Filmes Que São Considerados Quase Impecáveis
Escrever, fotografar, editar e lançar um longa-metragem é um processo incrivelmente complicado e árduo. Há tanta coisa envolvida que não há garantia de que o filme será traduzido para o público ou sairá da maneira que foi imaginado por seus criadores. Por esse motivo, os filmes podem variar de absolutamente terríveis a inacreditáveis obras de arte.
Os melhores dos melhores são aqueles que tiveram uma equipe perfeita trabalhando nele, provocaram emoções e deixaram uma mensagem marcante. Estes são alguns desses filmes.
"Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" é Uma Montanha-russa De Emoções
Quando o diretor Michel Gondry e o roteirista Charlie Kaufman se uniram em 2004, o resultado foi "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças". O filme mostra Jim Carrey como Joel Barish, um homem solitário que se envolve romanticamente com uma mulher extrovertida chamada Clementine, interpretada por Kate Winslet.
Depois que seu relacionamento azeda, os dois passam por um procedimento experimental para apagar um ao outro de suas mentes. O resultado é um filme altamente emocional e uma abordagem incrivelmente original, com o roteiro de Kaufman levando para casa o Oscar de Melhor Roteiro Original.
"O Grande Hotel Budapeste" é Uma Obra-Prima De Wes Anderson
"O Grande Hotel Budapeste" não foi apenas o filme de maior bilheteria do diretor Wes Anderson, mas também o primeiro a lhe dar uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor. Ele junta quase todos os aspectos que tornam seus filmes únicos e ao mesmo tempo parecidos. O filme está repleto de cenas esteticamente agradáveis, com diálogos espirituosos e personagens peculiares.
A obra se concentra em um garoto chamado Zero (Tony Revolori) que encontra trabalho no Grande Hotel Budapeste, administrado pelo excêntrico Monsieur Gustave (Ralph Fiennes). A partir daí, você é jogado no mundo de Anderson, onde nada pode ser previsto.
"Silêncio" é Uma Obra De Arte Horripilante
Entre os assuntos mais difíceis que os cineastas tentam abordar estão as questões existenciais sobre religião, o significado da vida, a moralidade e o propósito de cada um. Isso é exatamente o que Martin Scorsese pretendia fazer em seu filme "Silêncio". O filme conta a história de dois padres jesuítas (Andrew Garfield e Adam Driver) que se infiltram no Japão em busca de seu mentor (Liam Neeson), que rumores afirmam ter renunciado à fé sob tortura.
A partir daí, os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar todas as influências estrangeiras. O filme é considerado uma obra de arte do diretor de fotografia Rodrigo Prieto, com contrastes entre beleza e brutalidade. O filme explora conceitos profundos de dúvida, sofrimento e fé.
"Tubarão" Ainda Está Causando Medo No Coração Do Público
Se não fosse Steven Spielberg e sua incrível equipe, "Tubarão" poderia facilmente se tornar um filme de verão, esquecido na próxima primavera, mas não foi. Em vez disso, tornou-se um fenômeno cultural e permanece até hoje como um dos clássicos do cinema americano.
O estilo de Spielberg de criar tensão até ficar palpável, combinado com a agora icônica trilha sonora de John William, teve como resultado um filme de um calibre completamente diferente do que o público estava acostumado. Mesmo 40 anos depois, as pessoas ainda hesitam em entrar na água, refletindo sobre a horrível história de Quint, um caçador de tubarões que nunca voltou à costa.
"Os Imperdoáveis" Vira o Ocidente De Cabeça Para Baixo
Clint Eastwood começou no gênero Velho Oeste. No entanto, ele nunca foi um pistoleiro típico. Isso é mais evidente em "Os Imperdoáveis", um filme que ele dirigiu e estrelou. O longa conta a história de um fora da lei já aposentado, interpretado por Eastwood, que volta à ativa para um último trabalho.
É um conto que Eastwood mostra a verdadeira feiúra da violência, sem glorificá-la como acontece nos tradicionais filmes de faroeste. Ele fornece ao público uma experiência realista de como é matar e morrer.
"Sangue Negro" Mostra a Escuridão Dentro Das Pessoas
O diretor Paul Thomas Anderson dá vida à caça ao petróleo e à ganância por dinheiro no final do século XIX, em seu filme "Sangue Negro". Estrelado pelos atores Daniel Day-Lewis e Paul Dano, o filme traz uma reflexão sobre os efeitos negativos do capitalismo na sociedade americana e as coisas depravadas que a ganância pode levar as pessoas a fazer. O desempenho surpreendente de Day-Lewis é perfeitamente apoiado pelas filmagens de Robert Elswit e pelo roteiro de Anderson, criando um filme que parece tão preto e sujo quanto o petróleo.
Há Um Significado Muito Mais Profundo Por Trás De "John Wick"
Estrelado por Keanu Reeves, "John Wick" é um filme de ação de tirar o fôlego que envergonha muitos outros da mesma categoria. É acelerado e bem executado. Antes de começar a filmar, Reeves treinou oito horas por dia, cinco dias por semana, durante quatro meses. Sua dedicação ao processo é uma das razões pelas quais o filme teve tanto sucesso.
Embora a iluminação, os efeitos especiais e o enredo possam ser emocionantes, "John Wick" é mais do que uma história sobre um ex-assassino em busca de vingança após o assassinato de seu cachorro. É sobre um homem de luto que perdeu a única coisa que o conectava à sua esposa recentemente falecida. Tem uma profundidade emocional que a maioria dos filmes de ação evita, tornando-o especialmente impactante.
"Você Nunca Esteve Realmente Aqui" é Incrivelmente Escuro e Diferente
O filme "Você Nunca Esteve Realmente Aqui" segue Joe, (Joaquin Phoenix), um assassino de aluguel contratado por um senador para resgatar sua filha de uma quadrilha de tráfico sexual. No entanto, ele logo descobre que caiu profundamente em uma conspiração perigosa.
Embora o enredo possa não parecer tão original, a maneira como os personagens são tratados e como o filme subverte as expectativas é o que o destaca entre os demais. Phoenix mostra lindamente o sofrimento de seu personagem enquanto simultaneamente é um filho amoroso e um assassino implacável. É sua capacidade de fazê-lo e as reviravoltas inesperadas da trama que levam o filme a novos patamares.
"A Bruxa" Revitalizou o Gênero De Terror
Na década de 1630, depois de serem banidos da comunidade puritana de Plymouth, um pai e sua família partem para o deserto, onde estabelecem uma fazenda à beira de uma vasta floresta. Depois que o filho desaparece misteriosamente, a família se separa enquanto é manipulada por uma força sobrenatural na floresta.
Para sua estreia como diretor, Robert Eggers passou quatro anos pesquisando o filme, tornando-o mais realista e igualmente o mais horrível possível. Porém, a iminente sensação de desgraça que o filme evoca não teria sido tão eficaz sem as excelentes atuações do elenco, tanto dos jovens atores quanto dos mais experientes.
"Manchester à Beira-Mar" Quebra o Coração De Qualquer Um
"Manchester à Beira-Mar" não é exatamente o tipo de filme que você assiste para se divertir. Escrito e dirigido por Kenneth Lonergan, o filme mostra a história de Lee Chandler, (Casey Affleck), que é forçado a retornar à sua cidade natal após a morte de seu irmão.
Ao saber que agora ele tem a custódia de seu sobrinho adolescente, ele também é confrontado com seu passado, um evento que criou uma ferida que nunca se curará. Affleck ganhou um Oscar por sua atuação, assim como Lonergan levou a estatueta de Melhor Roteiro Original. Por mais incrível que seja, o filme evoca emoções que você nunca quer experimentar na vida real.
"Mad Max: Estrada da Fúria" Empurra Uma Ação Para Seus Limites Absolutos
Hoje, é fácil ficar desensibilizado com explosões geradas por computador e sequências de ação, mas esse não é o caso de "Mad Max: Estrada da Fúria". A quarta parte da franquia "Mad Max" segue Max Rockatansky, (Tom Hardy), um humano selvagem e marginal, vivendo em um mundo pós-apocalíptico. Após fugir do vilão Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), Max se alia a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), que busca libertar um grupo de prisioneiras.
Embora o enredo seja atraente, são as ações e os efeitos que o tornam um filme acima da média. A maioria das acrobacias é real, assim como os veículos de outro mundo varrendo o deserto. Além disso, a construção do mundo é incrível, com a cinematografia fazendo com que tudo pareça um pouco real demais.
"Cidade dos Sonhos" Foi Nomeado o Melhor Filme Do Século XXI
Desde os primeiros dias do cinema, os diretores vêm experimentando o surrealismo, com inspiração em outras formas de arte surrealista. Em "Cidade dos Sonhos", David Lynch executa perfeitamente como o surrealismo deve ser traduzido em filme. O longa é comparável a um sonho perturbador, borrando as linhas entre sonhos e realidade.
O crítico de cinema Robert Eggers comentou que o filme "trabalha diretamente nas emoções, como a música". Há tantas cenas memoráveis no filme que deixam o público grudado na tela, com a BBC o nomeando o melhor filme do século 21 até agora.
"Ela" Descreve Um Futuro Sombrio
O filme "Her" ("Ela" em português) é um romance de ficção científica escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze. Ambientado em um futuro próximo, a obra segue Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um escritor solitário que está se divorciando. Para combater sua solidão, ele compra um sistema operacional (Scarlet Johansson) por quem acaba se apaixonando. O belo uso de cores pastel, paisagens urbanas empoeiradas e a trilha sonora do filme fazem o público se sentir ao lado de Twombly.
A performance impressionante de Joaquin permite que o público simpatize com seu personagem, experimentando simultaneamente seus altos e baixos. A maneira como a sociedade é retratada quase chega perto da nossa realidade, trazendo a imagem de um mundo que não parece muito distante agora.
"O Assassinato De Jesse James Pelo Covarde Robert Ford" É Mais Uma Pintura Do Que Um Filme
Considerado um dos filmes mais subestimados da época, "O Assassinato De Jesse James Pelo Covarde Robert Ford" (2007) traz uma abordagem diferente do gênero faroeste. Isso porque a obra se concentra mais nos personagens do que nos tiroteios típicos.
Com cada fotografia de cena parecendo um quadro, o filme acompanha o famoso bandido Jesse James (Brad Pitt) e suas batalhas psicológicas, além de seu relacionamento com um admirador instável (Casey Affleck). O diretor de fotografia Roger Deakins até inventou uma série de novas lentes para obter as imagens que ele queria. E deu resultado! O filme acabou indicado ao Oscar de Melhor Fotografia.
"O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" é Épico Para Dizer o Mínimo
Não é segredo que a adaptação de Peter Jackson da trilogia "O Senhor dos Anéis" foi um dos maiores empreendimentos da história do cinema, mas o resultado compensou todo o investimento. O filme é astronômico em escala, repleto de batalhas épicas, bela cinematografia e uma trilha sonora diferenciada.
Na lista dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, O Senhor dos Anéis" levou para casa 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, e foi nomeado o filme de fantasia mais influente de todos os tempos.
"O Enigma de Outro Mundo" Trouxe Um Novo Tipo De Terror
Escrito por Bill Landcaster e dirigido por John Carpenter, "O Enigma de Outro Mundo" segue um grupo de pesquisadores em uma área isolada da Antártica. Lá, eles encontram "A Coisa", uma forma de vida nunca antes vista, capaz de assumir a imagem de outros organismos. Uma vez que "A Coisa" assume a forma de qualquer um dos pesquisadores, eles são dominados pela paranoia, incapazes de confiar uns nos outros.
Embora originalmente o filme tenha recebido críticas negativas por seus efeitos especiais gráficos e cinismo, depois de algum tempo, as pessoas começaram a entender sua complexidade e valor. Hoje, é considerado um dos filmes de terror mais importantes já feitos, consolidando-se na história do cinema.
"Pulp Fiction: Tempo de Violência" é Até Hoje Lembrado
Escrito e dirigido pelo renomado Quentin Tarantino, o filme conta com um elenco de peso composto por Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e John Travolta, entre outros. O filme mostra várias histórias de crimes diferentes que estão ocorrendo em Los Angeles.
Embora a atuação do elenco seja fantástica, o que realmente diferencia Pulp Fiction de outros filmes são suas tramas não lineares que se juntam no final. Você nunca sabe para onde o filme está indo ou em que ponto da linha do tempo você está. Para torná-lo ainda melhor, Tarantino adiciona seu próprio toque extra com uma trilha sonora que a maioria dos fãs conhece de cor.
"2001: Uma Odisseia no Espaço" Apresenta Algumas Perguntas Ousadas
Inspirado no conto de Arthur C. Clarke chamado "The Sentinel", o filme "2001: Uma Odisseia no Espaço" foi dirigido por Stanley Kubrick e apresenta uma viagem espacial a Júpiter com o computador artificialmente inteligente HAL depois que um monólito preto foi descoberto afetando a evolução humana. Enquanto o enredo é sedutor, o que torna o filme tão excelente é a sua precisão científica e os temas pesados de existencialismo, evolução, inteligência artificial e viagens espaciais.
O filme é considerado pioneiro em efeitos especiais, com som e diálogo usados moderadamente para criar uma atmosfera espacial. O filme já foi incluído em inúmeras listas dos dez melhores e foi considerado um dos maiores e mais influentes filmes já feitos.
"O Grande Lebowski" e Seu Humor Incomparável
Escrito, dirigido e produzido pelos irmãos Coen, a comédia "O Grande Lebowski" conta a inacreditável história de "The Dude" (Jeff Bridges), que se vê preso em uma rede de mal-entendidos e planos fracassados na tentativa de obter um novo tapete. A trama do filme está por todo o lado, deixando o público tão confuso quanto "The Dude", enquanto ele tenta juntar as peças.
Embora o enredo possa ser divertido, o que realmente torna o filme único são seus personagens excêntricos. Seu diálogo incrivelmente espirituoso e hilário também fornece ao público um suprimento infinito de citações ridículas que somente os fãs do filme entendem.
"O Labirinto do Fauno" é Uma Combinação De História e Fantasia
Uma fantasia sombria dirigida por Guillermo del Toro, "O Labirinto do Fauno" acontece cinco anos após a Guerra Civil Espanhola. A história começa então a se misturar com um mundo mítico, enquanto a jovem protagonista Ofelia encontra criaturas mágicas que a levam ao seu destino final.
O filme foi elogiado por sua história, efeitos visuais, cinematografia e atuação. É um filme realmente bonito de assistir, embora violento e emocionalmente desgastante em certos momentos. Hoje, é considerado um dos melhores trabalhos de del Toro e é reverenciado pela comunidade cinematográfica.
O texto de "Chumbo Grosso" é brilhante
Quando se trata de comédia perfeita, muitos diriam que "Chumbo Grosso" se destaca. Esta comédia britânica de 2007 é estrelada por Simon Pegg e Nick Frost como policiais determinados a resolver uma série de mortes misteriosas em sua região. Co-escrito por Pegg e pelo diretor Edgar Wright, "Chumbo Grosso" é fundamental para entender a construção e o desfecho das piadas.
"Chumbo Grosso" é considerado um dos roteiros mais bem estruturados, não apenas por suas piadas impecáveis, mas também pela maneira como algumas falas prenunciam reviravoltas surpreendentes que ocorrem mais tarde no filme. Além disso, combina comédia, horror, mistério e ação em um único filme.
O Espetacular Homem-Aranha 2 impressionou até mesmo o crítico mais severo
O fato de o crítico de cinema Roger Ebert ter aclamado "Homem-Aranha 2", de 2004, como "o melhor filme de super-herói desde o lançamento do gênero moderno com Superman", já diz muito. A sequência de Sam Raimi com a versão de Tobey Maguire do super-herói escalador de paredes é conhecida por manter um tom leve como o primeiro filme, ao mesmo tempo que eleva o nível do que está em jogo.
As pessoas que assistem ao filme não apenas querem que o Homem-Aranha derrote o vilão, mas, no final, desejam vê-lo encontrar felicidade em sua vida pessoal. Além da identificação com Maguire no filme, o valor de produção é impecável.
"Uma Noite Alucinante 2" faz exatamente o que precisa fazer
Outro filme de Sam Raimi que alguns consideram impecável é "Evil Dead II" (no Brasil: "Uma Noite Alucinante 2"). Embora alguns possam argumentar que é muito ousado para ser incluído entre outras obras-primas do cinema, "Evil Dead II" entrega exatamente o que promete: fazer os espectadores gritarem e rirem.
Esta sequência do clássico de 1981 destaca Bruce Campbell em uma performance física impressionante, levando a sério o papel enquanto se joga em meio a tripas e sangue. Alguns críticos colocam seu desempenho no mesmo patamar de Charlie Chaplin e Buster Keaton.
"Titanic" foi uma obra idealizada por James Cameron
Ninguém mais poderia ter transformado a história do "Titanic" em um filme da maneira brilhante que James Cameron fez. Cameron participou de praticamente todos os aspectos da criação do filme, atuando como diretor, escritor, coprodutor e coeditor do filme épico de romance e desastre de 1997.
"Titanic" foi indicado para incríveis 14 prêmios da Academia e ganhou 11 Oscars, empatando com "Ben-Hur" (1959) pelo maior número de Oscars ganhos por um único filme. Embora alguns recordes mantidos por "Titanic" possam ser quebrados ou igualados no futuro, ele será para sempre o primeiro filme a atingir a marca de um bilhão de dólares, arrecadando US$ 1,84 bilhão.
Não se pode deixar de lado "Amor, Sublime Amor"
Por mais curta que seja a sua lista de filmes clássicos imperdíveis, "West Side Story" (No Brasil: "Amor, Sublime Amor") entrará nessa lista. O diretor Robert Wise foi motivado a transformar a história em uma adaptação cinematográfica, mas não tinha experiência na direção de um musical. Foi o seu talento, aliado ao experiente diretor de musicais e dança Jerome Robbins (embora muitas vezes trabalhando nos bastidores depois de ter sido afastado pela Mirisch Company), que fez de "West Side Story" um filme altamente premiado.
Os críticos de cinema elogiaram o filme quando foi lançado em 1961, tanto pelo drama quanto pelas incríveis sequências de dança, atraindo o público e fazendo com que se sentissem como se estivessem ali com o elenco em Manhattan, em 1957.
"O Paciente Inglês" capturou perfeitamente o drama da Segunda Guerra Mundial
Os dramas de guerra, quando feitos corretamente, tocam o coração como nenhum outro tipo de filme. "O Paciente Inglês", dirigido por Anthony Minghella, é um desses filmes que consegue transmitir o trauma e o impacto da Segunda Guerra Mundial para aqueles que ainda não estavam vivos e ser uma voz para aqueles que a viveram.
O filme "O Paciente Inglês" foi indicado a doze prêmios da Academia, ganhando nove, e a dois prêmios Globo de Ouro, de sete indicações. O filme também foi aclamado como o primeiro filme editado digitalmente a receber o Oscar de Melhor Edição.
"Quem Quer Ser um Milionário?" trouxe a Índia para Hollywood
Antes de "Quem Quer Ser um Milionário?" chegar às telas em 2008, a grande maioria dos americanos não conhecia a cultura da Índia. O drama acompanha a vida de dois irmãos que crescem nas periferias de Bombaim e o roteirista Simon Beaufoy mergulhou na cultura para garantir que a autenticidade do filme estivesse no alvo.
No ano de seu lançamento, o filme ganhou o maior número de prêmios da Academia, incluindo o de Melhor Filme, e arrecadou um total de US$ 377 milhões.
"A Lista de Schindler" é uma história que deve ser contada
Um filme memorável depende de um roteiro bem escrito, e é interessante notar que muitos dos grandes filmes desta lista foram adaptações, ainda que vagamente baseadas em romances. "A Lista de Schindler" é um exemplo marcante. O roteiro brilhante de Steven Zaillian, combinado com a genialidade na direção de Steven Spielberg, tornou este filme de 1993 belo e impactante.
A história acompanha Oskar Schindler enquanto ele salva milhares de refugiados judeus poloneses do terrível destino do Holocausto, contratando-os para trabalhar na fábrica de sua propriedade. A incrível cinematografia e a trilha sonora com o violinista Itzhak Perlman fazem de "A Lista de Schindler" um filme praticamente impecável.
"Forrest Gump" é único
Lançado em 1994, "Forrest Gump" está em uma categoria à parte quando se trata de filmes adorados. A atuação do ator Tom Hanks como o lento e bondoso Forrest pode ter trazido um pouco mais de humanidade ao mundo.
O filme arrecadou mais de US$ 677 milhões em todo o mundo nas bilheterias e ganhou o Oscar de Melhor Filme e Melhor Ator em um Papel Principal. "Forrest Gump" ofereceu a um vasto público mais profundidade do que a maioria dos filmes, e a mensagem que ele transmitiu tocou os Estados Unidos e outros países.
"O Poderoso Chefão 2" tirou o máximo proveito de uma sequência
"O Poderoso Chefão II" é um raro exemplo de um filme de sequência feito corretamente. Esse filme é um clássico absoluto, dirigido por Francis Ford Coppola com um elenco de estrelas, incluindo Al Pacino e Robert De Niro. A Paramount Pictures imediatamente se interessou em criar uma sequência depois que "O Poderoso Chefão" foi um sucesso estrondoso.
A sequência foi consolidada como um dos melhores filmes de gângsteres da história e é até mesmo reconhecida pela Biblioteca do Congresso por sua precisão. Entretanto, nem mesmo Al Pacino tinha certeza de que "O Poderoso Chefão Parte II" seria um sucesso. Pouco antes das filmagens, seus advogados entraram em contato com Coppola, insatisfeitos com o roteiro. Ele o reescreveu, alterando-o em vinte e quatro horas para manter Pacino no elenco.
"Corra!" é um dos filmes mais bem-sucedidos dos últimos anos
"Corra!" é amplamente aclamado como um dos melhores filmes desta geração. Jordan Peele não apenas encontrou uma maneira de representar os afro-americanos e suas experiências, mas também realiza um trabalho arrepiante ao colocar o espectador no lugar deles.
Daniel Kaluuya interpreta Chris, um fotógrafo que visita a família de sua namorada branca e, desde o momento em que chega à propriedade, tudo parece estranho. O que inicialmente parece ser casualmente rude, com algumas risadas, rapidamente se transforma no pior pesadelo de qualquer pessoa. O roteiro de Peele mantém o público na ponta dos assentos com um filme de terror que expõe os verdadeiros horrores da sociedade americana.
"Titane" não é para os fracos de coração
O filme de ficção científica queer e body horror belga-francês de 2021, "Titane", que acompanha um serial killer que é engravidado por um Cadillac (sim, você leu certo), não é para todos, mas sua originalidade encantou a crítica e o público em todo o mundo.
Dirigido por Julia Ducournau e estrelado por Agathe Rousselle, "Titane" ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no 11º Prêmio Magritte.
"Creed: Nascido para Lutar" entregou o que o público queria
Provavelmente, muitas pessoas achavam que a franquia Rocky não precisava de outro filme, mas "Creed: Nascido para Lutar", de 2015, provou o contrário. De acordo com o Cinefix, o sétimo filme da franquia foi "uma cartilha de Hollywood sobre como passar a tocha" e é amplamente considerado o melhor filme desde o original de 1976.
Michael B. Jordan era um ator em ascensão quando assumiu o papel de Adonis Creed, que recorre a Rocky Balboa para provar seu valor. Esse filme não nos deu apenas outra versão de Rocky Balboa, mas sim um novo protagonista com seus próprios objetivos, além de revitalizar as cenas essenciais de Rocky para o século XXI.
"Todo Mundo Quase Morto" nos faz rir e chorar
Antes de "Chumbo Grosso", havia "Todo Mundo Quase Morto". A comédia de terror de 2004 foi outro original de Edgar Wright e Simon Pegg sobre um preguiçoso chamado Shaun que é forçado a crescer quando o apocalipse zumbi chega à sua cidade.
Pegg e Wright brilhantemente trouxeram o gênero zumbi de volta à vida e, em vez de apenas torná-lo um filme sangrento (que ainda tem muito), eles acrescentaram a mistura perfeita de drama e comédia também. Há muitos motivos para rir nesse filme, mas, quando você menos espera, há cenas que vão mexer com seu coração.
"Licorice Pizza" é uma obra doce e saborosa
Essa história de amadurecimento de 2021 é imperdível para o público de qualquer idade, especialmente se você for fã de "Lady Bird: A Hora de Voar", "Oitava Série"," Curtindo a Vida Adoidado" ou "Pequena Miss Sunshine". Dirigido por Paul Thomas Anderson e estrelado pela estrela do rock e atriz Alana Haim e Cooper Hoffman, esse queridinho do público indie conta como foi crescer em San Fernando Valley nos anos 1970.
"Licorice Pizza" ganhou o BAFTA de Melhor Filme Original.
O "Clube da Luta" não terminou como todos esperavam
Na época em que o "Clube da Luta" estreou, em 1999, foi considerado polêmico e recebeu respostas polarizadas dos críticos. Ainda assim, o filme resistiu ao teste do tempo e se tornou um clássico cult que sustenta o romance homônimo de 1996.
Edward Norton interpreta um trabalhador de colarinho branco que se vê envolvido com um vendedor de sabonetes interpretado por Brad Pitt. Os dois acabam formando um clube de luta clandestino que se torna mais do que o esperado pelo público. Esse filme deixou o público desconfortável e fez um excelente trabalho ao desviar o público do final com reviravoltas na trama.
"Ataque dos Cães" trouxe o poder
Essa versão de 2021 em formato de faroeste, dirigida por Jane Campion e estrelada por Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons e Kirsten Dunst, traz a crueza da fronteira e tece uma história empática e doce de um amor que floresce em circunstâncias imprevisíveis.
"Ataque dos Cães" foi um sucesso nas premiações, ganhando o Oscar de Melhor Direção, o Globo de Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante e o BAFTA de Melhor Filme.
"Os Incríveis" não é um filme típico da Disney
Pode ser desafiador incluir um filme da Disney nesta lista, mas "Os Incríveis", de 2004, realmente trouxe algo novo para o cenário. Este filme não segue o padrão típico dos filmes da Disney com princesas coloridas ou animais falantes.
Em vez disso, ele altera a forma como os super-heróis são percebidos, contribuindo para tornar "Os Incríveis" verdadeiramente incríveis, desde a animação computadorizada até o enredo.
"Whiplash: Em Busca da Perfeição" é inspiração em outro nível
O filme "Whiplash: Em Busca da Perfeição", de 2014, foi muito aclamado pela crítica e pelo público, e é fácil perceber por quê. Esse filme extremamente emocional mostra Miles Teller como o estudante de bateria de jazz Andrew Neiman e seu relacionamento com o instrutor abusivo Terence Fletcher, interpretado por J.K. Simmons.
Desde a música até a atuação impecável, o diretor Damien Chazelle fez um excelente trabalho ao fazer com que o público sentisse o filme em vez de vê-lo. Poderia ter sido apenas um filme sobre como ensinar as pessoas a nunca desanimarem de suas paixões, mas fez muito mais com belas tomadas e atuações impecáveis.
"King Richard: Criando Campeãs" é considerado um dos melhores trabalhos de Will Smith
Esse sucesso de bilheteria de 2021 documentou a infância das superpoderosas tenistas Venus e Serena Williams e mostrou como seu pai, Richard Williams, interpretado por Will Smith, as treinava.
Dirigido por Reinaldo Marcus Green, King Richard rendeu a Smith o prêmio de Melhor Ator e recebeu seis indicações na 94ª edição do Oscar.