20 Famosos Que Nasceram Em São Paulo
A lista de personalidades que nasceram em São Paulo e hoje se destacam nacionalmente é enorme. Selecionamos aqui atores, apresentadores, cantores e jornalistas famosos no Brasil inteiro que são paulistanos.
Alguns nomes você provavelmente já esperava encontrar aqui, seja pelo sotaque ou pela forte identificação com a capital paulista. No entanto, é bem provável que você se surpreenda com outros nomes da nossa lista. Você sabia, por exemplo, que a atriz Paolla Oliveira cresceu no bairro da Penha, na Zona Leste de São Paulo?
Lilia Cabral
Algumas pessoas podem até pensar que Lilia Cabral nasceu no Rio de Janeiro por conta da sua longa trajetória na Rede Globo. No entanto, a atriz é paulistana e foi criada no bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. Aliás, antes da fama, ela chegou a dar aulas de educação artística nos colégios Renascença e Rainha da Paz. Para quem não sabe, Lilia Cabral é formada na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo.
Seu primeiro trabalho na Rede Globo foi em "Corpo a Corpo", de 1984. Porém, sua estreia na televisão foi na Bandeirantes, quatro anos antes, na novela "Os Imigrantes", de Benedito Ruy Barbosa.
Luana Piovani
Luana Piovani também poderia passar por carioca, mas, na verdade, ela nasceu em São Paulo. Ainda criança, passou a morar no interior do estado, na cidade de Jaboticabal, onde permaneceu por dez anos. No início da adolescência, mudou-se para São Bernardo do Campo.
Nos anos 90, Luana voltou a morar em São Paulo e começou sua carreira nas passarelas. E com o sucesso como modelo, acabou sendo convidada para participar da minissérie "Sex Appeal", da Globo, em 1993. Desde então, atuou outras produções como "Quatro por Quatro" (1994), "Labirinto" (1998) e "Suave Veneno" (1999), entre outras. Desde 2019, a atriz mora e trabalha em Portugal. Lá ela vive com os três filhos, Dom, Liz e Bem.
Maitê Proença
A atriz a apresentadora Maitê Proença nasceu em São Paulo, mas foi criada em Campinas, cidade bem próxima da capital. A artista também viveu um período em Paris, na França, antes de se tornar famosa. Hoje, Maitê mora em Copacabana, no Rio de Janeiro, no famoso Edifício Chopin, localizado na Avenida Atlântica, ao lado do Copacabana Palace.
Além de Maitê Proença, outros famosos são donos de imóveis no Chopin, como a socialite e jornalista Narcisa Tamborindeguy e o cantor Gilberto Gil.
Fábio Assunção
O ator Fábio Assunção nasceu em São Paulo no tradicionalíssimo bairro da Vila Mariana, na Zona Sul da cidade. Antes de se tornar um dos galãs da TV brasileira, ele chegou a cursar Publicidade. No entanto, ao se deparar com um anúncio de um curso de teatro na Fundação das Artes, em São Caetano do Sul, ele resolveu trocar de área, começando, então, sua carreira de ator.
A mudança para o Rio de Janeiro aconteceu bem no início dos anos 1990, quando começou a trilhar uma carreira de sucesso na TV Globo. Na emissora carioca, ganhou fama já na primeira novela, "Meu Bem Meu Mal". Desde então, é um dos principais nomes da dramaturgia, tendo atuado em sucessos como “Vamp” (1991), "O Rei do Gado" (1996), "Por Amor" (1997), na minissérie “Os Maias” (2001), "Celebridade" (2003) e “Paraíso Tropical” (2007).
Laura Cardoso
Laura Cardoso nasceu em 13 de setembro de 1927 em São Paulo, na Bela Vista, conhecido como "Bairro do Bixiga". Apesar de estar sempre no Rio de Janeiro por conta do seu vínculo com a Rede Globo, a atriz segue até hoje morando oficialmente na capital paulista. Há mais de 40 anos, a premiada atriz vive no bairro de Perdizes, no mesmo prédio em que vivem as filhas Fátima e Fernanda.
Quando está gravando no Rio, Laura Cardoso fica hospedada em um hotel no bairro de Ipanema. A atriz trabalha em projetos da Rede Globo há mais de 40 anos - antes, foi uma das estrelas da extinta TV Tupi.
Rita Lee
Conhecida como rainha do rock brasileiro, Rita Lee nasceu em 31 de dezembro de 1947, no bairro Vila Mariana, em São Paulo. A cantora cresceu em um casarão da década de 20 na rua Joaquim Távora. Aos 19 anos, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, a paulistana lançou a banda Os Mutantes. Nesta mesma época casou-se com Arnaldo e mudou de bairro.
Mas Rita Lee não demorou para voltar. Já separada de seu primeiro marido, ela foi viver em um sobrado na rua Pelotas, tendo depois morado ainda na rua Eça de Queirós. Atualmente, a cantora mora em um sítio da família, com o atual marido, Roberto de Carvalho, no interior de São Paulo.
Christiane Torloni
Christiane Torloni nasceu na cidade de São Paulo no dia 18 de fevereiro de 1957. Aos 12 anos, iniciou a carreira artística encenando uma princesa no "Teatrinho Trol", da Rede Tupi, que ficava localizada no bairro paulistano do Sumaré. Hoje, a atriz vive no Rio de Janeiro e é uma das maiores personalidades da televisão brasileira.
Sua estreia na Globo foi em um episódio de "Caso Especial" aos 18 anos. Desde então, não parou mais. Christiane Torloni tem no currículo trabalhos como "Gina" (1978), "A Gata Comeu" (1985), remake de "Selva de Pedra" (1986), "A Viagem" (1994), "Caminho das Índias" (2009), "Mulheres Apaixonadas" (2003), "América" (2005) e "Fina Estampa" (2011), entre outras novelas, seriados e minisséries.
Bianca Rinaldi
Bianca Rinaldi também nasceu em São Paulo. Ela cresceu brincando nas ruas da Vila Sônia, na Zona Oeste da cidade. Poucos sabem, mas ela foi atleta de ginástica artística durante sua infância, competindo pelo Clube Paineiras do Morumby. No entanto, acabou mudando de ramo. Bianca entrou para o meio artístico aos 15 anos trabalhando como paquita. Após a renovação do time de assistentes de palco de Xuxa, ela resolveu investir na carreira de atriz, tendo em seguida participado de "Cara & Coroa", "Explode Coração" e "Malhação".
Em 1998, mudou de emissora para fazer a vilã Andréa na novela “Chiquititas”, do SBT. Sua primeira protagonista veio em 2001, na novela “Pícara Sonhadora”. Mas o período de maior sucesso de sua carreira foi na Record, onde foi a protagonista do remake "Escrava Isaura" (2004) e fez outros trabalhos de destaque. Voltou a trabalhar na Globo em 2014, quando atuou na novela “Em Família” e posteriormente em "Malhação: Vidas Brasileiras" (2018). Em 2022, foi contratada pelo SBT para atuar na novela "A Infância de Romeu e Julieta".
Alessandra Negrini
Embora tenha passado a sua infância e adolescência na cidade de Santos, Alessandra Negrini nasceu em São Paulo e tem uma forte ligação com a capital. A atriz é torcedora do Corinthians e se tornou rainha do bloco Acadêmicos do Baixa Augusta nos últimos anos. No entanto, desde muito nova, ela se divide entre São Paulo e Rio de Janeiro por conta da profissão de atriz,
Alessandra Negrini entrou para a Oficina de Atores da Globo aos 23 anos. Foi contratada em 1993 e no mesmo ano fez a novela "Olho no Olho". No entanto, o grande sucesso veio dois anos depois, quando fez a minissérie "Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados". Recentemente Alessandra Negrini voltou a morar no Rio por causa das gravações de "Travessia".
Susana Vieira
Uma das principais atrizes brasileiras de sua geração, Susana Vieira nasceu na capital paulista em 23 de agosto de 1942. Como acontece com famílias de diplomatas, Susana viveu em vários países durante sua infância, como Montevidéu, Buenos Aires e Londres. Aliás, foi na capital da Argentina que ela começou a estudar balé. De volta ao Brasil, dançou no Teatro Municipal de São Paulo, e em 1962 passou a integrar o corpo de baile da TV Tupi. Por lá, iniciou a carreira em novelas.
A primeira novela de Susana Vieira na Globo foi "Pigmalião 70". E desde então não parou mais. Em 1976, Susana fez seu primeiro papel como protagonista de telenovela, em “Anjo Mau”. Hoje acumula diversos papeis de destaque e é um dos principais nomes da emissora carioca.
Fernanda Souza
Fernanda Souza nasceu no dia 18 de junho de 1984, na zona leste de São Paulo. A artista foi criada num condomínio da Vila Matilde. Nos anos 90, aos 12 anos, passou a morar na Argentina por conta das gravações da versão brasileira de "Chiquititas", que foi ao ar pelo SBT. Na novelinha, ela interpretava a órfã Mili.
Depois disso, passou a morar no Rio de Janeiro. Em 1999, ela foi contratada pela Rede Globo. A primeira novela que a atriz atuou na emissora carioca foi "Andando nas Nuvens" (1999). Nos últimos anos, Fernanda Souza voltou a morar em São Paulo e atualmente apresenta o "Iron Chef: Brasil", um reality show brasileiro produzido e exibido pela Netflix.
Marcos Mion
O sotaque entrega! O apresentador Marcos Mion nasceu em 20 de junho de 1979, também na cidade de São Paulo. Ele é formado em Comunicação Social pela PUC. Começou a trabalhar em televisão em 1999, no seriado "Sandy & Junior", da Globo, mas fez fama na MTV nos anos 2000, apresentando programas de sucesso como "Piores Clipes do Mundo", "Descarga MTV" e "Quinta Categoria".
Depois, Mion teve breve passagem pela Band em 2002, com o programa "Descontrole". Assinou contrato posteriormente com a Record, passando a comandar o humorístico "Legendários". Também assumiu os reality shows "Ídolos", em 2012, e "A Fazenda", a partir de 2018. Em março de 2022, foi anunciado pela Rede Globo e agora comanda o "Caldeirão com Mion".
Rodrigo Lombardi
Filho de uma dona de casa e um vendedor de roupas, Rodrigo Lombardi nasceu em São Paulo em 15 de outubro de 1976. Durante seus primeiros anos de vida, viveu com a família altos e baixos financeiros. Ainda adolescente, mudou-se do bairro nobre de Higienópolis, em São Paulo, para um sítio em Juquitiba, no interior. Nessa época, sonhava em ser jogador de vôlei e chegou a morar nos Estados Unidos para estudar inglês e competir.
No entanto, Rodrigo acabou seguindo a carreira artística. Teve algumas passagens por diferentes emissoras, mas alcançou a fama mesmo com seu trabalho em "Caminho das Índias", de 2009, novela na qual ele interpretou Raj, seu primeiro protagonista.
Marcos Caruso
O ator Marcos Caruso nasceu em São Paulo, em 22 de fevereiro de 1952. Hoje, ele se divide entre seu apartamento em Higienópolis e outro mantido no Leblon, no Rio de Janeiro, onde ele fica mais perto da Rede Globo.
Marcos Caruso estreou nas telinhas em 1978 como Marcolino, personagem da novela "Aritana", pela extinta TV Tupi. Seu primeiro trabalho na Globo foi em 2011, com uma participação na minissérie "Presença de Anita", de Manoel Carlos. De lá para cá, se destacou em novelas como "Mulheres Apaixonadas" (2003), "Páginas da Vida" (2006), "Avenida Brasil" (2012) e "Pega Pega" (2017).
Tiago Leifert
O apresentador e jornalista Tiago Leifert nasceu em São Paulo no dia 22 de maio de 1980. No início da vida adulta, se mudou para os Estados Unidos para estudar Jornalismo e Psicologia pela University of Miami.
Sua carreira no Brasil começou em 2004 na Vanguarda, filiada da Rede Globo no interior de São Paulo. Chegou ao SportTV, em 2006. Após revolucionar o Globo Esporte SP, foi anunciado em 2012 como apresentador do "The Voice", iniciando assim sua trajetória no entretenimento. Em 2017, se tornou apresentador do "Big Brother Brasil". Durante o tempo em que comandou o reality show, chegou a fixar residência no Rio de Janeiro. No entanto, após encerrar seu contrato com a emissora em novembro de 2021, Tiago Leifert deixou o Rio de Janeiro para voltar a morar de vez em São Paulo com a família.
Paolla Oliveira
Apesar de morar há muitos anos no Rio de Janeiro por conta do trabalho na Globo, Paolla Oliveira é nascida e criada na capital paulista. A artista cresceu brincando de bola, empinando pipa e andando de bicicleta pelas ruas da Penha, na Zona Leste da cidade. Pouca gente sabe, mas ela se formou em Fisioterapia pela Universidade Cruzeiro do Sul e se especializou em Reeducação Postural Global (RPG) antes de entrar para o meio artístico.
Em 1998, Paolla começou a carreira aos 16 anos, como assistente de palco de Celso Portiolli nos programas "Passa ou Repassa" e "Curtindo uma Viagem", onde ficou por quatro anos. Hoje, é um dos principais nomes da dramaturgia da Rede Globo e mora na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio
Carla Diaz
A atriz e ex-BBB Carla Diaz nasceu em 28 de novembro de 1990, em São Paulo. Nas novelas, a atriz estreou com apenas quatro anos em "Éramos Seis", do SBT. Com seis anos, foi morar na Argentina para gravar "Chiquititas". Quando voltou ao Brasil, uns três anos depois, já foi morar no Rio de Janeiro. Na época, ela havia sido contratada pela Globo para atuar em "Laços de Família".
Hoje, se divide entre Rio e São Paulo. Em 2021, a atriz alugou um apartamento de luxo, em um dos bairros mais nobres de São Paulo, o Jardins.
Elizabeth Savalla
A atriz Elizabeth Savala nasceu em São Paulo em 23 de novembro de 1954. No início dos anos 70, a paulistana matriculou-se na renomada Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Enquanto ainda estudava, foi convidada a realizar testes para a televisão e chamou atenção por seu talento. Estreou em 1974 no teleatro "A Casa Fechada" (1974), na TV Cultura.
Já a sua estreia na Globo foi em 1975, aos 21 anos, vivendo a rebelde Malvina na novela "Gabriela". De lá pra cá, fez várias outras novelas, como "O Grito" (1975), "Estúpido Cupido" (1976), "Pai Herói" (1979), "Plumas e Paetês" (1980), "Chocolate com Pimenta" (2003), "Alma Gêmea" (2005).
Alice Braga
Alice Braga nasceu na capital paulista em 15 de abril de 1983. Ela chegou a estudar Comunicação das Artes do Corpo na PUC, em Perdizes, mas acabou desistindo do curso para se dedicar à carreira de atriz. Seu primeiro trabalho foi um curta-metragem: "Trampolim" (1998). Mas o sucesso veio quatro anos depois, quando atuou em "Cidade de Deus". Alice ainda esteve em "Cidade Baixa (2005) antes de iniciar sua carreira internacional.
Lá fora, atuou em filmes como "Eu Sou a Lenda" (2007), "Ensaio Sobre a Cegueira" (2008), "Repo Men: O Resgate de Órgãos" (2010), "Elysium" (2013) e "A Cabana" (2017). Embora tenha nascido em São Paulo, Alice diz que tem hoje "quatro casas", principalmente por conta do trabalho. "Considero Nova York e São Paulo as minhas casas. Para Los Angeles e Rio, também vou sempre. Eu meio que moro em quatro lugares ao mesmo tempo", disse a artista ao "UOL".
Dan Stulbach
Torcedor fanático do Corinthians, Dan Stulbach nasceu em São Paulo em 26 de setembro de 1969. Antes da fama, participou de diversos grupos de teatro na capital paulista, como ator e como diretor.
O início na televisão foi em uma participação na novela "O Rei do Gado" (1996), exibida na TV Globo. Mas o ator só viu sua carreira alavancar de vez quando atuou em "Mulheres Apaixonadas" (2003).