20 Famosos Formados Em Cursos Que Você Jamais Imaginaria
Eles se formaram em cursos que você jamais imaginaria. Alguns conquistaram o diploma universitário antes da fama, enquanto outros tiveram que conciliar trabalho, estudos e até mesmo filhos. Isso mesmo! Temos aqui alguns exemplos de artistas que já eram reconhecidos profissionalmente e, mesmo assim, resolveram experimentar a vida acadêmica.
Conheça a seguir as celebridades que se dedicaram a uma faculdade em outra área que não música, dança ou artes cênicas. Você vai se surpreender com a formação inusitada de alguns!
Sandy
Você sabia que Sandy também tem diploma universitário? Isso mesmo! A cantora brasileira estudou Letras na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC - Campinas). Depois de oito semestre, ela concluiu essa etapa da sua vida aos 26 anos.
A formatura aconteceu no final de 2008. Ela justificou sua escolha pelo curso de Letras dizendo que ele beneficiaria seu trabalho como compositora. Sandy também já passou no vestibular de Psicologia pela mesma universidade, mas decidiu não ingressar devido à agenda atribulada.
Flávia Alessandra
Antes de se consolidar como uma das principais atrizes da Globo, Flávia Alessandra chegou a estudar dois cursos ao mesmo tempo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Comunicação Social e Direito. "Como eu não tinha essa garantia com a profissão de atriz eu fui fazer faculdade", disse durante sua participação no "Altas Horas".
Após cursar três anos de Comunicação Social, abandonou o curso e focou no Direito. A faculdade foi concluída e Flávia Alessandra chegou a tirar a carteira de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela ainda montou um escritório e atuou por alguns anos na profissão antes de abandonar em definitivo a carreira de advogada. "Graças a Deus fui contratada e até hoje vivo do que mais amo fazer, que é atriz", comentou.
Paolla Oliveira
Desde 2003, Paolla Oliveira possui o diploma da Universidade Cruzeiro do Sul, onde se formou em Fisioterapia. Antes de ganhar fama como atriz, ela ainda se especializou em Reeducação Postural Global e trabalhou em hospitais, um asilo e clínicas médicas. Quando questionada sobre a drástica mudança, ela tratou de ressaltar as semelhanças entre sua antiga e atual profissão.
"Todo mundo acha que não tem nada a ver ser fisioterapeuta com ser atriz, mas uma profissão é tão sensível quanto a outra. Eu acho que a coisa mais legal de ser atriz é conseguir modificar a vida de alguém, ou fazer aquela pessoa pensar em algo novo. E a fisioterapia tem isso, a gente está sempre conversando e trabalhando para conseguir modificar a vida do outro para melhor. Às vezes, a pessoa consegue se movimentar e falar. Quando há uma melhora de vida, o paciente te envolve naquela história e na gratidão", explicou a atriz ao "Gshow.
Tony Ramos
Tony Ramos é conhecido nacionalmente como um dos atores mais talentosos de todos os tempos. Há mais de 50 anos trabalhando como ator, ele coleciona diversos troféus e já atuou em grandes novelas como "Rainha da Sucata", “Passione”, "Laços de Família" e “A Lei do Amor”.
O que quase ninguém sabe é que ele também tem outra profissão. Tony Ramos é bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).
Ana Maria Braga
A apresentadora do "Mais Você" sonhava em fazer Medicina quando adolescente. Porém, sem dinheiro para bancar tal faculdade, ela acabou estudando Biologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), de São José do Rio Preto. Posteriormente, ela se especializou em zoologia por conta de seu amor pelos animais. A decisão de abandonar a carreira de bióloga veio quando ela recebeu a proposta da Band, em 1975. Era o começo de uma carreira consagrada de apresentadora.
Natalie Portman
A atriz de "Cisne Negro" e “Star Wars” já declarou publicamente que “prefere ser inteligente a ser uma estrela de cinema”. Foi por isso que ela decidiu abrir um espaço na sua agenda para estudar Psicologia pela Universidade de Harvard. O diploma foi conquistado em 2003, quando Natalie Portman já trabalhava como atriz. Ela também fez cursos na Universidade Hebraica de Jerusalém e é poliglota. A atriz fala inglês, hebraico, francês e japonês. Uau!
James Franco
Insatisfeito com a direção de sua carreira artística, James Franco se matriculou em Literatura Inglesa na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) em 2006. Ele chegou a abandonar a vida acadêmica por um período com o objetivo de se dedicar à carreira de ator, mas acabou retornando aos estudos posteriormente.
Após concluir o curso, o ator fez mestrado pela Universidade de Columbia na mesma área e em cinema pela Universidade de Nova York (NYU). Quer mais? Ele faz doutorado na Universidade Yale.
Natália do Valle
Natália do Valle se formou em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). À revista "Marie Claire", a atriz relembrou que pegava três ônibus para estudar e chegou a dar aulas de Geografia para ajudar a família durante um período de sua vida.
Mas seu lado artístico falou mais alto e ela logo começou a fazer um curso de teatro. E desde sua estreia na Globo em "Gabriela" (1975), Natália do Vale se tornou uma das atrizes mais requisitadas da casa.
Marcelo Tas
Difícil imaginar, mas Marcelo Tas é formado em Engenharia Civil pela escola politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Você sabia disso? O apresentador ainda é graduado em Rádio e TV pela Escola de Comunicação e Artes, também da USP. Em um bate-papo discontraído com jovens estudante, eles explicou a decisão de cursar duas falculdades.
"Entrei na engenharia em 1978 e, como muitos, tive dúvidas se estava no caminho certo. Ainda no primeiro ano da faculdade, li um jornal feito pelos alunos do 4º e 5º anos de engenharia. Era uma publicação anarquista, e fiquei com muita vontade de trabalhar com eles. Eu escrevia várias matérias e mandava para os caras. Eles nunca aceitavam, até que um dia quiseram publicar e virei meio que um mascote deles. No 3º ano da faculdade eu virei editor do jornal e resolvi que devia fazer comunicação também, por isso fui fazer rádio e TV, em 1980. Eu levei as duas faculdades adiante e terminei as duas, pois acho que é importante estar aberto para as oportunidades", disse.
Zezé Polessa
A atriz Zezé Polessa é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chegou a fazer residência em medicina social na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Durante sua participação no programa de Fátima Bernardes, ela disse que foi incentivada a ser médica pelo tio José Maria, já falecido. "Ele havia feito uma cirurgia na minha mãe e eu, aos nove anos, achei que ele tinha salvado ela. Então, se tornou o meu herói", contou.
A descoberta que queria ser atriz ocorreu no quarto ano de faculdade. "Foi ali que eu entendi que não queria mais fazer medicina e que queria ser atriz. Eu já participava de um grupo e estava encantada com essa possibilidade", comentou a atriz, que não se arrepende de ter concluído o curso de medicina.
Emma Watson
Emma Watson também tem formação acdêmica! Em 2014, a estrela da saga "Harry Potter" se formou em Literatura Inglesa pela Brown University, nos Estados Unidos. Foram cinco anos de muito estudo e dedicação! Na época da faculdade, ela já era atriz. Inclusive, surante a graduação, a jovem britânica participou de cinco filmes de Hollywood.
"Me diziam que seria impossível. Continuei dizendo que não me importava. É isso que eu quero, e a formatura, para mim, será realmente simbólica por conta de tudo isso. Estarei lá, farei uma enorme festa e ficarei muito bêbada", disse em entrevista à revista "Elle" próximo a sua formatura.
Steve Carell
O ator norte-
Hoje ele é um dos atores mais famosos do mundo, já tendo conquistado o Globo de Ouro em 2006 pelo seu trabalho na série "The Office". Também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2015 pelo papel que fez no filme "Foxcatcher".
Gerard Butler
Gerard Butler estudou Direito na Glasgow University. O escocês chegou a estagiar durante dois anos em uma importante firma de advocacia em Edimburgo, mas foi demitido por conta do seu problema com álcool. Foi então que ele decidiu mudar o rumo da sua vida e passou a se dedicar ao teatro.
Sua primeira peça foi "Coriolan", baseada na obra de William Shakespeare. Depois, ele conseguiu o seu primeiro papel no cinema no filme "Mrs. Brown" (1997). E não raou mais!
Mayim Bialik
A atriz é conhecida por seu papel como Amy Farrah Fowler, uma neurobióloga da série "The Big Bang Theory". Mas o que poucos sabem é que ela também é doutora em neurociência pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Ao contrário da maioria dos famosos desta lista, Mayim começou sua carreira de atriz antes de se formar.
Em 1993, Mayim optou por dar um tempo na carreira de atriz para se dedicar aos estudos. Ela foi aceita na Universidade de Yale e na Universidade de Harvard, mas escolheu cursar a UCLA.
Wagner Moura
Wagner Moura se formou em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, inclusive, chegou a trabalhar na área. Poucas pessoas sabem, mas o ator já foi repórter da atração "Michele Marie Entrevista", transmitido na TV Bahia (afiliada da Rede Globo). No programa, ela era responsável por entrevistar celebridades.
Porém, depois ele resolveu se dedicar à carreira de ator. Hoje é um dos artistas mais famosos do Brasil, já tendo atuado em grandes produções como "Tropa de Elite" e "Narcos".
Didi
Quem vê seu lado brincalhão, nem imagina que Renato Aragão é formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (FACDIR). Sim, ele é advogado desde 1961!
Na época, Didi Mocó já trabalhava na TV e nunca chegou a atuar como advogado. Mesmo assim, o humorista segue com seu registro ativo na OAB e, inclusive, se reuniu com os antigos colegas recentemente. "To aqui com a minha turma comemorando 57 anos de faculdade de direito. Aqui são ó: advogados, famosos, juristas, juízes, só eu que dei para palhaço! Mas eu não vou decepcionar essa turma!", brincou nas redes sociais.
Taís Araújo
Taís Araújo se formou em 2008 em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, depois de sete anos de estudo. "Era uma loucura por conta do trabalho. Em 'Da Cor do Pecado', por exemplo, tive que parar completamente. Com algumas outras novelas até dava pra conciliar por um tempo", disse a atriz em entrevista ao antigo "Ego". Apesar de todo o esforço para concluir o curso, ela não chegou a experimentar a profissão, pois optou por seguir carreira artística.
Além de atuar em novelas, Taís Araújo também atua como apresentadora na Rede Globo. Em 2018, por exemplo, ela assumiu o comando do reality musical "Popstar" no lugar de Fernanda Lima.
Rodrigo Faro
Rodrigo Faro começou sua carreira na televisão ainda pequeno ao participar de um comercial de leite. Quando criança, ele também foi apresentador do programa infantil "ZYB Bom", da TV Bandeirantes. Aos 19 anos integrou o conjunto musical Dominó. Foi nesta época que decidiu cursar Rádio e TV na USP, onde se formou. E até hoje ele segue na área que escolheu quando ainda era adolescente. Após 9 anos trabalhando como ator na Rede Globo, Faro foi contratado pela Rede Record, em 2008. Desde então, apresenta o principal programa de auditório da emissora.
Maria Fernanda Cândido
Antes de protagonizar novelas e séries, Maria Fernanda Cândido estudou Terapia Ocupacional na Universidade de São Paulo (USP). Embora nunca tenha exercido a profissão, ela ressalta que até hoje usa o que aprendeu na sala de aula. "A faculdade me ensinou sobre as angústias das pessoas, algo fundamental para quem atua", contou em entrevista à "Exame".
"Ter estudado com afinco mudou seu jeito de pensar. “Tive ótimos professores que me ajudaram a desenvolver um raciocínio mais maduro", comentou a artista, que ao deixar a faculdade resolveu investir na carreira de atriz.
Adriana Esteves
No ar em "Amor de Mãe", Adriana Esteves é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Ela começou os estudos ainda adolescente, antes de se firmar como uma das principais atrizes do país.
Hoje, aos 50 anos, a atriz acumula diversos papeis de sucesso na televisão, como "Pedra sobre Pedra" (1992), "A Indomada" (1997), "O Cravo e a Rosa" (2000), "Kubanacan" (2003), "Avenida Brasil" (2012) e "Segundo Sol" (2018).
Cláudia Abreu
Já Cláudia Abreu é formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) desde 2009. A artista teve a difícil tarefa de conciliar a maternidade, o trabalho e os estudos.
A atriz iniciou o curso aos 30 anos, quando estava grávida do seu terceiro filho, José Joaquim. Já com filhos e sem parar de atuar em novelas da Rede Globo, ela levou sete anos para conseguir cumprir toda grade do curso.
Rowan Atkinson
Antes de divertir o público com seu personagem marcante Mr. Bean, Rowan Atkinson estudou Engenheiro Eletricista. Ele se formou na Universidade de Newcastle em 1975 e em seguida iniciou um mestrado na Universidade de Oxford.
Foi durante a pós-graduação que ele criou o Mr. Bean - seu personagem cômico que todos agora conhecem e amam. Com o passar do tempo, seu amor pelos palcos foi ficando mais forte e ele resolveu deixar a Engenharia em segundo plano.
Caio Blat
O ator Caio Blat estudou Direito na USP (Universidade de São Paulo). O curioso é o que ele alega ter sido o motivo da sua entrada no mundo acadêmico.
"Fui fazer Direito na USP não somente pelo curso, porque nunca pensei em ser advogado, mas pela história do Largo de São Francisco, onde estudaram alguns de meus poetas preferidos como Castro Alves e Fagundes Varela", contou o ator em entrevista à "IstoÉ".
Gracyanne Barbosa
Algumas pessoas podem pensar que Gracyanne Barbosa cursou Educação Física por conta das suas redes sociais. Certo? Mas, na verdade, ela é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela terminou o curso em 2006, mas nunca chegou a exercer a profissão.
Gracyanne Barbosa foi até 2008 dançarina do grupo Tchakabum. Atualmente, ela faz sucesso nas redes sociais divulgando sua rotina de exercícios físicos e a rígida dieta que segue. No carnaval carioca, ela já foi rainha de bateria do Salgueiro, da Mangueira, da Vila Isabel e da Unidos da Tijuca.
Caco Ciocler
Caco Ciocler estudou Engenharia Química na USP até o último ano, mas acabou desistindo do curso e se formando em Artes Cênicas pela mesma Universidade. "Sempre fiz teatro, mas assumir que eu queria isso como profissão demorou um pouco. Eu entrei para a faculdade aos 17 anos, então tinha muita coisa na cabeça, muito medo", contou em entrevista ao programa "Mais Você", da Globo.
E a troca de curso deu certo! Desde sua estreia na TV, em 1996, Caco Ciocler já fez vários personagens de destaque, como o cafajeste Bento Coutinho da minissérie "A Muralha" e intelectual Ed Talbot da novela "América".
William Bonner
Você sabia que o editor-chefe e apresentador do "Jornal Nacional", William Bonner, não é formado em Jornalismo? Isso mesmo! Bonner é, na verdade, formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Ele concluiu sua formação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e chegou a exercer a profissão.
Bonner começou sua trajetória profissional como redator em agências publicitárias. Mas depois foi descoberto por um diretor da Rádio USP FM, onde trabalhou entre 1984 e 1986, quando foi contratado pela TV Bandeirantes. Bonner chegou à Globo menos de um ano depois. Na emissora carioca, começou no comando do "SPTV 3ª edição". Em seguida, foi convidado para apresentar o "Fantástico". Depois, passou pelo "Jornal Hoje" e chegou ao "Jornal Nacional", em 1996, onde está até hoje.
Gene Simmons (Kiss)
Vocalista, baixista e fundador da lendária banda de rock Kiss, Gene Simmons se formou em Educação no Richmond College. Com o diploma em mãos, ele deu aulas de inglês em uma escola hispânica no Harlem. O artista também trabalhou como assistente pessoal do editor das revistas "Vogue" e "Glamour". Só depois ele formou a banda Kiss e ganhou o apelido de "The Demon". Além de ser fluente em inglês, Simmons também fala alemão, húngaro, japonês e hebraico.
Hugh Laurie
O premiado ator e músico britânico, conhecido por seu trabalho na série "House" como Dr. Gregory House, entrou na Seldwyn College da Universidade de Cambridge "por uma questão de tradição familiar". Lá Hugh Laurie obteve um diploma em Arqueologia e Antropologia, com especialização em antropologia social. Mas o sucesso mundial veio através do seu trabalho como ator.
Pelo papel na série "House'’, Hugh Laurie chegou a ganhar mais de US$ 400 mil por episódio — e figura no "Guinness World Records" como o ator mais assistido da TV em 2012. O sucesso foi tanto que até hoje a série é lembrada pelos fãs do ator.
Jodie Foster
Com dezenas de filmes em seu currículo, Jodie Foster já ganhou dois Oscars e vários outros prêmios por sua carreira como atriz. O que pouca gente sabe é que ela frequentou a conceituada Universidade de Yale quando mais nova. Ela se formou em Literatura em 1985, com honra reconhecida pela universidade. Além de falar francês fluente e se dublar em filmes nessa língua, a brilhante atriz também fala alemão, italiano e espanhol.
Adam Sandler
Já o ator Adam Sandler frequentou a New York University, graduando-se em Belas Artes em 1991. Enquanto estava na NYU, Sandler era um artista regular em clubes e no campus. Após concluir o bacharelado, Sandler se dedicou ao trabalho de ator e logo surgiu a primeira oportunidade no cinema. Seu primeiro papel de destaque foi em "Going Overboard", lançado em 1989. Hoje, ele é um dos artistas mais famosos de Hollywood.
Loco Abreu
Com passagem por times brasileiros como Botafogo e Grêmio, o atacante uruguaio Loco Abreu é formado em Jornalismo e chegou a trabalhar no jornal "Serrano", na cidade de Minas, onde nasceu. Você sabia disso?
Porém, posteriormente, ele resolveu se dedicar ao futebol. Atualmente com 43 anos e atuando no Boston River, ele já avisou que pretende trabalhar como treinador quando se aposentar dos gramados, mas não descarta a carreira de jornalista.
Lisa Kudrow
A estrela de "Friends" se formou em Biologia no Vassar College, em Nova York, em 1985. O pai de Lisa Kudrow era um médico e pesquisador renomado. Antes de começar a atuar, Lisa planejava seguir os passos de seu pai e até chegou a atuar como pesquisadora na área médica.
Sua carreira como atriz começou quando ela se tornou membro de um grupo teatral chamado "The Groundlings". Seu primeiro grande papel televisivo foi a excêntrica garçonete Ursula Buffay, do seriado "Mad About You". Mas a fama internacional veio com a personagem Phoebe Buffay da série "Friends"
Dwayne Johnson
O ex-lutador profissional e ator Dwayne Johnson nasceu em Hayward, Califórnia, Estados Unidos. Ainda bem jovem, ele começou a jogar futebol americano na Escola Secundária Bethlehem's, uma das mais competitivas do país. Após receber vários convites e ofertas de bolsa de estudo de universidades americanas, ele acabou optando pela Universidade de Miami, onde se tornou membro da equipe de futebol americano. Porém, após sofrer uma lesão nas costas, Dwayne foi obrigado a deixar o esporte de lado. Mas isso não o impediu de seguir estudando. Em 1995, ele se formou em Ciência da Criminologia e da Fisiologia.
Ken Jeong
Você pode não acreditar, mas Ken Jeong é um médico de verdade. Sim, estamos falando do mesmo cara que você viu na comédia "Se Beber, Não Case!". Ele se formou em Medicina na Universidade da Carolina do Norte em 1995. Em seguida, ele completou sua residência de Medicina no Centro Médico Ochsner, em Nova Orleans, enquanto desenvolvia seu número de stand-up. Mas hoje Ken Jeong não pratica mais medicina. Ele decidiu se dedicar à atuação e, honestamente, achamos que ele fez a escolha certa.
Aziz Ansari
Aziz Ansari queria se tornar um empresário de sucesso. Por isso, ele resolveu estudar na NYU Stern School of Business. Entretanto, ainda durante o curso, ele acabou se apaixonando pela comédia. "Quando me formei, continuei praticando stand-up e nunca fiz nada com meu diploma. Conseguir um diploma de marketing na NYU foi uma maneira cara, mas fácil de encontrar um emprego de verdade enquanto descobria como fazer acontecer minha carreira de comediante", disse o ator.
Hoje, ele é conhecido por seus papéis como Tom Haverford na comédia da NBC "Parks and Recreation" e como Dev Shah em "Master of None", série que ele criou, escreveu e estrelou.
Arnold Schwarzenegger
A passagem de Arnold Schwarzenegger como governador da Califórnia pode não ser tão surpreendente quanto todos pensávamos. Há outros detalhes sobre sua vida que são ainda mais chocantes. A estrela de "O Exterminador do Futuro", por exemplo, obteve o título de Bacharel em Negócios Internacionais e Economia Internacional pela Universidade de Wisconsin no final de década de 70. Você sabia disso? Então podemos deduzir que seu cérebro é tão impressionante quanto seus enormes músculos.
John Legend
O cantor e compositor norte-americano John Legend se formou em Inglês com ênfase em Literatura afro-americana pela Universidade da Pensilvânia. Ele começou seus estudos aos 16 anos e acabou se formando em 1999. Enquanto estava na Universidade, Legend era conhecido por seu nome, John Stevens. Ele era membro da Counterparts, um grupo de jazz. Desde então, sua carreira decolou e inclusive ele já ganhou Emmy, Grammy e Oscar por suas canções.
Édson Celulari
O famoso ator Édson Celulari estudou Eletrônica no CTI – Colégio Técnico Industrial Profº Isaac Portal Roldan de Bauru. Depois mudou-se de Bauru para a capital São Paulo para estudar na EAD (Escola de Arte Dramática) da USP. É formado na turma de 1977.
Sua carreira televisiva se iniciou em 1978, com uma participação na novela "Salário Mínimo", na extinta Rede Tupi. No ano seguinte, atuaria em "Gaivotas" na mesma emissora. Atualmente, é um dos atores de maior destaque da televisão brasileira, tendo em seu currículo inúmeras novelas de sucesso na Rede Globo.
Marisa Orth
Nascida em São Paulo e famosa por ter interpretado a personagem Magda no programa "Sai de Baixo", a atriz Marisa Orth é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em interpretação pela Escola de Arte Dramática, a EAD-USP. E ela conseguiu cursar as duas faculdades ao mesmo tempo, uma pela manhã e a outra à noite. Isso que é foco! Depois de formada, ela optou por se dedicar ao Teatro, deixando seu diploma de psicóloga guardado.
Luciano Huck
Antes de se tornar um dos maiores apresentadores do Brasil, Luciano Huck chegou a estudar Direito na Universidade de São Paulo (USP). Porém, ele resolveu posteriormente seguir a carreira de jornalista.
Luciano Huck estreou na TV aos 23 anos com um quadro no programa de Otávio Mesquita. Em 1996, ele deu início ao "Programa H", na Band, emissora em que permaneceu até 1999. No mesmo ano, o apresentador acabou contratado pela Rede Globo, onde está até hoje no comando do programa "Caldeirão do Huck".