Famosos Que Não Terminaram a Escola e o Motivo
Na maioria dos casos, estudar é fundamental para conseguir um bom emprego e conquistar reconhecimento profissional. Mas há quem consiga alcançar o sucesso mesmo sem terminar o ensino médio.
Você ficará surpreso em saber que grandes celebridades do Brasil e do mundo não chegaram a terminar a escola. Enquanto alguns destes famosos tiveram que deixar os estudos de lado para ajudar a família no sustento da casa, outros resolveram investir na carreira artística.
Paulo Gustavo
O ator e comediante brasileiro Paulo Gustavo parou de estudar na sexta série do ensino fundamental (atual 7º ano). No entanto, ele concluiu a fase em um supletivo posteriormente. Mesmo não seguindo o caminho tradicional, ele conseguiu alcançar o sucesso profissional.
Em 2005, quando se formou em artes cênicas na prestigiada Casa das Artes de Laranjeiras, ele já atuava nos palcos do Rio de Janeiro com a peça "O Surto". Em 2006, estreou o espetáculo "Minha Mãe É Uma Peça", que ganhou uma adaptação para o cinema mais tarde e se tornou um sucesso de bilheteria. Sua estreia na televisão aconteceu em 2007, quando atuou como o delegado Lupicínio no "Sítio do Picapau Amarelo", na Globo. Hoje, é um dos artistas mais bem-sucedidos do Brasil.
Ludmilla
Ludmilla começou sua carreira artística bem nova. Ainda adolescente, a cantora ficou conhecida por causa da música "Fala Mal de Mim" e começou a fazer shows por todo o Brasil. Tanto sucesso fez com que ela não concluísse os estudos.
Segundo a artista brasileira, ela não conseguiu mais frequentar a escola por conta da fama. “Ficava muito difícil estudar, pois os fãs ficavam ao meu redor, fazendo alvoroço e atrapalhando a aula”, disse ela à revista "Superfã Funk".
Felipe Titto
Além de ser um ator famoso, Felipe Titto é hoje um empreendedor de sucesso com negócios em diferentes ramos. O que pouca gente sabe é que ele abandonou os estudos na sétima série. Apesar de tudo que conquistou, ele acredita que os mais jovens não devem seguir seu exemplo.
Em entrevista ao "Extra", ele também revelou que ainda pretende terminar o ensino médio. "Não vou dizer que o que eu fiz (abandonar a escola) é exemplo, mas não tive outra escolha, e, graças a Deus, deu certo, mas poderia ter sido um fiasco. Muita gente fala 'mas você não fez faculdade…', e eu respondo: ‘mas todo mundo que trabalha para mim fez. Estou blindado por superprofissionais. Ainda quero fazer um supletivo e faculdade de Moda um dia", comentou.
Nego do Borel
O cantor Nego do Borel revelou durante uma participação no programa "Encontro com Fátima Bernardes", exibido na Globo, que deixou de frequentar a escola ainda no ensino fundamental para trabalhar.
"Foi a necessidade", disse ele. "Lá na minha casa eu precisei trabalhar para ajudar minha família. Comecei a rodar em uma van lá na Tijuca. Me fez muita falta", revelou o polêmico funkeiro, que teve uma infância bastante humilde.
Zé Felipe
Parece que o sertanejo Zé Felipe também abandonou a escola. Quem fez a revelação foi o pai do jovem, o cantor Leonardo. Segundo o artista, seu filho abandonou a escola com 14 anos para ficar "arranhando violão e correndo atrás de quenga".
"Com 14 anos tinha que saber seu nome, né? Ele ia para o colégio e ficava trancado no banheiro. Todo santo dia a Poliana ia no colégio. Teve um dia que ele falou: 'pai, não vou mais no colégio'", revelou Leonardo. "Só se eu arrastasse ele para a escola. Não adianta, na sala ele ia atrapalhar o povo. Saiu da escola e ficou me atentando o dia inteiro em casa. Ficou arranhando violão aí e correndo atrás de quenga", completou.
Zeca Pagodinho
Atualmente conhecido como Zeca Pagodinho, Jessé Gomes da Silva Filho também não era fã da escola. O cantor e compositor brasileiro abandonou os estudos na quarta série primária. Depois, foi feirante, camelô, contínuo, anotador do jogo do bicho. Por volta dos 18 anos, passou a circular pelas rodas de samba dos subúrbios.
Já nos anos 80, Zeca Pagodinho passou a fazer pequenos shows e teve músicas gravadas por grandes nomes da música. Em 1986, veio o primeiro disco, grande sucesso de crítica e vendas. Aos 62 anos, já gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba.
Gusttavo Lima
Gusttavo Lima também teve uma infância bastante simples e deixou a escola para ajudar a família. Anos mais tarde, já com a carreira consolidada, o sertanejo resolveu fazer supletivo e ainda cursar faculdade à distância.
"Eu estudei só até a sétima série. Eu tive que sair de casa e tive que procurar um rumo da minha vida pra ajudar meu pai e minha mãe. E ano passado eu tive a oportunidade de fazer um supletivo e poder estudar de novo. Mesmo com essa correria, eu encontrei tempo pra estudar e agora estou fazendo faculdade de música", contou.
Ronaldo Nazário
O ex-jogador Ronaldo Nazário despontou no futebol com a camisa do Cruzeiro em 1993, aos 16 anos. Após a sua estreia pela equipe profissional contra a Caldense, pelo Campeonato Mineiro, o atleta brasileiro desapareceu definitivamente do colégio, sequer completando a sétima série. No ano seguinte, o Fenômeno fez sua estreia em uma Copa do Mundo, acabou negociado com o PSV-HOL e o resta do história todos os brasileiros já conhecem.
MC Gui
Nascido em 1998 em São Paulo, MC Gui resolveu deixar a escola para se dedicar à carreira artística. Em entrevista ao "R7", ele contou que os compromissos do trabalho estavam atrapalhando os estudos. Então, ele passou a estudar em casa.
O funkeiro ganhou reconhecimento após lançar a música "Ela Quer". Em 2019, se tornou o centro de uma polêmica. Após acusações de fazer bullying com uma criança nos Estados Unidos, o artista passou a sofrer ameaças.
Mark Wahlberg
O ator Mark Wahlberg teve uma infância conturbada e abandonou a escola na 9ª série. No entanto, já nos anos 2000, o ator voltou aos estudos. Mesmo com a carreira consolidada, o astro de Hollywood encontrou uma motivação para concluir o ensino médio.
"Eu não queria que as crianças dissessem: 'Você não fez isso, então por que eu preciso?", argumentou ele. "É uma grande realização e também uma enorme sensação de alívio", afirmou. Belo exemplo!
Tinga
O ex-jogador Tinga também prova que nunca é tarde para voltar a estudar. Ele encerrou sua carreira no futebol em 2015, com dois títulos da Libertadores, dois da Copa do Brasil e dois do Campeonato Brasileiro.
Depois de aposentado, ele resolveu retomar os estudos e se matriculou no supletivo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Assim como outros atletas brasileiros, ele parou de estudar muito cedo para se dedicar ao esporte. Tinga só foi até a 5ª série do ensino fundamental.
Gisele Bündchen
A gaúcha Gisele Bündchen iniciou a carreira de modelo no início da adolescência e, com uma agenda cheia de trabalhos e viagens, ela acabou abandonando a escola antes de encerrar o ensino médio.
No entanto, em entrevista à revista "MdeMulher", a top brasileira ressaltou que nunca parou de estudar. “Não acabei o 2° grau e hoje falo cinco línguas!”, disse Gisele Bündchen, que não mora no Brasil há muitos anos.
Beyoncé
Beyoncé também parece ter sentido vontade de voltar a estudar. A cantora norte-americana largou a escola aos 15 anos, quando passou a estudar com a ajuda de um tutor. Nunca ficou esclarecido se ela chegou a concluir o ensino médio. No entanto, a mãe de Ivy Blue foi flagrada entrando em uma escola de Nova York especializada em cursos supletivos em 2012 segundo o site "MediaTakeOut". Tudo indica que agora ela tem o diploma na mão!
Drew Barrymore
A atriz não teve uma infância comum. Drew Barrymore se tornou famosa mundialmente com apenas sete anos. Em 1984, aos nove anos, já tinha uma indicação ao Globo de Ouro no currículo, pelo filme "Diferenças Irreconciliáveis".
Em seguida, ela passou por uma fase conturbada, envolvendo álcool e drogas. Ela foi para a reabilitação pela primeira vez aos 13 anos e aos 15 já tinha sido legalmente emancipada de sua mãe. Por conta dessas questões, Drew Barrymore resolveu não se dedicar aos estudos. A boa notícia é que ela deu a voltar por cima e se tornou uma grande atriz de Hollywood.
Keanu Reeves
Nascido no dia 2 de setembro de 1964 em Beirute, no Líbano, o astro Keanu Reeves não conseguiu se adaptar à escola. Aos 16 anos, o ator de "Matrix" foi expulso por mau comportamento e aproveitou para investir na carreira artística. Mais tarde, ele descobriu ter dislexia, um distúrbio de aprendizagem. Mas isso não parece ter prejudicado sua carreira. Hoje é um dos melhores atores de Hollywood e um dos mais amados.
Jennifer Lawrence
Lawrence tinha 20 anos quando recebeu sua primeira indicação ao Oscar por seu papel em "Inverno da Alma" (2010), mas ela vinha tentando ser atriz desde os 14 anos. Foi nesta idade que ela resolveu abandonar a escola.
"Abandonei o ensino médio. Tecnicamente não tenho um diploma. Sou autodidata", disse Lawrence durante uma entrevista "60 Minutes". "Lutei na escola, nunca me senti muito inteligente", completou.
Whoopi Goldberg
Em 2016, a premiada atriz Whoopi Goldberg conversou com o "Child Mind Institute", revelando que ela não foi capaz de manter seus estudos devido à dislexia, que só foi diagnosticada quando ela já era adulta. Isso a levou a abandonar o ensino médio.
No entanto, a falta de um diploma de ensino médio não a impediu de alcançar o sucesso. Na verdade, ela é uma das poucas pessoas na história a ganhar um EGOT (Emmy, Grammy, Oscar, Tony) .
Jay-Z
O rapper, compositor, produtor e empresário norte-americano Jay-Z é um defensor da importância da educação, embora ele próprio não tenha um diploma. "A educação é superimportante", disse Jay-Z. "Não tenho diploma de segundo grau nem de faculdade, mas, mesmo assim, para articular, precisava ter algum tipo de escolaridade para articular meus pensamentos", disse o artista durante uma apresentação em 2011.
Hilary Swank
Depois de abandonar o colégio aos 16 anos, a atriz Hilary Swank agora diz que se arrepende de tal atitude. "Não tenho orgulho de dizer que abandonei o ensino médio", admitiu a artista. “Não estou orgulhosa disso, mas aconteceu. Acho que a escola é muito, muito importante e temos um problema de educação neste país, o que é uma pena. É uma pena para qualquer criança sentir-se sem esperança sobre seu futuro", completou Hilary Swank, vencedora do Oscar de melhor atriz por sua atuação nos filmes "Meninos Não Choram", de 1999, e "Menina de Ouro", de 2004.
Kate Winslet
A atriz Kate Winslet deixou a escola no início da adolescência para seguir sua carreira de atriz. "Eu saí da escola aos 16 anos e fui trabalhar em uma loja para economizar dinheiro para pegar o trem para Londres para fazer testes", disse a atriz ao apresentador do “Late Show” Stephen Colbert em 2017. Não demorou muito para ela encontrar sua primeira oportunidade. Ela estrelou seu primeiro filme, "Almas Gêmeas" (1994), quando tinha 17 anos.