Tudo Sobre Xuxa: Sua Relação Com Marlene, Saída Da Globo E Fatos Mais Marcantes!
Ninguém a conhece como Maria da Graça Meneghel, mas o seu rosto vem logo à mente quando se pronuncia a palavra Xuxa. Conhecida como a "Rainha dos Baixinhos", a apresentadora brasileira conseguiu conquistar uma legião de fãs ao longo das últimas décadas.
Embora seu programa de televisão fosse dirigido às crianças, ela também encantou muitos os adultos por conta da sua beleza e carisma. Aqui você encontrará alguns fatos curiosos que provavelmente não sabia sobre Xuxa!
Uma vida normal
Maria da Graça Meneghel nasceu na cidade de Santa Rosa, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, no dia 27 de março de 1963. Os primeiros anos de vida dela foram ao ar livre e longe dos holofotes.
No interior, Xuxa teve uma infância pacata, sem o glamour que hoje está acostumada. Quando ela estava com sete anos, toda sua família mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde eles passaram a viver em um apartamento no bairro de Bento Ribeiro, subúrbio da capital fluminense.
Eles descobriram seu talento em um trem
Enquanto Xuxa e sua irmã Mara viajavam de trem para ir de sua casa em Bento Ribeiro, subúrbio do Rio, para a praia de Coroa Grande, onde seu pai estava alugando uma casa de praia, um funcionário da agência de modelos Bloch Editores a notou. Na época, Xuxa tinha apenas 15 anos.
Foi então que ela recebeu o convite para fazer um teste que resultaria em sua primeira capa de revista. Logo, ela estaria também em publicações internacionais!
Participou de um filme erótico
Isso deu o que falar! Antes de se tornar a "Rainha dos Baixinhos", Xuxa gravou o filme "Amor, Estranho Amor", lançado nos cinemas em 1982, um ano antes da gaúcha começar a se dedicar ao programa "Clube da Criança", na TV Manchete. O longa foi gravado quando ela tinha 18 anos e ainda trabalhava como modelo.
No momento em que foi lançado, o filme não causou muito alvoroço, mas quando Xuxa começou a comandar programas infantis, algumas cenas ganharam grande repercussão. O filme causou um tremendo mal-estar para a apresentadora, principalmente por conta da cena em que ela aparece nua beijando um menino. Mais tarde, Xuxa revelou que aceitou o papel a pedido do então namorado Pelé.
Proibiram a exibição de seu filme
Ao perceber que a carreira de apresentadora infantil era incompatível com suas cenas de "Amor, Estranho Amor", Xuxa deu início a uma disputa judicial que só teria fim em 2018. A comercialização do filme foi proibida pela primeira vez em 1991 e por muito tempo Xuxa conseguiu barrar a exibição do longa.
Para manter o filme fora de circulação, a apresentadora passou a pagar um valor por ano para a produtora Cinearte como uma uma espécie de ressarcimento à empresa.
Pagou pelo silêncio da produtora
De 1991 a 2018, Xuxa conseguiu vetar a exibição do filme "Amor, Estranho Amor", mas isso teve um custo para a apresentadora. Segundo o portal "UOL", a "Rainha dos Baixinhos" desembolsava US$ 60 mil anuais para manter o longa fora de circulação.
No entanto, em 2018, Xuxa abriu mão de pagar pelos direitos do filme de Walter Hugo Khouri e mudou completamente sua postura em relação à obra. No fim de 2020, o Canal Brasil comprou os direitos de exibição do longa.
Xuxa agora recomenda o filme
Desde que abriu mão de pagar os direitos pelo filme, Xuxa adotou uma nova postura. Em novembro de 2020, durante uma entrevista ao "Fantástico", a apresentadora até recomendou que o público assistisse ao longa.
"Quem não viu o filme, por favor, veja. Porque esse filme fala de uma coisa muito atual, que é a exploração infantil, isso é a realidade de muita gente. Não é minha realidade, mas é a realidade de muita gente. Então, antes das pessoas me criticarem, as pessoas deveriam saber que isso existe, diariamente, nesse país e no mundo todo, mas, principalmente, nesse país. Muitos meninos e meninas são vendidos e vendidas para políticos, para pessoas que dizem que têm poder, então, é muito importante as pessoas falarem, sim, desse filme", disse a loira.
O fim da parceria com Marlene Mattos
Uma das dobradinhas mais duradouras da TV brasileira, a parceria entre Xuxa Meneghel e a diretora Marlene Mattos chegou ao fim após um desentendimento durante a criação do programa "Xuxa no Mundo da Imaginação", que estreou na TV Globo em 28 de outubro de 2002.
Foi nessa época que as duas anunciaram o rompimento definitivo da parceria que perdurou longos 18 anos. Marlene Mattos e Xuxa se afastaram completamente em meio a brigas e acusações de ambas as partes.
Declaração polêmica
Em uma de suas primeiras entrevistas como contratada da Record, em 2015, Xuxa revelou em conversa com o apresentador Rodrigo Faro que a parceria com Marlene Mattos chegou ao fim porque ela estava cansada de ser feita de boneca.
"Sempre tinha alguém atrás de mim, que falava por mim. Ela escolhia a roupa que eu ia usar, dizia o que eu deveria falar... Decidi me libertar e, na época, avisei: 'A Barbie agora fala', me revoltei", comentou. Posteriormente, em entrevista à revista "Veja", Xuxa disse ainda ter sido "roubada, enganada, usada e manipulada" por Marlene, e também por outros profissionais com quem trabalhou ao longo de sua carreira.
Marlene resolve processar sua antiga amiga
E as duas parecem cada vez mais distantes. Após as acusações públicas de Xuxa, Marlene Mattos resolveu registar um boletim de ocorrência contra a sua antiga amiga por calúnia.
Xuxa e Marlene mantiveram uma relação de amizade e trabalho durante 18 anos. A parceria entre as duas começou em 1984, na extinta Manchete e seguiu na Globo nos programas "Xou da Xuxa", "Xuxa Park" e "Planeta Xuxa" (1997-2002). Hoje, elas não se falam mais. Saiba o que aconteceu depois do rompimento a seguir!
Fracasso após o fim da parceria
Após o rompimento, Xuxa e Marlene Mattos nunca mais voltaram a trabalhar juntas e tomaram rumos completamente diferentes. Xuxa foi parar na geladeira da Globo e depois migrou para a Record. Já Marlene foi diretora artística da Band por apenas dez meses, trabalhou por um curto período no SBT, dirigiu o canal da youtuber Karol Veiga e a programação da TV da Gente, de Netinho de Paula. Recentemente, Marlene ajudou a dirigir o programa "Na Sala da Sarah", apresentado pela influenciadora digital Sarah Poncio.
Na vida pessoal, Marlene também cortou relações com Sasha, filha única de Xuxa. Vale lembrar que a empresária é madrinha da jovem.
Troca de emissora
Xuxa teve uma carreira brilhante na Rede Globo nos anos 80, 90 e parte dos 2000. Depois disso, acabou perdendo espaço na emissora. Após muita especulação, Xuxa oficializou sua ida para a Record em 2016, dando fim a uma era.
"São 32 anos de profissão, 29 deles na Rede Globo. Quando eu entrei aqui e vi o emblema da Record, pensei: 'Caramba, estou na Record'. Talvez demore um pouco para cair a minha ficha, mas eu estou muito feliz", disse Xuxa após firmar contrato com a Record.
Um nova casa
Depois de um tempo sem projetos na Rede Globo, Xuxa deixou a emissora carioca para ter seu próprio programa na Record. Em sua nova casa, Xuxa esteve à frente de várias atrações, como o "Programa Xuxa Meneghel", "Dancing Brasil", "Canta Comigo" e "The Four".
Mas sua parceria com a emissora não durou muitos anos. A apresentadora cumpriu um contrato de cinco anos e deixou a Record no final de 2020. Sua saída foi motivada por desgastes de bastidor.
Programa cancelado
Xuxa é considerada uma das maiores contratações da história da RecordTV. A apresentadora firmou contrato com a emissora no começo de 2015 e, após muitas especulações sobre como seria e em que horário seria exibido seu novo programa, a gaúcha estreou o "Xuxa Meneghel" em 17 de agosto de 2015 nas noites de segunda-feira.
No entanto, após quase dois anos, a Record decidiu cancelar o programa. A emissora entendeu que o formato de auditório não dava mais resultados e a atração não foi renovada. Xuxa também comentou alguns motivos para fim do seu programa. "O programa não funcionou por uma série de motivos. As minhas exigências, minhas vontades... Eu quis ficar no Rio [(e não gravar em São Paulo, como todos os outros programas da emissora)", disse.
Sucesso veio na sequência
Com o fim do programa, Xuxa foi escalada para apresentar o “Dancing Brasil”, um reality show de dança. Ela estrelou em 2017 e permaneceu no comando do programa até sua saída da Record.
Em 2020, devido a pandemia de COVID-19 no Brasil, a sexta temporada de "Dancing Brasil" acabou sendo adiada para 2021 e, meses depois, cancelada quando o contrato com a apresentadora não foi renovado com a Record. Antes de deixar a emissora, Xuxa ainda apresentou o programa "The Four Brasil", uma competição musical.
Ela imitou Marilyn Monroe
Quem lembra desta intepretação? Xuxa Meneghel surpreendeu o público ao aparecer no reality show "Dancing Brasil" caracterizada como a icônica atriz Marilyn Monroe em agosto de 2017. A apresentadora brasileira usava uma peruca loira e o emblemático vestido branco da americana.
Xuxa ainda interpretou o tema I wanna be loved by you durante sua apresentação. Como não poderia ser de outra forma, ele encerrou o show com a saia ao vento. Arrasou como sempre!
O amor por Pelé
No início dos anos 80, quando Xuxa ainda era modelo, ela iniciou um relacionamento com o ex-jogador de futebol Pelé. Os dois ficaram juntos por seis anos. Quando o romance terminou, a apresentadora surpreendeu o público com uma confissão inusitada sobre o ex-namorado. "Nunca vi um pé tão feio quanto o de Pele, é realmente horrível. Foi a coisa mais feia que eu já vi na minha vida", revelou a gaúcha.
Confira a seguir detalhes surpreendentes sobre o relacionamento de Xuxa e Pelé!
Confissão de sua intimidade
Recentemente, Xuxa também revelou que Pelé foi seu primeiro amor e falou sobre o motivo do término do relacionamento. "Foi uma pessoa que conheci com 17 anos e tive um relacionamento de seis", relembrou a apresentadora durante uma live. "Ele me traía, ele dizia que era um relacionamento aberto, mas aberto só para ele, entre outras coisas", completou ao falar sobre o fim do romance.
Depois, ela se encantou por outro ídolo do esporte: Ayrton Senna.
Ela comparou seus dois amores
Depois de terminar seu relacionamento com Pelé, Xuxa começou a se envolver com o piloto brasileiro Ayrton Senna, que morreu de forma trágica no GP de Ímola, no ano de 1994. Em uma entrevista, a apresentadora gaúcha comparou os dois relacionamentos: "Com Pelé estive por seis anos e com Ayrton vivi um grande amor na minha vida, mas foi muito rápido".
O romance de Xuxa e Ayrton Senna durou dois anos entre términos e retornos.
A origem do termo "Xuxa"
O nome pelo qual todos a conhecem foi dado logo depois de seu nascimento. Com apenas alguns dias de vida, Dona Alda - mãe de Xuxa - apresentou o bebê a seu filho Bladimir e disse: "Olhe para o nenê que eu comprei para brincar com você".
Então, ele respondeu: "Eu sei, é minha Xuxa". Em 1988, a apresentadora incorporou oficialmente mediante sentença judicial o apelido e seu nome completo passou a ser Maria da Graça Xuxa Meneghel.
Capa da revista Carinho
Alguns meses depois de ser descoberta por um funcionário da agência de modelos Bloch Editores, Xuxa foi capa de uma revista chamada "Carinho". Na foto, ela apareceu em um vestido vermelho e abraçando o modelo masculino.
O sucesso tão foi grande que, no ano seguinte, ela foi escolhida para estar na capa de dezenas de revistas do país. Trabalhando como modelo no Brasil e no exterior, Xuxa foi contratada por uma grande agência logo em seguida.
Primeiro contrato importante
No início dos anos 80, Xuxa assinou um contrato com a renomada empresa de modelos denominada "Ford Models". A empresa dos Estados Unidos é uma das agências mais importantes do mundo e foi fundada por Eileen e Jerry Ford.
Oficialmente, sua carreira como modelo havia começado. Mas ela logo seria convidada para estrear na televisão como apresentadora infantil pelo diretor Maurício Sherman. Relembre a seguir seus primeiros passos nas telinhas.
Seu começo na TV
Aos 20 anos, Xuxa foi convidada para participar do "Clube das Crianças" pelo diretor Mauricio Sherman na TV Manchete. Durante os primeiros meses, a apresentadora conseguiu conciliar aos dois trabalhos.
Durante a semana, Xuxa trabalhava como modelo em Nova York e no final da semana ela gravava o programa. Logo, ela foi obrigada a escolher entre a carreira de modelo e a de apresentadora. Xuxa escolheu o programa infantil e a decisão a transformou uma verdadeira estrela.
"Aham Cláudia, senta lá"
Quem assistia aos programas de Xuxa ainda na época da TV Manchete, antes de ela se tornar um fenômeno na Globo, provavelmente se lembra da famosa cena batizada de "Cláudia, senta lá".
Na ocasião, a apresentadora, ao perceber a aproximação de uma menina com um bilhete nas mãos, lê o nome da criança e diz: 'Aham, Cláudia. Senta lá'. Porém, na verdade, a garota chamava-se Erica, e o bilhete que tinha em mãos era de uma pessoa chamada Cláudia para a apresentadora. A frase até hoje é citada e virou um dos memes mais famosos de todos os tempos.
O Xou da Xuxa
O desempenho de Xuxa na extinta Rede Manchete chamou a atenção do diretor Mario Lúcio Vaz, que ofereceu um salário três vezes maior para ela apresentar um programa infantil na TV Globo. E ela aceitou!
Em 30 de junho de 1986, Xuxa começou a apresentar o "Xou da Xuxa", que foi exibido na Globo por mais de seis anos. Com direção de Paulo Netto – e, a partir de 1987, de Marlene Mattos –, a atração ocupava as manhãs de segunda a sábado com uma mistura de brincadeiras, apresentações musicais, números circenses e desenhos animados. Foi o início de uma nova vida para Xuxa, com muita fama e glamour.
Programa duplo
Xuxa Meneghel se tornou um verdadeiro fenômeno. Com talento e carisma, ela logo se destacou na Globo e passou a ganhar ainda mais espaço. Em 1989, após três anos de sua estreia na televisão, ela conquistou um segundo programa para conduzir simultaneamente.
Nasceu assim o "Bobeou Dançou", que era transmitido aos domingos pela Rede Globo. Originalmente, ele era um quadro do programa "Xou da Xuxa" direcionado para o público adolescente. Mas a atração fez tanto sucesso que a direção da emissora carioca decidiu desmembra-lo e o tornar um programa independente.
Conquistou o mundo
Durante a década de 80 e 90, Xuxa se tornou internacional. A apresentadora chegou a comandar cinco programas simultâneos em três países diferentes: Argentina, Brasil e Espanha.
O incrível é que ela vivia 15 dias no Brasil, 15 na Argentina e gravava uma vez por mês na Espanha para manter seus cinco programas. Seu sucesso era tanto que ela chegou a ser reconhecida pelo jornal francês "Libération" como uma das mulheres mais famosas do mundo.
Das mais bonitas do mundo
Em 1992, com 29 anos, a apresentadora foi escolhida como uma das mulheres mais bonitas de todo o planeta. A distinção foi feita pela famosa revista americana "People", que a posicionou entre as 50 mais atraentes do mundo.
Apesar de ser uma referência quando o assunto é beleza e ser constantemente cobrada por isso, Xuxa não é uma entusiasta das cirurgias plásticas e já revelou ter passado por um certo trauma quando decidiu colocar silicone nos seios.
Mudanças de shows
Depois do "Xou da Xuxa", a apresentadora estreou o programa "Xuxa Park" em 1994, que ficou no ar até 2001. Posteriormente, em 2002, deu início ao programa "Xuxa no Mundo da Imaginação", mudando o nome para "TV Xuxa" em 2005. Em paralelo ao "TV Xuxa", a apresentadora começou a apresentar o "Conexão Xuxa", que foi exibido entre 02 de dezembro de 2007 e 11 de janeiro de 2008.
No cinema, Xuxa participou de muitos filmes que fizeram sucesso, com destaque para "O Trapalhão na Arca de Nóe" (1983), “A Princesa Xuxa e os Trapalhões” (1989), “Lua de Cristal” (1990), “Xuxa e os Duendes” (2001).
Michael Jackson lhe propôs casamento
Xuxa já foi pedida em casamento por ninguém menos do que Michael Jackson. Isso mesmo que você leu. A "Rainha dos Baixinhos" revelou esse grande acontecimento de sua vida durante uma entrevista.
"Michael Jackson me propôs casamento. Ele me disse que queria se casar e ter filhos", relembrou a apresentadora brasileira. Xuxa ainda afirmou que a proposta foi feita durante um jantar na mansão do americano na Califórnia, chamada de "Neverland". Apesar de ser fã do artista, ela não aceitou o convite.
Lançou moda
Xuxa criou vários bordões ao longo de sua carreira de apresentadora. Um dos mais famosos foi "beijinho, beijinho, tchau, tchau", que teve início ainda quando a loira apresentava o "Xou da Xuxa". Era assim que Xuxa se despedia do público ao final de cada programa. Até hoje escutamos alguém se despedindo com o bordão.
A apresentadora também criou algumas tendências, como as botas brancas, as ombreiras e o scrunchie, popularmente conhecido como "xuxinha" ou "frufru".
Ela confessou que foi abusada
Em um depoimento emocionante, a apresentadora expôs uma situação traumática que passou ainda quando criança. Em entrevista para o programa "Fantástico", Xuxa falou pela primeira vez sobre os episódios de abuso que sofreu na infância. "Foram algumas pessoas que fizeram isso e em situações e momentos diferentes", disse ela.
Os abusos teriam acontecido dos quatro aos 13 anos. Nomes não foram revelados. As sequelas dos episódios, segundo a apresentadora, foram muitas, como por exemplo desenvolver uma mania de limpeza.
Seu grande amor
Ainda durante entrevista ao "Fantástico", Xuxa revelou que pretendia procurar Ayrton Senna no sábado, dia 30 de abril de 1994, um dia antes da morte do piloto. A apresentadora contou que planejava reatar a relação, mesmo com ele namorando na época Adriane Galisteu.
"A única pessoa com quem eu realmente pensei em me casar foi com ele. Achei que eu iria reencontrá-lo e ficaríamos juntos. No sábado, ele morreu no domingo, perguntei ´onde ele vai correr? Pois vou atrás dele´. Todo mundo falava que ele estava namorando ,e eu disse ´eu sei, mas quero ver se ele sente alguma coisa por mim e vamos ficar juntos´. Aí domingo ele foi embora", disse.
Se manifestou contra Justin Bieber
O astro adolescente Justin Bieber foi duramente criticado pelo apresentadora por sua atitude ao visitar o Brasil em 2013. Na época, Xuxa condenou o fato do cantor canadense ter ignorado as fãs, ter feito "sinal feio", pichado muros e fumado maconha no país.
"Como um menino malcriado vem ao nosso país e abandona o palco sem terminar o show?". escreveu em sua página no Facebook. "Se eu fiquei engasgada com toda essa falta de educação (pra ser educada, né?), imagine uma mãe, uma brasileira ou apenas uma Maria revoltada com uma bi... nha que pega o dinheiro dos fãs e ainda sai impune. Pronto... botei pra fora, ‘vomitei’!", completou.
Apresentou seu novo namorado
Em 2013, a apresentadora revelou o seu relacionamento com Junno Andrade. Na época, o artista estava no elenco da novela global "Salve Jorge", no papel do vilão Santiago, e a apresentadora estava oficialmente solteira há alguns anos
Na ocasião, Xuxa ressaltou que seu namoro era sério e revelou ainda que conheceu Junno durante sua participação em um dos seus programas nos anos 80, quando ele era cantor. "Nos conhecemos há 25 anos no meu programa, mas não era nosso momento. Agora, eu me sinto casada", disse. Viva o amor! Até hoje eles formam um casal.
Relação com o pai
A relação de Xuxa com o pai, Luiz Meneghel, nunca foi das melhores. Os dois chegaram a ficar sem se falar por sete anos. E Xuxa explicou o distanciamento: "Sou filha de pais separados e, como acontece em muitos casos, tive que escolher um lado. Escolhi o da minha mãe, pois meu pai a traiu e, com isso, me traiu também".
Luiz Meneghel morreu em 19 de março de 2017 e, na época, Xuxa demonstrou que já tinha feito as pazes com o pai ao publicar uma foto dele em sua redes sociais.
Morte da mãe
Em 2018, Xuxa perdeu sua mãe. Dona Alda morreu em casa aos 81 anos em maio. Ela morava com Xuxa no Rio de Janeiro e sofria da doença de Parkinson. Alguns meses antes, a apresentadora havia se declarado para sua mãe nas redes sociais.
"Tem alguns anos que minha Aldinha não pode mais nos beijar ou abraçar. Tem alguns anos que a minha guerreira está fazendo de tudo para ficar aqui com a gente. (...) Tem alguns anos que eu peço um milagre. Te amo e, se pudesse, daria alguns anos da minha vida pra vê-la sem dor, falando, abraçando", escreveu.
O aluguel de sua filha
Há alguns anos Sasha resolveu se mudar para os Estados Unidos para estudar moda na conceituada "Parsons The New School of Fashion". Antes disso, Sasha era jogadora de voleibol do Flamengo.
As duas são bem próximas. Em maio de 2021, Sasha se casou com o cantor gospel João Figueiredo e recebeu uma linda declaração de sua mãe. "Sua felicidade é a minha, que Deus te dê mais e mais momentos de plena felicidade. Te amo infinitamente", disse Xuxa.
O pai de sua filha
Muito tempo depois de seu término com Ayrton Senna, a apresentadora assumiu um romance com o ator Luciano Szafir. Xuxa tinha 33 anos quando conheceu Luciano Szafir e foi com o artistas que ela teve Sasha, sua única filha. O nascimento da menina chegou a ser noticiado no principal jornal da Rede Globo na época.
No dia 28 de julho de 1998, o "Jornal Nacional" dedicou quase dez minutos de sua programação para falar sobre o nascimento de Sasha. Além disso, um andar inteiro do hospital escolhido por Xuxa foi fechado para o nascimento de sua herdeira.
Ela viveu um momento assustador nas alturas
No final de 2016, a bem-sucedida Xuxa passou por um tremendo susto por conta de uma falha em seu avião privado. Um raio atingiu a aeronave que a conduzia e o piloto teve que fazer um pouso de emergência em Brasília.
O que aconteceu talvez não tenha causado tanto impacto quanto ver seu rosto com a máscara de oxigênio do avião. Os seus fãs ficaram realmente preocupados quando viram as imagens, mas felizmente tudo não passou de um susto.
Affair com Victor Chaves?
Após sua separação de Luciano Szafir, surgiram boatos de que Xuxa estaria conhecendo melhor um outro artista. Em 2011, foi divulgado que Xuxa estaria namorando o cantor Victor Chaves, da dupla sertaneja Victor & Leo.
O romance nunca foi confirmado pelos dois, apesar de flagras feitos da apresentadora assistindo aos shows do suposto affair. Ou seja, até hoje Xuxa só teve quatro namoros confirmados, com Pelé, Senna, Luciano Szafir e Junno Andrade.