Curiosidades sobre a atriz Bruna Linzmeyer
Nascida no interior de Santa Catarina. Bruna Linzmeyer iniciou sua trajetória como modelo aos 15 anos e atualmente é uma das atrizes mais requisitadas da Rede Globo. Mas não é só o seu talento que chama atenção dos fãs.
Bruna Linzmeyer também é um nome fortíssimo quando o assunto é representatividade. Em suas entrevistas e nas redes sociais, a artista faz questão de se posicionar abertamente sobre questões LGBTQ+, apoiando os direitos do movimento. Confia a seguir um pouco mais sobre a trajetória profissional e detalhes sobre sua vida pessoal.
Suas origens
Bruna Linzmeyer nasceu em Corupá, um município com cerca de 15 mil habitantes no interior de Santa Catarina, no dia 11 de novembro de 1992. Mas ainda criança, ela já demostrava vontade de ganhar o mundo.
"Quando eu tinha uns 11 anos queria viajar, fazer alguma coisa diferente. Enfim, descobrir o que eu queria fazer. Desde cedo preparava os meus pais dizendo que eu queria ir para outro lugar", disse a artista em entrevista ao jornal "Zero Hora".
A sua cidade
Embora tenha deixado sua cidade bastante jovem, a atriz faz questão de manter o vínculo com suas origens. Nas redes sociais, Bruna costuma postar fotos segurando galinhas, colhendo na horta e mergulhando na cachoeira quando visita a cidade onde nasceu.
"Vou sempre a Corupá. E às vezes a Floripa, ver meus amigos. O que mais sinto falta é de Corupá, da energia que tem aquele pequeno vale, das cachoeiras, da segurança, da casa em que cresci, da minha família e do strudel que só tem no Sul (risos)", disse a atriz.
Começo como modelo
A catarinense Bruna Linzmeyer chamou atenção do grande público pela primeira vez ao participar do concurso "Garota Verão", da RBS TV (emissora afiliada à Rede Globo no sul do país). Ela desfilou das edições de 2008 e 2009 representando Corupá, sua cidade natal.
Com apenas 1,61 de altura, Bruna Linzmeyer foi uma das finalistas do concurso. Desde então, resolveu investir de vez na carreira artística e o primeiro passo foi se mudar para São Paulo.
Mudança para São Paulo
Aos 16 anos, Bruna Linzmeyer deixou a sua família em Santa Catarina e foi viver em São Paulo, com o objetivo de tentar a sorte como modelo e estudar atuação. Lá, passou a morar com uma amiga e ingressou no curso de teatro da Globe Company.
No ano seguinte, Bruna teve a chance de fazer seu primeiro teste para trabalhar na TV Globo como atriz, sendo convidada em seguida pelo diretor Luiz Fernando Carvalho para atuar na minissérie "Afinal, o que Querem as Mulheres?". Foi então que ela fez seu primeiro trabalho na Rede Globo.
Romance com Michel Melamed
Na minissérie "Afinal, o que Querem as Mulheres?", Bruna Linzmeyer deu vida à personagem russa Tatiana Dovichenko, uma lolita russa que se apaixonava pelo protagonista André (Michel Melamed). Curiosamente, os dois atores acabaram se apaixonando durante as gravações e o romance foi além das telinhas.
O namoro de Bruna Linzmeyer e Michel Melamed durou cerca de quatro anos, chegando ao fim em meados de 2015. Atualmente, os dois continuam amigos.
Transformação
Pouco depois do fim das gravações de "Afinal, o que Querem as Mulheres?", Bruna passou a ser considerada uma das grandes apostas da Rede Globo e logo voltou a atuar em uma novela da emissora. Em 2001, a atriz mudou o visual para interpretar a estudante Leila Machado na novela "Insensato Coração", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
No começo da trama das nove, sua personagem ainda tinha cabelos avermelhados. Já na segunda fase do folhetim, a jovem voltou totalmente repaginada, com as madeixas mais curtas e escuras.
Cenas ousadas na TV
Depois de "Insensato Coração", Bruna Linzmeyer emendou diversos trabalhos na TV Globo. Em 2012, participou da série "As Brasileiras", dirigida por Daniel Filho, protagonizando o episódio "A Vidente de Diamantina". No mesmo ano, a catarinense interpretou a dançarina e prostituta Anabela no remake "Gabriela".
Em entrevista à "Contigo!", a atriz confessou que chegou a travar em algumas cenas ousadas e de nu durante as gravações de "Gabriela". Na época, Bruna tinha 19 anos, mas já mostrava bastante maturidade diante das câmeras.
Personagem marcante
Já em 2013, a atriz teve grande destaque ao interpretar a autista Linda em "Amor à Vida". O convite para atuar na novela veio do autor Walcyr Carrasco e do diretor-geral da novela, Mauro Mendonça Filho, dupla com a qual a atriz já havia trabalhado em “Gabriela”.
Em algumas entrevistas, a atriz revelou que estudou durante nove meses para compor a menina especial que comoveu o público. Aliás, sua atuação rendeu indicação ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Prêmio Contigo de Televisão de 2013.
A primeira protagonista
A primeira protagonista da atriz veio logo em 2014, quando atuou na novela "Meu Pedacinho de Chão". Na produção, exibida na faixa das 18h, Bruna interpretou a doce professora Juliana. Um fato curioso é que a atriz apareceu em cena com os cabelos cor-de-rosa.
"Meu Pedacinho de Chão" foi um marco artístico em sua carreira. Na época, a novela foi bastante elogiada pelo cenário lúdico, figurinos ricos em detalhes e personagens inspiradores. Além disso, a atriz teve sua atuação exaltada pela crítica e pelo público. O papel, inclusive, lhe rendeu indicações aos prêmios F5, da "Folha de S.Paulo", e Melhores do Ano, da Rede Globo.
Bruna Linzmeyer surge repaginada novamente
Depois de ser bastante elogiada por sua atuação em "Meu Pedacinho de Chão", Bruna Linzmeyer logo voltou às telinhas. Em 2015, ela viveu a moderninha Belisa em "A Regra do Jogo", novela exibida no horário nobre da programação da Globo. E novamente a atriz apareceu com um novo visual, desta vez com os fios platinados.
Ao final da trama, a atriz finalmente conseguiu uma pausa para descansar, retornando às gravações nos estúdios da Globo em 2017, quando interpretou a ciumenta Cibele em "A Força do Querer", da autora Gloria Perez.
Já tem novela confirmada
A última novela de Bruna Linzmeyer foi "Sétimo Guardião". Mas ela já tem data para voltar às telinhas. Isso porque a atriz está escalada para o remake de "Pantanal" como Madeleine, papel que foi de Yngra Liberato na novela exibida pela Manchete em 1990.
Na primeira fase da trama, Bruna será par romântico de Renato Góes. O ator está escalado para interpretar José Leoncio, que foi vivido por Paulo Gorgulho na fase jovem do personagem na versão original. Na fase madura, o personagem será interpretado por Marcos Palmeira.
Mais uma mudança de visual
Recentemente, Bruna deu um spoiler de como será o visual da sua personagem. "Eis o corte de cabelo novo que vocês tanto repararam. Simmmm, já é pra personagem nova de Pantanal", afirmou Bruna. Em outras fotos, a atriz também aparece com o cabelo cacheado, mas loira.
As gravações de "Pantanal" já começaram, com algumas cenas no interior do Mato Grosso do Sul. No entanto, o remake produzido pela Globo ainda não tem data de estreia confirmada.
Namorada de Bruna Linzmeyer
Atualmente, Bruna Linzmeyer namora a DJ e artista visual Marta Lopes, conhecida como Marta Supernova. As duas assumiram o namoro publicamente em abril de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, e seguem juntas.
Aliás, Bruna se tornou nos últimos anos uma voz importante para a comunidade LGBTQIAP+. Em suas redes sociais, a atriz acolhe, encoraja e, sobretudo, colabora na construção do que chama de "cultura sapatão". "Não existe necessidade de baixar a cabeça para homem. Ser sapatão é uma identidade, um pertencimento emocional, um lugar no mundo que atravessa a minha experiência", disse a atriz ao Segundo Caderno do jornal "O Globo".
Outros relacionamentos
A atriz Bruna Linzmeyer também já namorou com Kity Féo, vinte anos mais velha do que ela. As duas ficaram juntas por pouco mais de um ano. A cineasta foi a primeira namorada da atriz depois que ela terminou o casamento com o ator Michel Melamed em 2015.
Já em 2017, a atriz começou um relacionamento com a artista plástica Priscila Visman (foto), de quem se separou em outubro de 2019.
Ativista
Homossexual assumida, Bruna Linzmeyer aborda sua orientação sexual com muita naturalidade. Além disso, é ativista na defesa dos direito dos direitos LGBTQ+, sempre falando abertamente sobre o assunto.
"Quando me descobri sapatão, quando descobri esse mundo dentro e fora de mim, foi uma farra. Fez sentido. A primeira vez que namorei uma mulher foi em 2015. Mas já vinha de antes", explicou ela, em entrevista publicada no Segundo Caderno do jornal "O Globo".
Ataques homofóbicos
Quando decidiu assumir publicamente sua orientação sexual, Bruna virou alvo de ataques homofóbicos nas redes sociais. A atriz também chegou a perder trabalho depois de assumir seu primeiro relacionamento amoroso com uma mulher. No entanto, isso não fez com que ela deixasse de tratar o assunto.
"Perdi trabalhos de publicidade, mas não me importo. Fiz uma escolha", revelou. "É um ato político. Aceito estar na caixinha, se isso é importante para a luta contra a homofobia”, completou a atriz em entrevista à "Marie Claire".
Trajetória no cinema
Bruna Linzmeyer não tem uma carreira consolidada apenas na televisão. A atriz também acumula quase 20 filmes, com destaque para "Autorretrato" (2014), "O Amuleto" (2015), "Alice & Só" (2020), "Doberman" (2021), "Escândalo" (2021) e "Medusa" (2021).
Já sua estreia nas telonas aconteceu em 2013, ao lado do prestigiado ator Rodrigo Santoro em "Rio, Eu Te Amo". Além disso, Bruna também esteve no teatro com montagens como "Seewatchlook".
Não pretende ter filhos
Aos 28 anos, Bruna Linzmeyer namora atualmente a produtora musical Marta Supernova, mas não pensa em se casar. A atriz também já revelou em algumas entrevistas que não deseja ter filhos.
"Não penso e nunca tive vontade, isso é algo que carrego comigo desde que sou nova. Casar é algo que eu também não queria, mas entendi que o que eu não gostava era a instituição e como ela dita a forma que a mulher deve ser dentro de um relacionamento. Mas filhos eu não quero. Adoro crianças, e vou aproveitar muito para brincar com os filhos das minhas amigas, só que ter os meus, não quero“, disse a atriz em conversa com a revista "Marie Claire".
A casa de Bruna Linzmeyer
Os fãs já puderam conhecer alguns detalhes do apartamento de Bruna Linzmeyer na Zona Sul do Rio de Janeiro por conta de uma entrevista concedida pela atriz à revista "Casa Vogue". E o que mais chamou atenção foi a decoração, cheia de itens extremamente desgastados, canos expostos, livros no chão, paredes esburacadas.
Aliás, o estilo "simples" escolhido pela atriz para a decoração de sua casa chegou a virar meme nas redes sociais.
Debate sobre depilação
Bruna Linzmeyer também já levantou debate sobre os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade. Em seu Twitter, a atriz questionou a forma como as pessoas enxergam a falta de depilação nas mulheres. "É curioso que, quando a gente fala de depilação, as críticas que vêm automaticamente são: é feio e/ou é sujo", escreveu a atriz, que já posou em algumas fotos exibindo pelos em suas axilas.
"Ter liberdade e autoestima pra não ficar refém da depilação e, ao mesmo tempo, depilar em algum momento por alguma razão. Tudo isso porque você quer, e não porque é feio, sujo, inadequado ou que quer outra pressão social que não faz o menor sentido. O importante mesmo, fofinhas, é que vocês se sintam bem", finalizou.