A Improvável Amizade Deste Bebê Elefante Órfão Pode Derreter Seu Coração
Às vezes é a amizade que você nunca espera que pode acabar salvando sua vida. No caso de um elefante órfão na África do Sul, um vínculo único fez maravilhas pelo seu bem-estar. Você pode ter ouvido falar de laços entre guepardos e cachorros, gatos e coelhos e leões e ursos, mas e os elefantes e um amigo improvável?
Nossa história se passa na Thula Thula Private Game Reserve, onde um bebê elefante doente e deprimido precisava de um amigo especial para ajudá-lo a cuidar de sua saúde.
Um elefante foi abandonado por sua manada
Ninguém sabe ao certo (há teorias) por que esse bebê elefante foi abandonado por sua manada na África do Sul, mas se não fosse por uma equipe de resgate que o encontrou, ele nunca teria tido uma chance de sobreviver. Desnutrido e doente, a equipe sabia que teria que enfrentar uma batalha difícil para salvar sua vida.
Felizmente, essa era uma batalha difícil que eles estavam preparados para enfrentar. O plano original era deixar o bebê saudável o suficiente para que outra manada o adotasse. Ninguém esperava que o melhor remédio que o elefante receberia acabaria por complicar esses planos.
A importância de crescer perto de sua família
A melhor coisa possível para o elefante abandonado seria reintroduzi-lo em uma manada o mais rápido possível. Por viverem em uma reserva, os socorristas sabiam a que manada o pequeno elefante pertencia e fizeram o possível para reuni-lo à sua família.
Tragicamente, a manada rejeitou várias tentativas de levar o bebê de volta, deixando a equipe confusa sobre o que fazer a seguir. Eles logo perceberam que a única ação para salvar o elefante era cuidar dele e tentar soltá-lo novamente em sua manada mais tarde.
A equipe de resgate nomeou o bebê elefante Ellie
O elefante abandonado tinha dois anos de idade quando chegou à Thula Thula Private Game Reserve em Zululand, África do Sul. A equipe de reabilitação da reserva deu dois nomes ao elefante: Ubuntu e Ellie. Ellie rapidamente conquistou o coração de todos, e todos sabiam que seu tempo estava se esgotando.
A primeira coisa que a equipe teve de fazer na reserva foi realizar uma avaliação completa da saúde de Ellie. Eles precisavam descobrir o que havia de errado com Ellie antes de poder tratá-lo.
Ellie tinha 1% de chance de viver
Durante a avaliação, a equipe médica descobriu que Ellie sofria de várias doenças que ameaçavam sua vida. A mais grave era sua hérnia umbilical infectada. Na natureza, um elefante com essa doença morre em 99% das vezes. A reserva enfrentava grande pressão, mas eles não estavam dispostos a permitir que Ellie se tornasse mais um na estatística.
A equipe de Ellie começou a desenvolver um plano de tratamento que garantiria que ele viveria para correr com sua manada novamente um dia. Ainda assim, naquele momento, eles sabiam que a reabilitação do elefante não seria fácil. Eles já haviam se afeiçoado a Ellie e temiam por seu futuro.
Ellie recebeu cuidados 24 horas por dia para garantir sua sobrevivência
A reserva particular designou a Ellie uma equipe de cuidados 24 horas, pronta para ajudar a qualquer momento, caso algo desse errado. Eles estavam motivados e determinados a salvar a vida de Ellie e, por isso, ficaram de olho nele.
À medida que a reserva cuidava de Ellie, descobriram que sua saúde era pior do que se imaginava. Um problema surgiu depois que eles o acolheram. Esse problema era sério e exigiu toda a criatividade da equipe para encontrar uma solução.
Ellie se tornou intolerante ao leite
Nada é mais importante para a saúde do bebê do que o leite. Repleto de nutrientes e gordura, ele fornece aos bebês em crescimento tudo o que eles precisam para se tornarem fortes e saudáveis. Pouco depois de a equipe médica começar a cuidar de Ellie, a elefanta tornou-se intolerante ao leite, criando um grande problema.
No início, a equipe esperava que Ellie estivesse apenas rejeitando o leite que havia no local. Eles encomendaram leite de vários locais, inclusive do Zimbábue e do Quênia, esperando que isso fizesse a diferença. Isso não aconteceu. Independentemente do tipo de leite que a equipe experimentava, Ellie o rejeitava.
O óleo de coco salva o dia
Desesperada por uma solução, a equipe passou a usar óleo de coco misturado com proteínas e minerais para Ellie beber. Milagrosamente, e para o alívio de todos, o bebê elefante aceitou a nova fórmula e começou a ficar mais forte a cada dia.
Com Ellie comendo e recuperando a energia, a equipe sentiu a pressão extrema do processo de reabilitação começar a diminuir. Eles tinham acabado de encontrar uma solução para um problema impossível e se sentiam preparados para qualquer outra coisa que o mundo pudesse lhes oferecer.
Até os elefantes ficam deprimidos
De acordo com um dos cuidadores de Ellie, o elefante "estava particularmente fraco e doente". Ellie estava ficando saudável, mas sua felicidade era inexistente. Ele não demonstrava interesse em fazer nada e estava muito letárgico. A equipe de resgate sabia que algo estava errado e precisava encontrar uma solução rapidamente.
Ellie pode ter recebido uma nova vida, mas estava sozinho e deprimido. Ele estava retraído e a companhia dos humanos não o estava animando. Ellie, como se viu, estava mais do que apenas deprimido, ele estava lidando com um trauma emocional grave.
Ellie não conseguia se conformar com a perda de sua família
Ellie teve um início de vida particularmente difícil. Crescer no reino animal não é fácil, e ser abandonado por seu rebanho por estar doente foi devastador para ele. Embora sua saúde estivesse melhorando, a equipe de reabilitação percebeu que seu estado emocional estava em declínio.
A equipe sabia que precisava apresentar Ellie a novos amigos. A socialização é extremamente importante para os elefantes do reino animal e, até aquele momento de sua vida, os únicos amigos de Ellie eram humanos.
Tantos animais para fazer amizade, que tipo Ellie escolheria?
A Reserva de Caça Privada Thula Thula abrigava muitos tipos diferentes de animais. Alguns, como leopardos e crocodilos, não seriam apropriados para Ellie fazer amizade, enquanto outros, como a zebra ou o búfalo, poderiam aceitar o bebê como um deles.
No entanto, quando a equipe apresentou Ellie aos diferentes animais da reserva, ele não demonstrou muito interesse em nenhum deles. Isso não deve ter sido muito animador para a equipe, mas a esperança não estava perdida. Ainda havia mais um animal para Ellie conhecer, e seu nome era Duma.
O primeiro encontro com Duma
Como Ellie rejeitava os outros residentes selvagens da reserva, a equipe a apresentou a Duma, um pastor alemão macho adulto. Duma vivia na propriedade e costumava ser um cão policial. Na reserva, ele tinha liberdade para andar por onde quisesse e fazer amizade com quem quisesse.
Você pode pensar que, como Duma trabalhava para a polícia, ele seria rude e talvez até solitário. Ele era exatamente o oposto e muito conhecido na reserva por seu comportamento terno e carinhoso com todos os animais de lá.
Ellie e Duma são uma combinação perfeita
Assim que Ellie conheceu Duma e eles se tornaram amigos, sua atitude mudou. Ellie ficou mais feliz e interessada em brincar novamente. Como descreveu um membro da equipe de reabilitação, "apresentamos Duma e o elefante na pilha de areia, e isso imediatamente animou o elefante".
Nas semanas seguintes, Ellie voltou a ficar feliz. A relação entre ele e Duma estava se fortalecendo a cada dia, até que eles se tornaram praticamente inseparáveis. A equipe de reabilitação da reserva não poderia ter encontrado um companheiro melhor para Ellie, se quisesse.
Ellie se recupera de forma surpreendente, mas nossa história não termina aqui
Como Ellie agora era a melhor amiga de Duma, parecia que a longa jornada para sua recuperação e renascimento estava chegando ao fim. Os dois animais eram inseparáveis e a fadiga e a depressão de Ellie pareciam ter desaparecido. Quanto aos seus contratempos físicos, eles também estavam quase desaparecendo!
Durante o dia, Ellie e Duma podiam ser encontrados brincando juntos em montes de terra e tirando cochilos sob as árvores próximas. Algumas pessoas da reserva até disseram que parecia que Ellie sorria quando via o amigo peludo se aproximar. A amizade não é o único benefício positivo proporcionado por Duma.
Duma se torna o pai de Ellie
Duma levava a sério seu papel de amigo de Ellie. Levou tão a sério que, depois de semanas brincando juntos, assumiu um papel mais paternal em sua amizade. Os funcionários da Thula Thula disseram que ficou difícil manter Duma longe de Ellie.
Ele não só estava sempre perto de Ellie, como também a ensinou a brincar e atuou como seu protetor pessoal. Onde quer que Ellie fosse, Duma a seguia. Ele fazia carícias reconfortantes na jovem elefanta e lhe trazia gravetos para brincar. Em poucos meses, parecia que Ellie havia se recuperado totalmente, e a equipe teria que tomar uma decisão difícil sobre o futuro dele.
Vídeos dos amigos chamam a atenção do mundo
A equipe de reabilitação não conseguia acreditar na recuperação de Ellie e na amizade com Duma, dizendo que "contra todas as probabilidades, esse pequeno elefante ainda está conosco". Pela primeira vez desde sua chegada, Ellie estava feliz e brincalhona. A equipe começou a fazer vídeos dos melhores amigos e a publicá-los on-line.
Em pouco tempo, Ellie e Duma se tornaram uma sensação na Internet. Por mais que isso tenha deixado a equipe de reabilitação feliz, também trouxe um novo problema. Com a saúde de Ellie em dia, eles precisavam considerar a possibilidade de reintroduzi-la na sua antiga manada.
A liberação de Ellie de volta à natureza se torna questionável
O plano original com Ellie era soltá-lo de volta à natureza quando ele se recuperasse. Depois de ver a amizade que ele formou com Duma e como isso o afetou profundamente, esse futuro foi subitamente questionado. Outra opção era colocar Ellie em uma manada que vivesse na reserva.
Ambos os futuros para Ellie significavam romper seu vínculo com Duma. Thula Thula não podia manter o elefante no centro de reabilitação para sempre, mas, assim como quando Ellie apareceu doente e deprimida, a decisão do que fazer em seguida era muito mais complicada do que parecia.
Graças ao Duma, a equipe não precisou tomar uma decisão imediatamente
A equipe de reabilitação não sabia o que fazer, mas felizmente não precisavam tomar uma decisão imediatamente. Obviamente, eles não podiam manter Ellie para sempre, mas podiam levar o tempo que precisassem para pensar em seu melhor futuro. O vínculo feliz com Duma garantiu isso.
Tudo parecia estar funcionando a favor de Thula Thula. Eles haviam superado todos os obstáculos que enfrentavam e tinham conseguido recuperar a saúde de Ellie com a ajuda do cão Duma.
A saúde de Ellie sofre uma reviravolta repentina
Os cuidadores de Thula Thula achavam que o pior já havia passado e estavam sonhando com a vida feliz que Ellie teria pela frente. Então, algo de ruim aconteceu. Ellie ficou doente e a equipe que havia passado meses cuidando dele foi totalmente surpreendida.
Em janeiro de 2016, a saúde de Ellie entrou em uma espiral descendente e a equipe médica da reserva foi forçada a voltar à ação. Talvez eles não estivessem emocionalmente preparados para lidar com o elefante doente, mas, com base em seu histórico, achavam que estavam bem preparados do ponto de vista médico.
A nova doença de Ellie era, na verdade, uma doença antiga
Quando Ellie adoeceu pela segunda vez, um de seus cuidadores de Thula Thula tuitou: "Precisamos trazer medicamento para um filhote de elefante em colapso". A equipe estava com falta de suprimentos, e twittar um pedido de socorro foi uma das únicas coisas que eles puderam fazer para obter ajuda.
Então, o que exatamente havia acontecido? Quando Ellie foi trazido pela primeira vez, uma de suas doenças era uma infecção por septicemia. Depois de meses de recuperação, a infecção voltou inesperadamente e estava se espalhando rapidamente pelo seu corpo. A equipe médica havia perseverado tanto, mas será que isso seria demais?
Ellie perde sua batalha pela vida
Após cinco meses e o que parecia ser uma recuperação completa, o elefante Ellie faleceu tragicamente cinco dias após o retorno da infecção. A reserva Thula Thula ficou desolada. Eles lutaram com unhas e dentes para recuperar a saúde de Ellie e, quando parecia que teriam um final feliz, ele foi levado embora.
Eles publicaram a triste notícia on-line e foram bombardeados com sinceras condolências dos milhões de fãs de Ellie. Eles chamaram Ellie de forte e corajosa e, apesar de seu fim prematuro, ninguém duvidou que sua história continuaria viva.
Ellie está finalmente livre para vagar pela natureza
A equipe de reabilitação foi tomada por "profunda tristeza e muitas lágrimas", mas sentiu-se reconfortada por ter mostrado felicidade a Ellie antes do fim de sua vida. Quando ele chegou à reserva, estava doente e deprimido. Depois, por um breve período, ele estava saudável e feliz.
Depois que a reserva enterrou Ellie, eles publicaram uma nota on-line que dizia: "Ellie foi devolvido à natureza, enterrado em um lugar especial em Thula, onde seu espírito pode vagar com o grupo." A reserva sabia que havia perdido a batalha com Ellie, mas também viu o apoio que recebeu e sabia que a luta maior ainda podia ser vencida.
O vínculo entre Duma e Ellie jamais será esquecido
Os milhões de fãs de Ellie não foram os únicos que tiveram que se despedir dele. Duma, o melhor amigo e pai adotivo de Ellie, também precisou se despedir. Não sabemos como Duma recebeu a notícia, mas podemos imaginar que ele ficou bastante abatido.
No entanto, Duma não se deitou e desistiu de seu trabalho. Afinal de contas, Ellie não foi o único animal que ele ajudou a cuidar. Ele não foi o primeiro e não seria o último. Em pouco tempo, Duma encontrou outro amigo na reserva.
Duma fez um novo amigo
Duma não perdeu tempo e encontrou um novo animal necessitado para ajudar a cuidar. Em vez de ficar sentado e triste com a perda de Ellie, o velho pastor alemão se mostrou gentil com outro.
Qual foi o próximo animal que Duma colocou sob sua proteção? Os cuidadores encontraram um bebê rinoceronte que precisava de um amigo. Depois de sua experiência com Ellie, eles sabiam que Duma seria perfeito para proporcionar a amizade necessária para a recuperação emocional do rinoceronte.
Duma recebe um novo paciente
Parecia um Deja Vu quando a reserva Thula Thula assumiu os cuidados de um bebê rinoceronte que havia passado por um grave trauma emocional. O rinoceronte era o único sobrevivente dos caçadores furtivos. Ela não tinha mais família e precisava de proteção e amigos.
A reserva tomou a decisão de apresentar Duma ao bebê rinoceronte, a quem deram o nome de Nandi, para ver se a mesma mágica que aconteceu com Ellie aconteceria novamente. Foi um risco, com certeza, mas um risco muito bem calculado.
Cão encontra rinoceronte
Os rinocerontes negros são uma espécie em extinção, portanto, preservar a saúde de Nandi tornou-se a preocupação número um de Thula Thula. Era a hora de Duma brilhar; ele só precisava fazer algo especial para se apresentar ao jovem animal. Especialista em fazer amizade com animais exóticos, o inteligente cão sabia exatamente o que fazer.
Duma se aproximou de Nandi com energia, curiosidade e um brinquedo de pelúcia para o rinoceronte. Ninguém sabia o que esperar do encontro, mas, como aconteceu com Ellie antes, algo lindo e comovente aconteceu.
Amigos que se divertem juntos permanecem juntos
Duma ofereceu o brinquedo a Nandi e, sem hesitar, os dois começaram a brincar juntos. Nandi aprendeu um dos jogos favoritos de Duma, e os dois se tornaram amigos instantaneamente. Eles então começaram a perseguir um ao outro de brincadeira e o resto é história.
Em pouco tempo, Nandi não só conhecia as regras dos jogos, como também era ela quem começava o jogo. Ela e Duma tornaram-se inseparáveis, mas a reserva sabia que outro problema surgiria em breve.
O que acontece quando Nandi cresce?
Apresentar Nandi a Duma quando bebê foi a parte mais fácil. Saber o que aconteceria quando Nandi crescesse e pudesse representar uma séria ameaça ao seu amigo fofo era outra questão. Depois que os vídeos da dupla se tornaram virais, fãs de todo o mundo começaram a fazer a mesma pergunta.
Thula Thula garantiu ao mundo que não estava preocupada com o que poderia acontecer. Como Duma era tão próximo de Nandi, o pastor alemão era incrivelmente perspicaz ao sentir o humor dela e reagir de forma apropriada. Eles até tinham um apelido engraçado para Duma quando se tratava de Nandi.
Duma é o "encantador de rinocerontes"
Parte do que tornou Duma tão hábil com Nandi foi sua experiência anterior de trabalho com rinocerontes. Como diz Thula Thula, "Duma foi criado com rinocerontes e trabalhou com um rinoceronte negro muito maior, ele é excepcional na leitura de seu comportamento e parece saber quando sair do caminho".
O talento de Duma com os animais é impressionante. Parece que não importa o tamanho ou a espécie, o pastor alemão tem o dom de fazer amigos. Sabemos que não esqueceremos tão cedo o presente emocionante que Duma dá aos seus amigos animais!