Pai Chinês Documenta Vida Com O Filho Todo Ano Por Três Décadas
De fora, a China parece um país cujo governo tem controle total sobre tudo, tomando decisões executivas às custas de seu próprio povo. Por causa de todas as histórias e notícias de última hora que recebemos nas mídias sobre agitação política e outras questões, é fácil esquecer que as pessoas ainda vivem vidas normais diariamente. Nesta comovente série de fotos, você verá como um homem e seu filho fizeram exatamente isso em meio a acontecimentos na China e no resto do mundo.
Tudo Começou Em 1986
Tian Jun tinha 27 anos quando seu filho, Tian Li, nasceu na província de Guizhou. Guizhou está localizada em uma região montanhosa do sudoeste da China. Vangloria-se de alguns lugares bastante surpreendentes na natureza, incluindo a Cachoeira Huangguoshu de 250 pés e o sistema hidroviário subterrâneo da Caverna do Dragão.
No ano em que Li nasceu, um grande evento político estava em andamento. As manifestações estudantis de 1987 estavam acontecendo em todo o país. O movimento foi influenciado por intelectuais como Wang Ruowang e Fang Lizhi, que criticavam a falta de reformas do governo. Os protestos duraram cerca de um mês antes de se dissiparem.
1987
Tian Jun era um artista que teve a ideia de tirar uma foto no aniversário do filho todos os anos no mesmo local. De acordo com seu filho, Li, as fotos foram tiradas em frente a uma parede do lado de fora do apartamento em que ele cresceu. A família delas mora lá há 20 anos.
Quando Li tinha dois anos, um enorme incêndio chamado Black Dragon Fire varreu a China e a União Soviética. Foi um dos maiores incêndios florestais já registrados e destruiu 18 milhões de acres de floresta, incluindo uma reserva de madeira da China. Também teve um custo humano devastador: mais de 200 pessoas morreram no incêndio e centenas de outras sofreram ferimentos.
1988
Quando perguntado pela CNN por que eles estavam sem camisa para todas as fotos, Li explicou que era porque ele nasceu no verão. O verão na província de Guizhou ficava tão quente que era normal ficar sem camisa a maior parte do tempo. Por causa disso, eles decidiram manter todas as fotos consistentes com esse motivo.
Em 1988, a República Popular da China competiu nas Olimpíadas de Verão, realizadas em Seul, Coréia. Naquele ano, eles tiveram 273 competidores em 150 eventos e 25 esportes. Os atletas da China levaram para casa cinco medalhas de ouro, 11 medalhas de prata e 12 medalhas de bronze, totalizando 28 medalhas.
1989
De acordo com a CNN Li, que não pensou sobre o que as fotos significavam quando foram tiradas, retrospectivamente, vê a série como uma forma de arte. Ele reconhece que as pessoas são atraídas por histórias de ligação pai-filho e amadurecimento, e é por isso que essas fotos se tornaram tão populares. Embora esta foto doce de Li e seu pai pareça completamente pacífica, houve um evento político sério acontecendo este ano na China.
Os protestos liderados pelos estudantes que estavam acontecendo em Pequim estavam chegando ao ponto de ebulição, e logo esses manifestantes se enfrentariam a um exército em sua luta pela democracia.
1989: Praça Tiananmen
Li tinha apenas três anos quando os protestos na Praça Tiananmen aconteceram em Pequim. As manifestações lideradas por estudantes foram provocadas por ansiedades sobre a incerteza do futuro do povo chinês em um momento de dramática mudança econômica e social durante a era pós-Mao. Embora Li fosse apenas um bebê, esse evento estabeleceria um precedente para o tipo de atmosfera em que ele cresceria, em seu país.
No que ficou conhecido como o Massacre da Praça Tiananmen, as tropas que transportavam rifles de assalto e tanques mergulharam na multidão de manifestantes que tentavam bloquear seu avanço. As mortes de civis deste incidente horrível são estimadas entre centenas de milhares.
1990
Apesar da agitação política e social, pai e filho mantiveram seu ritual nos anos subsequentes. Embora a província de Guizhou não seja próxima da capital chinesa (Pequim é mais a nordeste de onde a família Tian se estabeleceu), isso não significa que eles não foram afetados pelos eventos mencionados, mas eles claramente não fizeram com que essas coisas ficassem no caminho de sua felicidade.
1990 foi um ano de controle de danos para a China. A comunidade internacional ficou chocada com a grande perda de vidas e o avanço de tropas em civis desarmados em Pequim. A liderança tentou restaurar a aparência de unidade no país.
1991
Em sua entrevista à CNN, Li relatou as numerosas ocupações que seu pai ocupou enquanto crescia. Seu pai fez negócios em imóveis, turismo e agricultura antes de voltar para a arte, ensinando o assunto em uma escola local. Claramente, esta foi sua paixão como pode ser interpretada a partir de sua idéia para começar esta série de fotos.
Em 1991, a República Popular da China e a então União Soviética estabeleceram o Acordo de Fronteira Sino-Soviética, que foi uma tentativa de resolver a maioria das disputas fronteiriças entre os dois países. Por fim, as alterações na fronteira foram feitas, e Taiwan não reconheceu as alterações.
1992
Quando Li completou seis anos, muitos outros eventos estavam acontecendo em outras partes do mundo. Nos Estados Unidos, Bill Clinton foi eleito o 42º presidente e os distúrbios de Rodney King eclodiram em Los Angeles. No Oriente Médio, o Afeganistão derrubou seu governo comunista, enquanto o Conselho de Segurança da ONU impôs sanções à Líbia.
A Espanha sediou as Olimpíadas de Verão, enquanto a França as recebeu no inverno. De volta à China, o McDonald's fez sua estréia com seu primeiro restaurante em Pequim. A China também informou que sua economia cresceu 12% naquele ano, o que está de acordo com seu rápido desenvolvimento econômico.
1993
Em 1993, Li completou sete anos, enquanto seu pai tinha 34 anos. No mesmo ano, uma série de terremotos causou estragos em países asiáticos vizinhos. Na costa do Japão, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o local, provocando um tsunami que matou 200 pessoas na ilha de Okushiri, em Hokkaido. Os terremotos também atingiram a Índia e a Indonésia, matando 10.000 e 2.200 pessoas, respectivamente.
Em abril, o voo 583 da China Eastern Airlines caiu e, em junho, o tufão Koryn atingiu a China, deixando 37 mortos. O tufão também causou prejuízos de US$ 14 milhões nas Filipinas, nas Ilhas Caroline e na República Popular da China.
1994
Este é Li e seu pai na idade de oito e 35 anos. Em 2015, Li postou as fotos no site de mídia social chinês WeChat e a série circulou rapidamente, gerando 100.000 cliques em 24 horas. A popularidade do post levou a entrevistas de vários meios de comunicação. Quando Li tinha oito anos de idade, o desastre da mina Kenpeng aconteceu na mina de Guangxi Kenpeng.
Oito toneladas de dinamite explodiram, destruindo o dormitório de um trabalhador e matando todo mundo dentro. Mais de 230 pessoas ficaram feridas na explosão e o número de mortos atingiu 77 pessoas. A explosão foi causada pela mina não manter padrões de saúde e segurança adequados.
1995
Em 1995, Li completou nove anos, enquanto seu pai completou 36 anos. Este é o mesmo ano em que Toy Story, o primeiro filme gerado por computador, foi lançado, além do JavaScript e do Microsoft Windows 95. Neste ano também, mais de 170 países se reuniram em Nova York para estender indefinidamente o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
1995 foi também o ouvido da Terceira Crise do Estreito de Taiwan. A crise foi causada por uma série de testes de mísseis conduzidos pela República Popular da China nas águas ao redor de Taiwan. Os testes foram uma tentativa de enviar um sinal ao governo de Taiwan, que foi visto como se afastando da política de uma só China na época.
1996
Quando Li tinha 10 anos, o vizinho país do Japão lançou o popular sistema de jogo Nintendo 64 ao mesmo tempo em que os DVD's foram lançados. Nessa época também, o aquecimento global estava em um nível recorde, já que a camada de ozônio do Ártico continuava a se esgotar e os 38 milhões de acres registrados da floresta tropical já haviam sido destruídos.
No mesmo ano, em fevereiro, o terremoto de Lijiang atingiu a cidade de Lijiang, no sudoeste da China, e resultou em 13.000 feridos, 3.925 feridos graves e 322 mortes. O choque mediu 6,6 na escala de magnitude do momento. Muitos edifícios altos foram derrubados como resultado.
1997
Aos 11 anos, Li não é visivelmente o garotinho que vimos nas fotos anteriores. Esta seria a última foto em que ele está sendo mantido por seu pai, que neste momento tinha 38 anos. Este é o mesmo ano em que Hong Kong retornou ao domínio chinês, depois de estar sob o Reino Unido. Esta transferência é frequentemente notada como o fim do Império Britânico.
No mesmo ano em Ghulja, protestos surgiram depois que 30 ativistas da independência de Uyghur foram executados. Depois de dois dias de protestos em que os manifestantes gritaram "independência de Xinjiang", os manifestantes foram atacados com tiros. Enquanto os relatórios oficiais dizem que o número de mortos é nove, relatórios dissidentes estimam o número de mortos em 100.
1997: Grande Firewall
Em 1997, o governo chinês tentou regular a Internet impondo a censura em todo o país. O Partido Comunista da China impediu que seus cidadãos visualizassem determinados sites, filtrassem palavras-chave de pesquisas e criminalizassem certas falas e atividades. Isto veio a ser conhecido no Grande Firewall da China, que permanece em vigor até hoje.
Pesquisas indicam que a suspeita do Grande Firewall e o conhecimento de que alguém está sendo observado é mais eficaz do que realmente bloquear o conteúdo da Internet, porque os usuários tendem a se autocensurar por medo. O Grande Firewall tem sido um ponto de controvérsia entre a China e empresas de tecnologia sediadas nos Estados Unidos.
1998
No ano em que Li completou 12 anos, a Microsoft lançou o Windows 98, enquanto a Apple revelou o iMac. O Titanic estreou nos cinemas, enquanto a Disney lançou uma nova parceria com a Pixar, A Bug's Life, bem como Mulan, que trouxe o lendário conto da heroína chinesa para iluminar o mundo todo.
1998 também foi o ano em que a campanha Three Stresses foi lançada. Three Stress foi uma campanha ideológica entre os membros do Partido Comunista. As tensões referem-se a: "estudo do estresse, política do estresse, retidão do estresse". O objetivo era retificar parte da corrupção comum no Partido Comunista da China, uma adaptação à economia global.
1998: Inundações na China
Também em 1998, uma série de fortes chuvas inundou os rios Yangtze, Nen, Songhua e Pearl por até quatro meses após o verão. Foi a pior enchente do norte da China em quase quatro décadas e devastou toda a região. As inundações deixaram 3.704 cidadãos chineses mortos, enquanto 15 milhões de pessoas ficaram desabrigadas, já que muitas casas foram danificadas na região norte da China.
Durante as inundações, que duraram de junho a agosto, uma quantidade impressionante de 25.000.000 acres teve que ser evacuada. A principal causa das inundações foi a precipitação acima da média - quase três vezes a média histórica.
1999
Aos 13 anos, Li é agora visivelmente um adolescente em 1999. Este é o mesmo ano em que os EUA bombardearam a embaixada chinesa em Belgrado, na Iugoslávia. Os EUA alegaram que o ataque foi um acidente e que o alvo pretendido era na verdade o próximo Diretório Federal da Iugoslávia, mas várias autoridades chinesas acreditam que o ataque foi deliberado.
O governo emitiu um comunicado no mesmo dia do atentado e o chamou de "ato bárbaro". Isso provocou uma série de protestos antiamericanos na China, com manifestantes atirando pedras do lado de fora da embaixada dos Estados Unidos em Pequim. O presidente Clinton se desculpou profundamente e, gradualmente, as relações melhoraram ao longo do ano.
2000
Na virada do século, você notará Li crescer mais em sua adolescência em fotos subseqüentes. Aqui ele está com 14 anos, com uma cara séria que poderia ser considerada ressonante de uma certa segurança que é frequentemente associada à angústia adolescente e à maioridade.
Em janeiro, o terremoto de Yunnan, no sudoeste da China, matou sete pessoas e feriu 2.528 pessoas, além de abrigar 41 mil casas. Houve também um incêndio devastador em um shopping center no Natal em Luoyang, que matou 309 pessoas. O fogo foi desencadeado por faíscas de soldagem no edifício. Trabalhadores da construção civil e compradores de Natal foram mortos pelo incêndio.
2001
Aqui estão pai e filho em 2001 no início do novo milênio. Li completou 15 anos este ano e você pode ver que ele usa o mesmo visual da foto anterior. Seu pai, agora com 42 anos nesta foto, usa um sorriso apesar da atitude que Li demonstra em sua adolescência nesta série de fotos. Isso ocorre nos próximos cinco anos, como você verá nas fotos subseqüentes.
2001 foi um ano agitado na China. Shenzhou 2, uma espaçonave não tripulada foi lançada, e o Comitê Olímpico Internacional decidiu que Pequim sediaria os jogos de verão de 2008. Isso não é tudo o que aconteceu.
2001: Tiananmen
Em 2001, cinco pessoas se incendiaram na Praça Tiananmen. Um homem foi gravemente queimado, mas ele e os outros quatro foram detidos pela polícia chinesa. Isto supostamente aconteceu em resposta à criminalização do Falun Gong, uma prática espiritual que os seguidores preocupados do governo estavam se tornando muito fortes.
Vários jornalistas e acadêmicos ocidentais notaram inconsistências, e até sugeriram que as autoimolações foram encenadas pelo governo para fazer com que o Falun Gong parecesse radical ou extremo demais. A falta de informação independente sobre o evento tornou muito difícil reportar, e a Human Rights Watch também tomou conhecimento das inconsistências.
2001: Organização Mundial do Comércio
Também em 2001, a China aderiu à Organização Mundial do Comércio. O processo exigiu que a China fizesse importantes mudanças em sua economia, mas o resultado integrou a China mais profundamente na economia mundial. Os Estados Unidos tinham um forte interesse na economia chinesa porque viam como um mercado potencial para bens e serviços dos EUA.
As mudanças foram passos difíceis, mas a admissão da China foi uma conquista enorme. Hong Kong já havia sido admitido na Organização Mundial do Comércio em janeiro de 1995, antes de Hong Kong ser entregue à China em 1997. Taiwan também era membro da Organização Mundial do Comércio.
2002
Quando Li completou 16 anos, houve novos avanços na tecnologia espacial. Em 2002, cientistas relataram descobertas de um novo tipo de buraco negro com uma classe média de sumidouro gravitacional. Neste mesmo ano, a China lançou a Shenzhou 3 e a Shenzhou 4 em uma série de lançamentos não-tripulados.
Enquanto a China avançava tecnologicamente com seu incrível programa espacial, os cidadãos ainda eram propensos a desastres naturais. O lago Dongting inundou e forçou a evacuação de 6.000 pessoas em Yeuyang. Um Boeing 767 da Air China também caiu em uma encosta por causa da forte chuva e do nevoeiro, e infelizmente 128 pessoas foram mortas.
2003
Em 2003, Li era apenas mais um jovem de 17 anos em um mundo cuja população chegou a 6,31 bilhões de pessoas. Este é o mesmo ano em que a Coréia do Norte se retirou do Tratado de Não-Proliferação Nuclear e os EUA e a Grã-Bretanha lançaram uma guerra contra o Iraque. Mais tarde, naquele mesmo ano, os EUA declarariam um fim oficial às operações de combate no Iraque e também capturariam Saddam Hussein.
O terremoto de Bachu mediu 6,3 de magnitude e matou pelo menos 261 pessoas e feriu outras 4.000. Quase 10.000 casas foram niveladas pelo terremoto. Esses não foram os únicos grandes eventos que aconteceram na China na época.
2003: Hu Jintao
Em 2003, Hu Jintao foi nomeado Presidente da República Popular após seu papel de secretário geral do Partido Comunista Chinês. Depois de ser eleito presidente, ele também se tornou presidente da Comissão Militar Central. Durante seu tempo como presidente, ele lançou o "Oito Honras e Oito Vergonhas", um código moral que listava o que um bom cidadão chinês deveria considerar como honra e vergonha.
Durante seu tempo no cargo, Hu Jintao restabeleceu o controle estatal em setores da economia que antes estavam relaxados. No entanto, isso resultou em uma década de crescimento econômico consistente e consolidou a China como uma grande potência mundial.
2003: Shenzhou 5
Também em 2003, o programa espacial chinês lançou sua primeira missão espacial tripulada a bordo de uma espaçonave chamada Shenzhou 5. Esse momento monumental tornou a China o terceiro país a lançar um humano no espaço, atrás da União Soviética (atual Rússia) e dos Estados Unidos. O lançamento assumiu o ciclo de notícias na China, com a mídia oficial chinesa e os jornais dedicando mais tempo e espaço ao lançamento do que qualquer evento recente.
O lançamento foi elogiado como um marco não apenas para a tecnologia, mas para o nacionalismo chinês, embora a bandeira das Nações Unidas também tenha sido trazida para além da República Popular da China, e sementes de culturas de Taiwan foram trazidas para a nave espacial.
2004
Quando ele tinha 18 anos, Li foi aceito na Academia de Cinema de Pequim, que foi o maior feito em sua vida naquele momento, de acordo com a CNN. Após sua aceitação, ele se mudou de casa para continuar seus estudos e seguir carreira como diretor.
Em abril de 2004, Xangai modificou sua interpretação da Política de Um Filho, permitindo que os residentes divorciados que voltassem a se casar tivessem um segundo filho sem penalidade. A lei marcial foi imposta em partes da província chinesa de Henan depois de combates entre grupos étnicos han e hui. Houve também duas grandes explosões de minas de carvão na China em 2004, com centenas de mortes.
2005
Embora Li tenha saído de casa aos 18 anos, ele e o pai continuaram a tradição quando Li visitava sua casa durante as férias na escola. Aqui estão eles, com 19 e 46 anos, respectivamente. Esta foto mostra outra mudança na relação entre pai e filho, pois é a primeira foto desde que ele era um menino que Li está enfrentando seu pai, enquanto Li estava de costas para o pai em suas fotos adolescentes.
A tensão entre Taiwan e a República Popular da China chegou ao auge quando a República Popular da China emitiu uma lei anti-sucessão em março, cujo objetivo era impedir que Taiwan declarasse independência. A China também estava enfrentando tensões com o Japão depois que um livro didático japonês encobriu o passado imperialista do Japão, enviando 20 mil pessoas para protestar nas ruas.
2005: Explosões
No outono de 2005, a cidade de Jilin, em uma província do nordeste da China, experimentou uma série de explosões que ocorreram na planta petroquímica. Houve apenas seis mortes, mas pelo menos 70 pessoas, incluindo dezenas de trabalhadores, sofreram ferimentos.
Além disso, muitos moradores da cidade tiveram que ser evacuados. Como resultado das explosões, os rios Songhua e Amur próximos foram contaminados com produtos químicos, criando uma mancha tóxica composta de benzeno e nitrobenzeno. A causa das explosões foi que uma torre foi bloqueada e não foi tratada adequadamente. A explosão foi tão poderosa que quebrou janelas a pelo menos 100 a 200 metros de distância.
2006
Aos 20 anos, Li ganhou o título de jovem adulto. Ele e seu pai, que tem 47 anos neste momento, ambos usam sorrisos leves. Seu pai provavelmente está orgulhoso de tudo o que Li realizou até agora, enquanto a linguagem corporal de Li começa a se abrir novamente para seu pai a partir deste ponto da série, para frente.
No mesmo ano, o Baidu.com, modelado na Wikipedia, foi lançado na China. O site é autocensurado, pois a Wikipedia é inacessível na China sem usar um proxy. Mais de 1,5 milhão de pessoas tiveram que evacuar antes do Super Tufão Saomai, o mais forte a desembarcar no país em 50 anos, atingido em Wenzhou.
2007
Aos 21 anos, Li se formou em direção de cinema, realizando seus objetivos. Este ano, sua foto foi tirada durante o inverno, o que provavelmente explica por que eles estão vestindo calças, ao contrário de shorts em muitas das fotos anteriores da série. No mesmo ano, uma seca no sudoeste da China ameaçou o fornecimento de 1,5 milhão de pessoas e a China assinou e aprovou a "Declaração de Washington" que propunha um sistema global de comércio de emissões de carbono.
A gripe aviária também se espalhou por toda a China, com dois casos humanos confirmados naquele ano. Houve também um grande recall de alimentos para animais de estimação nos Estados Unidos após várias mortes de animais de estimação de alimentos contaminados importados da China.
2007: escândalo escravo
Em 2007, uma prática horrível veio à luz e o mundo tomou conhecimento. Uma série de casos de trabalho forçado surgiu quando milhares de chineses foram forçados a trabalhar como escravos em olarias ilegais na província de Shanxi. Muitos dos escravos descobertos eram crianças.
As olarias começaram a funcionar depois de acordos corruptos com funcionários do governo e com os donos de olarias, que teriam torturado seus trabalhadores escravos. Quando a notícia do escândalo chegou ao então presidente Hu, o governador de Shanxi renunciou e uma força policial foi enviada para verificar esses locais para resgatar escravos e prender os proprietários.
2008
Li completou 22 anos no mesmo ano em que a China foi anfitriã de muitos eventos culturais. Desde que ele estava no processo de seguir uma carreira na direção de filmes, ele pode ter se interessado no segundo Asian Film Awards realizado em Hong Kong, ou no 27º Prêmio de Cinema de Hong Kong, ou mesmo no Shanghai International Film Festival de 2008.
Também foi o ano do terremoto de Sichuan, e mais de 70.000 pessoas morreram no centro-sul da China como resultado do terremoto de magnitude 7,9. Apenas alguns meses depois, a China se recuperaria para sediar as Olimpíadas. Durante os jogos, a censura da mídia foi levantada.
2008: Jogos Olímpicos de Verão
Pequim sediou as Olimpíadas de Verão de 2008, que se tornaram as Olimpíadas mais assistidas da história, com 4,7 bilhões de telespectadores em todo o mundo. Surgiram controvérsias em torno do anfitrião, uma vez que muitos outros países criticaram muito o histórico da China em relação aos direitos humanos. A poluição do ar em Pequim também foi uma grande preocupação, e o impacto ecológico geral, o deslocamento residencial e o tratamento dos trabalhadores migrantes durante a construção da cidade olímpica geraram polêmica.
Ainda assim, os jogos daquele ano foram bem-sucedidos, com a China conquistando o maior número de medalhas de ouro e os Estados Unidos conquistando o maior número de medalhas no geral. A cerimônia de abertura foi considerada uma das melhores cerimônias olímpicas em décadas.
2009
2009 marcaria o ano de ouro de junho, quando o pai completou 50 anos e Li completou 23 anos. Este é o mesmo ano que os EUA, através de seu presidente Barack Obama, anunciou a participação da China em um acordo para combater o aquecimento global, que exigiu que nações mais ricas contribuíssem com bilhões de dólares para os países mais pobres, que são mais afetados pela mudança climática.
Em janeiro, foram introduzidos filtros rígidos de palavras-chave na China, levando a protestos em massa online e nas ruas contra a censura na Internet. No entanto, a censura continuaria. Em maio, a República da China começou a permitir investimentos financeiros da República Popular da China pela primeira vez desde 1949.
2010
Li completou 24 anos quando os servidores do Google foram invadidos quando alguém tentou acessar informações sobre dissidentes chineses. Por causa do incidente, o Google manifestou interesse em se retirar da China, já que eles não queriam mais censurar suas buscas em concordância com o Grande Firewall. Palavras como "democracia" e "massacre da Praça Tiananmen" estavam sendo censuradas nas buscas.
A China continua a censurar buscas na internet e entradas politicamente sensíveis da Wikipedia. A censura causou problemas com o comércio global e foi condenada por países democráticos em todo o mundo. Mesmo em 2017, o Google não pode mais operar na China por causa das políticas do Grande Firewall.
2011
Em 2011, Li faz 25 anos, enquanto seu pai, Jun, faz 52 anos. Nesse mesmo ano, a China experimentaria outra série de desastres ambientais, quando começaram a combater a seca no norte, enquanto as partes central e sul da China experimenta uma série de inundações. Esses protestos não pararam em 2011 e só aumentariam a intensidade no próximo ano, muitas vezes se tornando tumultos violentos devido a uma presença policial militarizada.
A China também lançou o voo não tripulado da Shenzhou 8 em 31 de outubro. A China atracou a espaçonave, e apenas a Rússia, o Japão e a Agência Espacial Européia conseguiram um acoplamento automático antes da China.
2012
Aos 26 anos, Li disse à CNN que 2012 foi o ano em que ele se casou. Nesta foto você pode ver o modo como esse relacionamento amadureceu. Li, agora um homem casado, usa um leve sorriso e coloca o braço ao redor de seu pai de 53 anos de uma maneira respeitosa e digna.
Isso pode ser contrastado com a maneira como ele se agarra ao pai quando criança, por apoio e orientação, e a maneira como ele se inclina contra o pai quando adolescente. 2012 foi um ano de protestos ambientais na China. Várias fábricas encontraram-se no fogo cruzado por suas práticas.
2013
Com o passar dos anos, você pode ver que as tabelas mudaram, como agora é Tian, de 54 anos, que está sendo mantido por seu filho Li, agora com 27 anos nesta foto. Tian tinha 27 anos quando começou essa série de fotos, então a foto dessa foto é bem apropriada, mostrando a maneira como as crianças muitas vezes se tornam o apoio de seus pais idosos com o passar dos anos.
Em março de 2013, Xi Jinping tornou-se oficialmente o presidente da República Popular da China. Ele adotou o "China Dream" como o slogan do país. Ao mesmo tempo, a crise ambiental da China estava piorando, com milhares de porcos aparecendo mortos no rio Huangpu, em Xangai.
2014
Em 2014, a China tornou-se a maior economia do mundo. Ao mesmo tempo, Li estava na América, onde ele e sua esposa tiveram um filho, então este é o único ano em que Li e seu pai não puderam tirar uma foto.
Na época, Li era diretor de cinema, morando e trabalhando em Pequim. Seu pai estava ocupado e incapaz de chegar a Pequim quando Li estava lá. No mesmo ano, o voo 370 da Malaysia Airlines desapareceu sobre o Mar do Sul da China enquanto transportava 239 pessoas de Kuala Lumpur para Pequim. Foi um mistério que desconcertou o mundo.
2015
Em 2015, Li e sua esposa voltaram para a China com seu filho, Timothy, a reboque. Na foto final emocionante, Li tem seu próprio filho ao lado de seu pai, que agora é avô. Este é o final perfeito para a série de fotos que Li lançou, mas só podemos esperar que sua tradição continue viva até hoje.
De acordo com o DailyMail, em uma entrevista para o People's Daily Online, Li comentou o que as fotos representam, dizendo "Este é o poder do tempo. O próprio tempo é uma forma de arte. Talvez esse conjunto de fotos represente uma emoção universal e direta, para que as pessoas possam ressoar. Isso é tudo."
1975
Nicholas Nixon, um fotógrafo de Detroit, Michigan conhecido por retratos e fotografia documental, começou uma de suas mais famosas séries de retratos, The Brown Sisters, por coincidência. Enquanto visitava a família de sua esposa no verão de 1975, ele perguntou a ela e a suas três irmãs se ele poderia tirar uma foto delas juntas.
A fotografia acima foi tirada em New Canaan, Connecticut, em julho de 1975. Bebe, a esposa de Nicholas Nixon, tinha 25 anos, enquanto Heather tinha 23 anos, Laurie tinha 21 anos e Mimi tinha apenas 15 anos. Sua transformação nos próximos 40 anos é inacreditável.
1977
Nicholas Nixon tinha 26 anos quando começou a fotografar as irmãs Brown. Ele foi casado com sua esposa Beverly, ou Bebe, como ela é conhecida, por três anos. A fotografia acima foi tirada em Cambridge, Massachusetts, em 1977, dois anos depois que Nixon pegou pela primeira vez sua câmera para fotografar as quatro irmãs.
"A série cresceu por causa do tédio", disse Nixon. "Nós íamos visitar os pais de Bebe nos fins de semana. Era meio chato, muita social, a gente só esperava o jantar ser servido. Para tentar sair da monotonia sugeri: "Vamos tirar uma foto".
1978
Na verdade, Nixon tirou a primeira fotografia de sua esposa e de suas irmãs em agosto de 1974, mas descartou a foto da série porque achava que não era interessante. O primeiro retrato a aparecer na série é o tirado em 1975.
Em seu segundo ano fotografando as irmãs, ele descreve a necessidade de "algum grau de negociação" para obter a foto. Duas das irmãs queriam estar no meio, então ele estabeleceu uma ordem que definiria a série. Da esquerda para a direita, as fotos mostram Heather, Mimi, Bebe e Laurie. A fotografia de 1978 foi tirada em Harwich Port, Massachusetts.
1980
Nicholas Nixon é um defensor do uso de uma câmera de visão ampla e, para a série de fotografias The Brown Sisters, ele escolheu uma câmera fotográfica de oito por dez polegadas e um filme preto-e-branco e manteve sua decisão até o final. Nixon também usou um tripé para criar os intrigantes retratos das irmãs.
A fotografia acima foi tirada em East Greenwich, Rhode Island, em 1980, cinco anos após o primeiro retrato de Heather, Mimi, Bebe e Laurie ter sido tirado. Embora ele tenha começado a fotografar as irmãs na adolescência e aos vinte e poucos anos, todas as quatro se parecem com mulheres adultas mais maduras. A série estava longe de terminar...
1983
Em 1983, Nicholas Nixon fotografou as irmãs Brown em Allston, Massachusetts. Como fotógrafo, Nixon foi influenciado pelo fotógrafo norte-americano do século XX, Edward Henry Weston, que fotografou conjuntos expansivos de objetos, fotos de estilos de vida, retratos e paródias caprichosas. Sua abordagem à fotografia foi descrita como "essencialmente americana e especificamente californiana".
Nixon também foi influenciado pelo fotojornalista norte-americano Walker Evans, mais conhecido por seu trabalho na Administração de Segurança Agrícola, documentando os efeitos da grande depressão. Evans usou uma câmera de oito por dez polegadas por grande parte de seu trabalho, assim como Nixon fez nesta série.
1985
Nicholas Nixon preferia usar câmeras de grande formato, embora muitos de seus contemporâneos tenham abandonado câmeras desse tamanho para fotografar com câmeras mais portáteis em filmes de 35 mm. Nixon disse que preferia o formato grande porque permitia que as impressões fossem feitas a partir dos negativos.
Ele disse sobre o assunto: "Quando a fotografia era tirada de uma câmera pequena e com tomadas rápidas, ela mostrava fatias de tempo menores, [diferentemente das] primeiras fotografias grandes, onde o tempo parecia não mudar. Eu particularmente gosto de tamanhos maiores. Entre 30 segundos e um milésimo de segundo, a diferença é muito grande." Esta foto de 1985 das Irmãs Marrons feitas em Allston, Massachusetts, parece capturar mais de um milésimo de segundo.
1987
The Brown Sisters foi mostrado na íntegra pela primeira vez no estande da Frankel Gallery no Paris Photo. Pouco depois, foi exibido no Museu de Arte Moderna de Nova York, depois passou pelo Museu de Arte de St. Louis, o Fogg Art Museum de Harvard, o Museu de Arte de Cincinnati, o Museu de Arte Moderna de Fort Worth e a Galeria Nacional de Arte.
A série também se tornou popular na internet. As fotos impactantes falam sobre vários temas: envelhecimento e a passagem do tempo, irmandade e laços familiares, e se unir novamente não importa o quanto nós mudamos. Acima de tudo, a série expressa o poder que uma boa ideia pode ter.
1988
A fotografia de 1988 foi tirada em Wellesley, Massachusetts. As irmãs Brown finalmente tiveram controle sobre a dimensão que a série de fotografias tomou ao longo dos anos. Todas as quatro irmãs tiveram que concordar com a escolha da fotografia a cada ano.
Enquanto algumas fotografias mostram as irmãs simplesmente posando lado a lado, outras parecem mostrar sua proximidade, com as irmãs Brown se abraçando, de mãos dadas, ou envolvendo seus braços. O maior poder das imagens é sua capacidade de nos fazer imaginar a história por trás da câmera e pensar sobre o que poderia ter acontecido nos doze meses entre cada foto.
1990
Quando The Brown Sisters estreou em 2014, Nicholas Nixon já tinha uma carreira famosa que durou décadas, como um fotógrafo aclamado pela crítica. Sua primeira exposição aconteceu em 1976, um ano depois de começar a fotografar as quatro irmãs, no Museu de Arte Moderna de Nova York. A exposição foi lançada pelo fotógrafo John Szarkowski.
Antes de sua exposição individual, as primeiras aparições em Nixon de Nova York e Boston, feitas em meados da década de 1970, foram exibidas na New Topographic: Fotografias de uma paisagem alterada pelo homem na George Eastman House, em Rochester, Nova York. A exposição foi reconhecida como uma das mais influentes da década. A foto acima foi tirada 14 anos depois de sua primeira exposição individual.
1992
Nicholas Nixon também teve vários outros sucessos nas primeiras décadas em que fotografou as irmãs Brown. Em 1976, 1980 e 1987, Nixon recebeu o National Endowment for the Arts Fellowships. Ele também foi premiado com o Guggenheim Fellowships em 1977 e 1986.
Além de The Brown Sisters, Nixon estava fotografando outra famosa série, People With AIDS. A série, feita em uma câmera de oito por dez polegadas, seguiu 16 pessoas com AIDS através de sua doença intransigente. Ele retrata o assunto a partir da visão de seus filhos, parceiros e pais - desde as varandas de casa até os leitos hospitalares - à medida que seus corpos encolhem. A série começou em 1986 e foi transformada em livro em 1991.
1994
Depois de sua série People With AIDS, Nicholas Nixon começou a fotografar crianças em escolas em Boston e arredores para seu livro de fotografia, School, lançado em 1998. As imagens mostram crianças olhando para a câmera em suas mesas, cochichando, frustradas com o quadro negro, e conscientemente cruzando os braços sobre os estômagos.
Ao mesmo tempo, Nicholas Nixon e Bebe tiveram dois filhos pequenos, Sam e Clementine, que Nixon fotografou. Fotos deste período foram coletadas para o Museu de Belas Artes na exposição de Boston Nicholas Nixon: Family Album, que também incluiu a série The Brown Sisters.
1999
Nicholas Nixon disse à Ahorn Magazine que decidiu se tornar um fotógrafo "no primeiro dia de uma aula de fotografia que fez na Universidade de Michigan". Antes de Nixon se interessar por fotografia, ele era um estudante de inglês e disse que foi influenciado por muitos escritores. Os escritores que ele admira incluem Willa Cather, Marcel Proust, William Faulkner e Ernest Hemingway.
Além de obter seu diploma de Bacharel em Artes pela Universidade de Michigan em 1969, Nixon fez mestrado em Belas Artes pela Universidade do Novo México em 1975. Ele também se tornou professor na Faculdade de Artes e Design de Massachusetts, no mesmo ano em que seus famosos retratos das irmãs Brown começaram a ser tirados.
2002
Quando The Brown Sisters de Nixon estreou no Museu de Arte Moderna de Nova York, o fotógrafo explicou a história por trás das fotos, e sua escolha de deixar de fora a foto do ano de 1974. "Não ficou realmente sério até o ano seguinte, ano em que Laurie - a mulher à direita - passou para a faculdade. E foi aí que eu peguei o espírito, e por capricho, disse vamos fazer na mesma ordem."
Ele continuou: “Então foi ter duas fotos na minha mão, e o espaço entre elas me deu a ideia de que seria realmente interessante fazer isso para sempre. E assim, perguntei-lhes se poderíamos. E todos riram de mim e disseram que sim."
2006
Com a permissão das irmãs Brown, a famosa série de retratos de Nicholas Nixon continuou. Parte de sua motivação para fazer os retratos foi o calor e o amor que ele sentia pela família de sua esposa Bebe.
"Sendo filho único, foi muito gratificante e amável ser abraçado por essa família", explicou Nicholas Nixon. "Ainda há um lençol freático de afeto e apoio. Eu olho para essas [então] trinta e algumas fotos e é como se elas fossem minhas irmãs. Eu posso sentir-me envelhecer com elas. E eu sou parte delas; elas fazem parte do meu amor. " O sentimento descrito por Nixon é muitas vezes refletido pelas reações dos espectadores às fotografias.
2008
Nixon expressou sua gratidão pelas irmãs Brown muitas vezes, mas uma de suas declarações mais emocionantes pode ser esta: "Há quatro pessoas a quem gostaria de agradecer: as próprias irmãs Brown."
Ele continua, "Essas fotos nasceram da minha curiosidade e admiração por essas mulheres lindas e fortes que primeiro me guiaram para suas vidas, depois permitiram que eu tentasse fazer uma foto, depois me uni a uma tradição, um direito anual de passagem. Eu amo minhas cunhadas, Mimi, Laurie e Heather, e agradeço-lhes sinceramente por seu amor e paciência. Bebe, meu verdadeiro amor, minha melhor amiga, é o centro da minha vida. Que sorte, quão grato eu sou."
2009
A fotografia de 2009 foi tirada em Truro, Massachusetts e mostra as quatro irmãs Brown olhando seriamente para a câmera e se apoiando uma na outra. Embora não saibamos o que aconteceu neste ano das suas vidas, elas parecem estar passando por um momento difícil.
The Brown Sisters é um dos assuntos mais leves que Nicholas Nixon assumiu em sua carreira. Além de sua série de retratos People With AIDS, Nixon também fotografou os cegos, os doentes e as pessoas em lares de idosos ao longo dos anos.
2011
Uma das coisas interessantes sobre The Brown Sisters é que o espectador também assiste a Nicholas Nixon se desenvolver como fotógrafo por mais de quarenta anos. Nixon diz que sua abordagem mudou nesse tempo.
Ele disse ao The Daily Beast: "À medida que envelheço, parece que 'o agora' desaparece facilmente, e que eu preciso viver mais plenamente no momento, em vez de estar no meio do caminho. Eu tento trazer uma maior intensidade e consciência para o meu trabalho, para tentar honrar o presente um pouco mais." Cada momento na vida das irmãs Brown força os espectadores a refletir sobre a mesma passagem do tempo.
2012
Na época em que Nicholas Nixon estava fotografando as irmãs Brown, grandes mudanças aconteceram no mundo da fotografia. O filme analógico tornou-se mais arcaico e o photoshop tornou-se popular. "O Photoshop é um pouco como alguém dirigindo enquanto fala ao telefone", diz Nixon, “permitindo que você faça algo que você já foi incapaz de fazer”.
Nixon não parece ser um fã do Photoshop, explicando: "Essa distração obscurece a função de testemunha da fotografia e me faz mais consciente do papel da fotografia analógica para estar lá e ser confiável, desde o começo". Criar essa confiança sempre foi uma parte importante da captura de retratos íntimos para Nixon.
2013
Nixon também vê The Brown Sisters como "diferente de tudo". Nixon explicou: “Não apenas porque é de longo prazo, mas porque meu papel é colaborativo. Nós articulamos o que é sobre juntos. Eu sempre senti a necessidade de ser justo; para segurar a parte artista mais interessada e persuasiva e focar no meu papel como membro da família. ”
Ele continua: “Ao honrar algo maior que a fotografia, com o tempo, fará um sentido maior. … Na maior parte do tempo, uma imagem é claramente um breve momento. ”Em vez disso, The Brown Sisters homenageia quarenta anos de vida da família de Nixon.
2014
O retrato final da série The Brown Sisters foi tirado em 2014 e mostra Mimi, Laurie, Heather e Bebe quarenta anos mais velhas do que quando a série começou. Sua incrível transformação de seus vinte e poucos anos e adolescência até os sessenta anos é impressionante, mas o que pode ser ainda mais impressionante é seu elo duradouro.
A fotografia final foi tirada em Wellfleet, Massachusetts e mostra as quatro irmãs sorrindo gentilmente e com confiança para a câmera, abraçando-se uma a uma. Ao contrário da primeira foto lúdica tirada em um dia de julho de 1975, elas agora carregam uma experiência de vida em suas bagagens.