Clientes Abandonam Restaurante Sem Pagar a Conta, Semanas Depois, o Proprietário Recebe Uma Carta Estranha
Trabalhar no setor de restaurantes revela algumas verdades duras sobre o atendimento ao público. Donos de restaurantes e funcionários lidam com tudo, desde clientes bêbados e sem paciência até pessoas que jantam e fogem sem pagar suas contas.
Sim, este tipo de situação é mais comum do que você imagina. No entanto, a vida pode nos surpreender às vezes. Continue lendo para conferir uma história cheia de reviravoltas envolvendo um restaurante localizado no Reino Unido.
Pubs são um lugar popular no Reino Unido para assistir a jogos de futebol
Os restaurantes locais podem se tornar estabelecimentos populares em determinados bairros, o que certamente é o caso do restaurante Kilimandjaro, localizado em Middlesbrough, Reino Unido.
Pubs como o Kilimandjaro são populares entre os fãs de futebol. Os torcedores gostam de se reunir nesse tipo de estabelecimento enquanto torcem para seus times bebendo uma boa cerveja.
Um restaurante com um toque caribenho
O restaurante Kilimandjaro é de propriedade de um homem chamado Apollo, que nasceu em Burkina Faso (país africano cuja capital é Ouagadougou e onde se fala francês como única língua).
Seu restaurante oferece ao público uma comida caribenha com um toque exótico e se tornou ao longo dos últimos anos um dos favoritos dos moradores de Middlesborough, a cidade inglesa famosa por seu clube de futebol de mesmo nome.
Servindo a comida favorita dos torcedores
O prato de marca registrada do restaurante, o Waka Waka Chicken, é considerado um favorito de seus frequentadores. Mas, além de servir uma ótima comida, o estabelecimento tem o clima ideal para quem quer assistir aos jogos do time da cidade ao lado de outros torcedores apaixonados.
Ou seja, os moradores da região frequentam o Kilimandjaro para comer bem e assistir aos jogos do time da cidade, o Middlesbrough Football Club. O restaurante tem clientes fieis, mas também está sempre recebendo visitantes de outros lugares.
Nem todos os clientes são iguais
O dono do Kilimandjaro, Apollo, teve que aprender da maneira mais difícil que nem todos os clientes são iguais. Na verdade, ele já precisou lidar com inúmeras situações embaraçosas, mas uma em especial marcou sua vida.
Certo dia, um determinado grupo de clientes deixou o dono do restaurante sentindo-se derrotado e irritado. Ele jamais imaginou que algo assim pudesse acontecer em seu estabelecimento.
Começou como um dia de jogo normal na sexta-feira
Era um dia de jogo de futebol movimentado no Kilimandjaro. Os clientes lotaram o restaurante para assistir ao jogo do time da cidade.
Mas o que começou como uma manhã normal no restaurante acabou se tornando um caos para a equipe de funcionários. Isso porque três homens simplesmente sumiram sem pagar a conta. Para piorar, Apollo não estava lá naquele turno.
Alguns fãs de futebol jantaram e correram
Alguns clientes de fora da cidade chegaram e jantaram no estabelecimento, acumularam uma conta considerável, e depois simplesmente saíram sem pagar nada. Você consegue imaginar o desespero da equipe?
Apollo e seus funcionários ficaram irritados e exaustos com aquela situação. Eles já tinham passado por inúmeras situações complicadas envolvendo clientes, mas nada desse tipo.
Apollo estava fora do restaurante no momento que tudo aconteceu
Apollo não estava no restaurante no dia em que os clientes saíram sem pagar a conta. Sua equipe era bastante experiente e confiável, então Apollo costumava reservar alguns dias para resolver questões na rua.
Naquele dia em particular, ele estava com a sua família e a última coisa que esperava era receber um telefonema de seu gerente com uma notícia tão desagradável.
Os homens não eram daquela cidade; eles tinham um sotaque diferente
O gerente informou que três homens desconhecidos haviam entrado no restaurante para almoçar naquele dia. Era fácil dizer que eles não eram locais porque não conheciam mais ninguém, e seus sotaques eram muito distinguíveis.
Mas até aí tudo bem. O gerente e os demais membros da equipe jamais imaginavam que aqueles três homens desconhecidos pudessem causar tanta dor de cabeça.
Eles pediram o prato mais popular do restaurante
Os três homens desconhecidos entraram no restaurante, escolheram uma mesa perto da porta e pediram comida e bebida. Você pode pensar que talvez eles tenham ficado descontentes com o pedido, mas não foi esse o caso.
A garçonete lembrava com exatidão o pedido deles. Dois dos homens pediram o popular frango Waka Waka com queijo, mas o amigo deles preferiu a opção sem queijo.
A comida era excelente, não houve queixas
Quando a comida foi servida, os funcionários ouviram o trio elogiar a refeição. Cerca de 30 minutos depois, os homens terminaram de comer e pediram a conta.
No entanto, poucos minutos depois, algo realmente estranho aconteceu. Eles simplesmente não tinham como pagar a conta!
Eles foram informados de que não poderiam pagar com cartão
Os três homens pediram a conta ao garçom e informaram que gostariam de pagar tudo com cartão de crédito. Infelizmente, a funcionária informou que o restaurante aceitava apenas dinheiro.
A conta deles era de 35 libras, o que é cerca de R$ 210 na cotação atual. Ou seja, nada muito absurdo.
O funcionário deu-lhes tempo para correr para um banco ou caixa eletrônico
A garçonete explicou aos clientes que o estabelecimento não trabalhava com cartão de crédito, mas que havia um caixa eletrônico no mesmo bairro. Para deixar todos tranquilos e evitar qualquer constrangimento, a funcionária ressaltou que eles não precisavam ter pressa para retornar, pois o restaurante fechava bem mais tarde, e logo saiu para atender outras mesas.
No entanto, os três homens nunca retornaram com o dinheiro para pagar a conta do restaurante.
Os homens saíram sem pagar
Depois de algumas horas, a garçonete começou a se preocupar com a situação. Ela não conseguia acreditar que o trio ainda não havia voltado para pagar a conta.
Os homens simplesmente saíram sem pagar e não voltaram mais! A garçonete estava realmente apavorada com a situação. Em muitos anos de atendimento ao público, ela jamais tinha passado por algo assim e não sabia o que dizer ao seu chefe.
A equipe decidiu ligar para Apollo e contar o que aconteceu
Quando a funcionária relatou o incidente ao gerente, eles tomaram a dura decisão de ligar para Apollo e informá-lo sobre os clientes aparentemente inadimplentes.
Como esperado, ele não ficou nada feliz com toda a situação e correu até o restaurante para tentar resolver o problema.
Apollo se orgulha da sua honestidade
Apollo, que nasceu no país africano Burkina Faso, admitiu que ficou com raiva ao saber o que havia acontecido em seu restaurante.
Ele sempre se orgulhou de sua honestidade e credita seus valores ao seu país de origem, que é conhecido como "A Terra das Pessoas Honestas". Ele jamais imaginou que um dia pessoas tão desonestas pudessem cruzar seu caminho.
Ele ficou chateado com o ocorrido
Agora morando no Reino Unido, Apollo vê a integridade como uma das qualidades mais importantes em sua equipe e clientes.
Compreensivelmente, ele ficou aborrecido porque a reputação que estava construindo foi impactada por esses três homens não locais.
Ele estava perdendo a fé nos clientes
Apolo até admitiu que pessoas como os homens que não pagaram o fizeram perder a fé na humanidade.
Em resposta ao suposto golpe, Apollo instruiu sua equipe a permanecer nas mesas até que o pagamento fosse concluído com sucesso. Ainda assim, ele esperava que os clientes voltassem um dia para acertar a conta.
Apollo esperou no restaurante para os homens possivelmente retornarem
Alguns dias se passaram e Apollo fez questão de ficar no restaurante durante o horário comercial, para caso os três homens decidissem voltar.
Mas o tempo passou e não havia sinal deles. Apollo quase desistiu completamente de receber aquele dinheiro. No entanto, certo dia ele teve uma surpresa. Ele estava trabalhando no escritório quando ouviu uma batida na porta.
Um dia Apolo recebeu uma carta
Quando Apollo abriu a porta do escritório, ficou surpreso ao ver um de seus funcionários segurando um envelope.
O funcionário disse que eles tinham uma mensagem importante que ele precisava ler naquele instante. Então, Apolo abriu a carta e teve uma grande surpresa.
O envelope incluía dinheiro e uma nota datilografada
Quando Apollo abriu a carta, ele sacudiu o conteúdo em sua mesa e ficou chocado ao encontrar £ 40 em notas.
Ele falou com uma agência de notícias local, a "Gazette Live", e relembrou seu choque ao encontrar o dinheiro. Ele não esperava mais receber aquele dinheiro, muito menos através de um envelope enviado pelos correios.
A carta era dos homens que partiram sem pagar a conta
Junto com o dinheiro no envelope havia uma carta datilografada explicando para que servia o dinheiro e de quem era.
A carta estava assinada por "Tim, Alex e Harry". No mesmo instante ele entendeu do que se tratava e seguiu lendo a carta para entender o que havia acontecido com os clientes naquele dia.
Eles explicaram o que aconteceu naquele dia
A carta explicava que o trio de amigos havia deixado o restaurante em busca de um caixa eletrônico, mas infelizmente eles acabaram não conseguindo achar nenhum por perto.
Eles não tinham muito tempo, pois precisavam pegar um trem, então eles tiveram que tomar uma dura decisão.
Os homens tiveram que correr para não perder o trem
A carta explicava: "Em nossa busca por um caixa eletrônico, ficou claro que o último trem para nossa cidade natal estava prestes a partir".
Os homens tiveram que tomar uma decisão de última hora. Eles sabiam que os funcionários do restaurante provavelmente ficariam com raiva deles, mas perder o trem não era uma opção viável.
Eles deixaram a conta e correram para casa
A carta continuou: "Isso desviou nossa atenção de encontrar um caixa eletrônico e nos levou a correr até a estação. A gente estava prestes a perder nosso trem".
Quando os homens perceberam que não conseguiriam pagar a conta, eles bolaram um plano para enviar a carta e o dinheiro pelo correio.
Quando eles perceberam que não conseguiriam pagar a conta, eles pensaram em uma forma de se desculpar
Eles admitiram: "Foi neste momento, tarde demais, que percebemos nossas ações e decidimos escrever esta carta de desculpas com £ 40 incluídas neste envelope".
Um pedido de desculpas e dinheiro não eram as únicas coisas que os clientes ofereciam. Eles ainda tomaram mais uma atitude para se desculpar!
Eles devolveram o dinheiro e prometeram deixar uma avaliação de cinco estrelas
Os clientes também prometeram deixar uma "avaliação positiva de cinco estrelas do estabelecimento no Trip Advisor".
Eles assinaram sua carta com "Desculpas" e disseram à equipe que é com seu "mais profundo pesar" que eles não podem comparecer ao Kilimandjaro para se desculpar pessoalmente.
Foi um erro genuíno
Apolo ficou comovido com a situação. Ele disse: "Podemos dizer que foi um erro genuíno. Foi simplesmente incrível."
Ele ainda acrescentou que até mesmo sua equipe ficou chocada com o gesto, "todo mundo ficou chocado e as pessoas estão achando realmente tocante".
Os homens não incluíram um endereço de retorno
Infelizmente, Tom, Alex e Harry esqueceram de incluir o endereço do remetente no papel.
Eles também não incluíram um número de telefone, o que deixou a Apollo sem uma maneira adequada de contatá-los e agradecê-los.
Apollo compartilhou a história nas redes sociais na esperança de encontrá-los
Então Apollo decidiu compartilhar a carta nas redes sociais na esperança de que Tom, Alex e Harry pudessem ver a postagem no Facebook.
O post acumulou dezenas de curtidas de moradores da região que se emocionaram com o gesto.
Tom, Alex e Harry lembraram a Apollo que as pessoas são, em sua maioria, boas
Trabalhar no setor de restaurante pode ser exaustivo, mas é também gratificante .
Clientes como Tom, Alex e Harry provam que nem todas as situações são como parecem na superfície. Às vezes, um pedido de desculpas pode estar a caminho pelo correio.
"Achei que esse tipo de gente tinha desaparecido do planeta"
Ninguém ficou mais surpreso com o pedido de desculpas do que o próprio Apollo.
Ele disse ao "Gazette Live": "Eu não achava que as pessoas ainda faziam isso. Eu achava que esse tipo de pessoa havia desaparecido do planeta".