Segredos Que Os Revendedores De Carros Não Querem Que Os Consumidores Saibam
Comprar um carro novo ou usado geralmente envolve muito estresse, dinheiro e tempo. Ao longo dos anos, as concessionárias de automóveis ganharam a reputação de tentar pressionar os clientes e atraí-los com ofertas especiais, descontos e outros benefícios. Embora muitos revendedores de automóveis tenham conquistado essa má reputação, alguns realmente desejam oferecer aos clientes uma experiência boa e justa.
No entanto, permanece o fato de que todos os revendedores de automóveis desejam obter lucro. Como cliente, você precisa se educar e ter confiança ao fechar um negócio. Continue lendo para conferir os segredos que os revendedores de automóveis não querem que os consumidores saibam.
Seja cauteloso ao "falar sobre o assunto" na presença dos revendedores
Enquanto você estiver negociando os números com o revendedor de carros no escritório, há uma grande possibilidade de que ele finja receber uma ligação e deixe a discussão para você e seu parceiro. Este é um velho truque que muitos vendedores podem usar para escutar sua conversa e descobrir qual é o seu preço final.
Para evitar que isso aconteça, é recomendável enviar mensagens de texto ou sussurrar para conversar com seu parceiro em vez de falar em voz alta. Essa é uma ótima maneira de impedir que o funcionário da concessionária ouça sua conversa e tenha alguma vantagem na negociação.
Não caia na armadilha das garantias estendidas oferecidas pelo revendedor
Ao adquirir um veículo, é comum que o vendedor tente oferecer todas as opções disponíveis, incluindo uma garantia estendida que, muitas vezes, pode ser adquirida por um valor mais acessível em outro lugar. É importante lembrar que o revendedor lucra com esses serviços e, por isso, é preciso cautela para não cair em armadilhas e acabar gastando mais do que o necessário.
Além disso, é fundamental estar atento ao gerente financeiro, que também age como um vendedor e pode tentar extrair mais dinheiro do cliente antes da finalização da compra.
Realize pesquisas com antecedência
Durante muito tempo, as concessionárias de carros exerceram total controle nas negociações, mas essa realidade mudou drasticamente. Hoje em dia, a maioria dos compradores de veículos pesquisa na internet antes de fazer uma compra. Através de sites especializados no assunto, é possível obter detalhadamente as especificações de um carro, ler análises de especialistas, verificar os descontos disponíveis e encontrar um modelo que se adeque ao seu orçamento.
Ao pesquisar com antecedência, você saberá exatamente qual carro deseja comprar e, assim, economizará tempo ao não precisar ser conduzido pelo estacionamento para ver veículos nos quais não tem interesse ou não pode pagar. Além disso, a pesquisa antecipada também pode ajudá-lo a negociar um preço melhor com o vendedor, uma vez que você terá uma ideia clara do valor de mercado do carro em questão.
Os revendedores de carros querem que você fique cansado e sobrecarregado
Se você passar muito tempo caminhando pelo estacionamento e discutindo trocas, números e porcentagens, chegará um momento em que você começará a ficar cansado. Isso é conhecido como "fadiga de decisão", o que torna você mais impaciente, especialmente quando confrontado com escolhas a serem avaliadas e outras decisões a serem tomadas.
Essa exaustão permite que as concessionárias influenciem seu processo de tomada de decisão e o bombardeiem com várias opções e complementos que podem não ser necessários ou adequados para você. Portanto, é importante estar ciente desse fenômeno e fazer pesquisas com antecedência para ter uma ideia clara do que você está procurando e do que é um preço justo para o veículo. Isso ajudará a evitar a fadiga de decisão e garantir que você faça uma compra satisfatória.
Nunca diga nada sobre o valor de entrada que você pode dar
O vendedor de carros pode fazer a pergunta logo de cara: "Quanto dinheiro você tem disponível para dar de entrada?" Essa pergunta pode parecer razoável, mas na verdade você está perdendo sua vantagem de negociação muito cedo.
Há uma história bem conhecida no setor sobre um idoso que tinha $10.000 para dar de entrada em um caminhão. Como ele revelou o valor logo no início, permitiu que o vendedor aumentasse o preço do caminhão para compensar a entrada. Portanto, é extremamente importante saber o custo total do carro antes de falar sobre a entrada.
Não diga ao revendedor que você está pagando à vista
Embora possa parecer uma boa ideia, pagar à vista nem sempre é a melhor opção! Para muitas concessionárias de veículos, o lucro real está nas letras miúdas do financiamento.
Revelar imediatamente à concessionária que deseja pagar à vista pode deixá-lo sem condições de barganhar. Portanto, é importante negociar o preço do veículo antes de informar à concessionária sobre a forma de pagamento, seja à vista ou financiamento.
Concessionárias fazem perguntas estratégicas para fazer você desvalorizar seu carro
Quando você for a uma concessionária com seu carro de troca, o vendedor fará muitas perguntas relacionadas ao veículo, como se ele tem teto solar ou se tem direção hidráulica. Ele já tem as respostas para todas essas perguntas e também sabe o valor do carro. Ele apenas tentará obter um "não" de você repetidas vezes para que você comece a desvalorizar sua troca e se contente com menos. Para evitar essa situação, tenha a Tabela Fipe como referência e, independentemente do que o vendedor perguntar, mantenha esse número em sua mente.
Além disso, lembre-se de manter as chaves do carro com você antes de sentar-se para negociar. As concessionárias sabem que, se você não tiver as chaves com você, será muito mais difícil ir embora. Eles podem entregar as chaves a um terceiro, como o gerente de vendas, dando-lhes outra chance de venda.
Eles podem usar seu carro antigo para aumentar o preço do novo
Caso o revendedor pergunte se você tem interesse em trocar seu carro antigo, evite revelar a verdade e apenas diga que não está pensando nisso no momento.
Mantenha seu carro antigo fora da negociação inicial para conseguir um melhor negócio na compra do carro novo. Após o preço ser acertado, você poderá mencionar que tem interesse em negociar o carro antigo.
O revendedor de carros nunca está tão ocupado quanto parece
Você pode ter passado por uma situação em que é solicitado a visitar o estacionamento em horários que são convenientes apenas para o revendedor, ou é forçado a esperar. Isso ajuda a criar uma ilusão de que o tempo do revendedor é muito mais valioso do que o seu.
Além disso, isso coloca o revendedor em uma posição de poder. Mantenha-se atento a esses tipos de situações manipulativas e táticas, e lembre-se de que são apenas jogos mentais.
As opções de pós-venda fora da fábrica são uma farsa
Para economizar na compra de um carro, é importante estar ciente de que as concessionárias costumam adicionar extras que não são essenciais e que custam muito menos para elas. Tais extras incluem alarmes, faixas laterais, rodas diferentes e sistemas de som. Mesmo que você não precise deles, o vendedor pode tentar oferecer tudo isso e mais um pouco. Tente sempre negociar com base no preço de fábrica do carro, em vez do preço de venda.
Além disso, vale lembrar que não é preciso pagar uma fortuna por tapetes de chão ou por serviços de insulfilm. Você pode encontrar alternativas mais em conta em outras lojas ou com outros profissionais. Se a concessionária estiver cobrando por itens não originais, solicite que eles sejam retirados do carro. Dessa forma, é possível economizar dinheiro e pagar apenas pelo que realmente precisa.
Obtenha seu próprio financiamento antes de fazer uma compra
Para obter melhores condições na compra do seu carro, é uma boa ideia obter um empréstimo pré-aprovado em uma instituição financeira ou cooperativa de crédito antes de ir às concessionárias. Com a pré-aprovação em mãos, você já sabe exatamente quanto pode gastar e com que condições, o que facilitará as negociações com o revendedor.
Ter suas finanças pré-aprovadas também ajuda a evitar que a concessionária tente empurrar empréstimos com taxas de juros mais altas ou planos de financiamento com condições desfavoráveis. Além disso, você terá mais poder de barganha e poderá se concentrar apenas na negociação do preço do carro. Essa é uma estratégia inteligente que pode tornar todo o processo de compra do carro mais fácil e menos estressante.
Você pode ganhar o jogo antes de ir para a loja
A internet oferece muitas oportunidades para economizar dinheiro ao comprar um carro. Você pode enviar um e-mail para diversos revendedores ao mesmo tempo, informando exatamente o que está procurando. Durante a conversa online, peça que eles forneçam uma cotação detalhada para o carro que você deseja adquirir.
Depois de receber os orçamentos, você pode compará-los para identificar os revendedores que oferecem o melhor preço. Se já visitou um revendedor local, faça uma nova visita e leve a lista de orçamentos com você com o objetivo de negociar um preço mais competitivo. Essa estratégia pode incentivar o revendedor a corresponder à cotação que você apresentou, eliminando a margem de lucro que ele esperava obter.
Você tem o poder de controlar a venda
Se você não se sentir confortável com a negociação, use sua arma de vendas, ou seja, suas pernas, para sair do negócio. Há uma boa chance de o vendedor oferecer um preço muito mais baixo se você disser que decidiu não fazer a transação e se levantar da cadeira.
Lembre-se sempre de que eles não podem obrigá-lo a fechar o negócio e que você tem o poder de dizer "Não". Você não perderá nada além de algumas horas do seu tempo, enquanto o vendedor pode perder um bônus ou comissão.
Os pagamentos mensais são enganosos
Ao comprar um carro, você deve decidir o valor total que pode pagar pelo veículo e ignorar os critérios de pagamento mensal. Lembre-se, se você escolher o método de pagamento mensal, um revendedor de automóveis pode adulterar os valores, a Taxa de Juros Anual e a duração do empréstimo, e você pode acabar pagando mais do que o preço real do carro.
Por isso, é fundamental ficar atento ao preço final do carro. Se o custo da parcela mensal for muito alto, isso significa que você está pagando mais do que o valor combinado. Certifique-se de ter uma ideia clara do preço total do veículo e de suas condições de pagamento antes de fechar negócio.
Obtenha as melhores ofertas através do vendedor da Internet
Quando você está analisando o departamento de vendas de veículos na Internet, as concessionárias já sabem que você está ciente das coisas. Eles também entendem que você é um comprador inteligente, que está comparando preços e procurando mais opções.
Portanto, os vendedores na Internet lhe oferecerão serviços a um preço muito mais baixo do que os vendedores de automóveis no estacionamento. Em outras palavras, visite uma concessionária apenas se tiver conhecido o vendedor com quem está negociando online
Negociar, negociar, negociar
Ao lidar com um vendedor de carros, negocie o preço do carro com base no valor e não no que você está disposto a gastar.
Abrir a negoiação anunciando quanto você pode pagar pelo carro é como trazer uma arma com você e entregá-la ao traficante. Além disso, todo o resto, incluindo pagamentos mensais, adiantamentos e taxas de juros, pode esperar. Tudo o que você precisa focar é o preço de venda.
Alguns revendedores de automóveis não tolerarão suas ofertas baixas
Se você apresentar uma proposta muito baixa, o vendedor não perderá tempo com você, principalmente se houver outros clientes na fila de espera.
Há várias concessionárias por aí que gastam mais dinheiro em publicidade. Isso os ajuda a atrair mais clientes e, portanto, permite que eles deixem passar facilmente um negócio que não lhes ofereça muito. Eles podem não necessariamente rir de sua oferta baixa, mas não a aceitarão.
Os revendedores não querem que você pense na decisão que acabou de tomar
Mesmo depois de ter concordado com tudo, inclusive o preço, o valor de troca e o financiamento, o jogo ainda não terminou, pois você ainda não assinou nada definitivo.
Nesse meio tempo, quando o gerente financeiro estiver preparando todos os documentos, agora é tarefa do vendedor mantê-lo distraído e falar sobre sua família, o clima, seus filmes favoritos e muito mais. Isso é feito para que você não pense em mudar a decisão que acabou de tomar.
Dê ao revendedor de carros outra chance de aceitar sua oferta
É comum sentir frustração quando você faz uma oferta e o vendedor precisa conversar com o gerente para responder. Em alguns casos, o vendedor pode retornar com uma resposta que não atende às suas expectativas. Nessa situação, uma boa estratégia é demonstrar que não está disposto a ceder e começar a se levantar para sair.
Essa ação pode criar uma pressão no vendedor, que pode tentar salvar o negócio oferecendo uma proposta mais próxima do que você deseja. É importante lembrar que você sempre tem o poder de recusar uma oferta e sair da negociação caso não esteja satisfeito com as condições oferecidas.
Cuidado com as taxas
Na maioria das vezes, os revendedores de carros pregam uma peça e oferecem um preço baixo no início, para depois acrescentarem taxas extras para aumentar o preço de venda.
É fundamental pedir ao revendedor que lhe informe o custo total, que pode incluir taxas, impostos e outros itens relacionados à compra de um carro novo. Dessa forma, você não ficará surpreso ao ouvir o preço mais alto mais tarde e também não perderá tempo para fixar um número.