significa que eles esfregam o cheiro nas suas coisas para que outros gatos saibam a quem você pertence.
Amassar você com as patas deles é uma coisa boa
Quando os gatinhos nascem, um de seus primeiros instintos é empurrar as glândulas mamárias da mãe para estimulá-la a produzir mais leite. Basicamente, é uma tática de sobrevivência. Esse movimento de amassar permanece com os gatos por toda a vida, não deixando sua memória mesmo anos depois de terem deixado de mamar de sua mãe.
Os gatos adultos tendem a fazer o movimento quando associam uma superfície macia, ou seu corpo, ao da mãe. Muitos especialistas em comportamento de gatos acreditam que eles amassam quando estão se sentindo felizes e contentes com onde estão, ou quando sentem que precisam aliviar o estresse.
Mastigar coisas pode significar que estão estressados
Não fique perturbado se você pegar seu gatinho mastigando algo que não seja comida ou um brinquedo. O ato pode ser o sinal de uma condição chamada Síndrome de Pica. Infelizmente, mesmo os especialistas em comportamento de gatos não têm certeza do que causa esse distúrbio. Eles acham que pode haver uma conexão com questões nutricionais ou que pode ser causado por estresse e ansiedade.
Se você notar seu gato começando a mastigar itens não alimentares, fique de olho, pois isso pode ser ruim para o sistema digestivo do seu gatinho. Se ele continuar com esse hábito, você deve pensar em levá-lo ao veterinário.
Bater os dentes não é ruim para eles
Se você já ouviu seu gato batendo os dentes ao perceber um pássaro por perto, não se assuste. Isso não significa que eles estão com dor de dente e nem que estão rangendo os dentes. Embora os especialistas não saibam exatamente por que os gatos fazem um som rápido e intenso com os dentes, eles têm algumas teorias.
Alguns acreditam que os gatos fazem esse som de frustração porque, embora possam ver o outro animal do lado de fora, não conseguem alcançá-lo pela janela. Outros acreditam que isso tem a ver com seu instinto natural de aquecer os músculos da mandíbula em preparação para perseguir sua presa.
Colocar a parte traseira na sua cara é um elogio
Se você já esteve perto de um gato antes, sabe que ele tem a tendência de levantar o rabo e lhe dar uma visão completa do traseiro. Estamos aqui para lhe dizer que, embora não seja muito agradável ter um animalzinho sentado no seu rosto, você deve considerar isso um elogio.
Essa é uma das formas do seu gato demostrar confiança e afeto. Eles apenas querem ser amigáveis com você, estão considere isso um elogio e encare o desafio!
Rolar no chão pode significar algumas coisas
Os gatos deitam e rolam de costas por diversos motivos. No entanto, eles só fazem isso quando se sentem confortáveis, porque mostrar a barriga é um sinal de vulnerabilidade.
O movimento pode ser simplesmente uma forma de coçar as costas e alongar os músculos ou pode ser uma tentativa de chamar sua atenção para uma brincadeira. O último motivo pode ser que eles estão tentando marcar seu território, rolando e transferindo seu cheiro para o solo.
Os diferentes tipos de olhares
Quando um gato olha para você, na maioria das vezes ele está tentando chamar sua atenção. Mas você deve ter cuidado com os diferentes tipos de olhares. Se um gato está olhando para você muito intensamente, pode ser um ato de agressão, e é melhor você não chegar muito perto. Você não quer um gato pulando em sua cara!
Por outro lado, quando um gato fica olhando para você por um longo período de tempo e depois pisca lentamente, é a maneira dele de demonstrar afeto. Mas isso não significa que você deva ir buscar o gato!
Chorar à noite pode ser resultado de não haver nenhuma presa para perseguir
Se você tem um gato, sabe que eles tendem a ficar acordados e ativos no momento mais inconveniente: quando você está tentando dormir. Esse excesso de energia pode resultar em eles correndo pela casa e chorando durante a madrugada.
Esses gritos podem ter a ver com o gato tentando pegar uma presa dentro de casa ou, se não houver nada para ser encontrado, podem ser gritos de frustração. Se essas atitudes noturnas o incomodam, os especialistas recomendam brincar com seu gato durante o dia para cansá-lo, na esperança de que ele seja menos ativo à noite.
Correr pela casa é uma maneira de liberar energia
Você já teve um momento em que ouve um barulho estranho e então seu gato invade seu quarto em alta velocidade, vindo do nada? Bem, a boa notícia é que não é anormal seu amigo felino correr pela casa. Os gatos têm muita energia e, como os gatos domésticos não caçam, precisam de uma maneira de liberá-la.
Os gatos domésticos não têm um grande espaço para correr e não têm presas para pegar, então eles liberam essa energia em rajadas de atividade, geralmente correndo pela casa. Se o seu gato tende a fazer isso com muita frequência, talvez ele precise de mais brincadeiras com seus donos.
Agradeça se um gato lhe trouxer um "presente"
É um pouco chocante quando um gato deixa cair um rato sem vida aos seus pés, mas estamos aqui para lhe dizer que a intenção é boa. Quando os gatos são filhotes, a mamãe gata traz comida para eles, então é possível que seu gato tenha aprendido isso com a mãe.
Se o seu gato lhe traz um "presente" ou comida, é a maneira dele aceitá-lo como membro do bando. Por outro lado, outros especialistas acham que não passa de um pedido de atenção. Gostamos de pensar que a explicação anterior é a razão, e eles estão aceitando humanos em seu estranho grupo de gatos.
Descansando com as pernas estendidas
Entrar em uma sala e ver seu gato recostado em uma cadeira com as pernas esticadas pode parecer muito bobo. Mas na verdade significa algo bastante importante. A posição significa que o gato se sente relaxado, confortável e seguro na sala com você.
Quando um gato expõe sua barriga para você, é um sinal de vulnerabilidade e significa que você não é uma ameaça para ele. Você deve se sentir honrado por seu gato confiar em você o suficiente para descansar confortavelmente!
Eles fazem suas necessidades fora da caixa de areia porque não gostam da caixa
É sempre irritante quando seu animal de estimação faz seus negócios fora da área designada, mas também pode ser o sinal de um problema mais sério. Se o seu gato não estiver usando a caixa de areia, provavelmente significa que ele não se importa com a caixa de areia em si ou então não aprova a sua localização. Nós sabemos, nós sabemos... os gatos são tão materialistas.
A única sugestão que temos é tentar mudar a caixa ou sua localização. Dito isso, também pode ser um problema médico; nesse caso, você deve levar seu gatinho ao veterinário.
Observe as orelhas de seu bichinho
Os gatos se comunicam com suas orelhas. Cada um de seus pequenos movimentos significa algo diferente. Quando eles começam a mexer as orelhas para frente e para trás, geralmente é um sinal de que o gato está ansioso ou agitado. Você pode querer deixar seu gato sozinho quando ele estiver nesse tipo de estado.
Do outro lado da moeda, quando suas orelhas estão voltadas para a frente, isso significa que eles estão bem e contentes. Fique atento quando as orelhas deles estiverem para trás ou deitadas, porque isso significa que eles estão irritados ou se sentindo assustados e na defensiva.
Atacar os pés é a maneira deles de brincar e praticar
Imagine o seguinte: você está sentado no sofá, cuidando da sua vida, quando uma bola de pelo surge do nada e começa a atacar seus pés. Esta pode ser uma situação surpreendente, especialmente se você não estiver usando nenhuma meia e as pequenas garras e dentes afiados do seu gatinho o cortarem.
A boa notícia é que eles não estão tentando atacá-lo. Esse comportamento geralmente significa que seu gato quer brincar e que está praticando seus pulos e saltos. A maioria dos gatos adora brincar e, quando estão entediados, procuram algum tipo de jogo. Se você não gosta de ataques com os pés, dê a eles um brinquedo ou barbante!
Quando eles se abraçam, eles estão procurando um vínculo
Quando seu gato se aproxima de você e se aconchega, não significa apenas que ele gosta de você. De acordo com o BASEPAWS, quando seu gato se afaga com você, ele está ativamente tentando se relacionar. Eles reconhecem que dependem de você e querem mostrar que apreciam o que você faz por eles.
Na próxima vez que seu gato se aconchegar a você, saiba que ele está demonstrando seu apreço por tudo que você faz por ele e apenas quer fortalecer o vínculo que existe entre vocês.
Cheirar seu rosto não significa que eles queiram morder você
Os gatos são desconfiados por natureza e você já deve ter percebido isso. Então, se de repente seu gato estiver perto de seu rosto, cheirando sua boca, nariz, cabelo e pele, não se assuste. Os felinos costumam fazer isso para se familiarizar com o cheiro do tutor.
Seu rosto é um ótimo lugar para o gato sentir seu aroma natural. Eles querem ter certeza de que você ainda é você e não um impostor em quem não confiam.
Morder Onde Dói Significa Que Eles Estão Com Medo
Nunca é divertido quando o seu gato morde você, mas quando o faz, há vários motivos para isso. Na natureza, morder é uma maneira normal de os gatos se expressarem, então faz sentido que eles continuem com o hábito, mesmo que sejam domesticados.
Seu gatinho pode te morder porque está zangado ou estressado, e eles estão tentando comunicar essas emoções a você da única maneira que sabem. Outros acreditam que é apenas um mecanismo de defesa quando estão com medo. Então, alguns acham que morder é equivalente a brincar. Tudo o que sabemos é que dói!
Enterrar seus excrementos é instinto
Por instinto, os gatos enterram seus excrementos depois de usar a caixa sanitária. Isso ocorre porque, na natureza, eles não querem que os predadores captem seu cheiro ou que outros gatos os expulsem do grupo por colocarem outros gatos em risco.
Estranhamente, se o seu gato não está encobrindo seus negócios, pode haver algo errado. Pode ser algo materialista. Ou seja, seu gato pode simplesmente não gostar da caixa que você comprou para ele. Até mesmo a localização e a acessibilidade da caixa podem influenciar o motivo pelo qual eles não estão cobrindo seus excrementos. Outros acham que pode estar relacionado ao estresse, ansiedade ou até mesmo problemas com a saúde do gato.