Fazendeiro Estava Cansado De Pessoas Estacionando Em Suas Terras e Se Vingou
Não é nenhum segredo que administrar uma fazenda é uma das tarefas mais difíceis que existe. Enquanto os funcionários de escritórios modernos ficam confinados em prédios com ar-condicionado, os fazendeiros acordam cedo e trabalham o dia todo sob o sol quente.
Então, quando um fazendeiro percebeu que as pessoas insistiam em estacionar o carro no seu terreno sem a sua permissão, ele decidiu resolver o problema por conta própria. Àquela altura, ele já estava cansado de tentar fazer as coisas da maneira mais legal e queria ensinar uma lição às pessoas.
Isso acabou levando a polícia a aparecer, mas será que eles ficaram do lado de quem?
Conheça Davao Bedekovic, o fazendeiro
O nome do fazendeiro desta história é Davao Bedekovic. Ele já estava perdendo o juízo com alguns frequentadores do mercado local que usavam sua propriedade como vaga de estacionamento sem a sua permissão. Ele dependia de suas terras e de seu solo rico em minerais há algum tempo, mas uma vez por semana alguns visitantes colocavam em risco todo o seu trabalho.
Bedekovic sempre foi um homem humilde e nunca quis chamar atenção para si ou para sua terra. No entanto, um vídeo viral mostrando o que ele fez para impedir que as pessoas voltassem a estacionar em seu terreno mudou sua vida para melhor.
Muitos compradores
Tudo começou quando a vila de Jakuševac, onde o fazendeiro morava, foi integrada à cidade de Zagreb, Croácia. Desde então, inúmeros moradores da capital passaram a frequentar a área por conta do seu famoso mercado de pulgas.
Agora uma parte do município de Zagreb, a outrora pequena cidade passou a ter um fluxo excessivo de pessoas semanalmente. Alguns residentes até viram com bons olhos o aumento de circulação de pessoas na região, mas fazendeiros como Bedekovic não ficaram nada entusiasmados. Como eles não vendiam suas safras no mercado de pulgas, eles tinham pouco a ganhar com toda aquela aglomeração.
Sua fazenda estava localizada do outro lado da rua
Quando Jakuševac começou a ter um mercado de pulgas, a cidade passou a receber muitos carros - muitos mesmo. Como era de se esperar, simplesmente não havia espaço suficiente para estacionar na área fornecida para o mercado, então as pessoas começaram a estacionar em lugares inapropriados. Infelizmente, a fazenda de Bedekovic ficava localizada do outro lado da rua, então alguns visitantes começaram a usar sua propriedade como vaga quando o estacionamento principal estava cheio.
A história de Zagreb
A fazenda de Bedekovic está localizada nesta pequena vila que se tornou parte do município de Zagreb. Mas antes mesmo que a própria Zagreb existisse, a região era composta por várias pequenas aldeias e povoações.
Quando a Iugoslávia caiu após o colapso da União Soviética, a Croácia declarou independência em 1991, levando a aldeia de Bedekovic a se integrar ao município de Zagreb. Mas muitos locais não ficaram satisfeitos com esta reviravolta.
Ele não se apavorou no início
Como o terreno de Bedekovic é grande, parecia uma escolha óbvia para os visitantes que procuravam um lugar para seus veículos. A maioria pensava que não havia nada de prejudicial em estacionar naquele terreno por apenas algumas horas, especialmente pelo fato de outras pessoas fazerem o mesmo.
No entanto, Bedekovic deixou claro repetidas vezes que não apreciava que os compradores estacionassem em sua fazenda todos os domingos. Algumas pessoas acreditam que os carros só são perigos quando estão em movimento, mas isso não é verdade. Bedekovic tinha seus motivos para estar descontente.
Vazamentos eram o que o preocupava
Depois que o vídeo da vingança de Bedekovic se tornou viral na Internet, algumas pessoas reagiram negativamente. Elas alegaram que o fazendeiro foi longe demais. Assim como elas, você também pode pensar que Bedekovic exagerou na vingança, mas deixar um veículo estacionado em um local de plantação pode ser realmente um grande erro.
Isso porque, quando os carros são estacionados depois de rodarem, eles podem liberar muitos produtos químicos na terra, prejudicando o solo fértil.
Era uma ameaça ao seu sustento
Visto que Bedekovic é um fazendeiro, sua vida depende da qualidade de seu solo. Bedekovic já tinha o suficiente com que se preocupar antes de as pessoas começarem a estacionar em sua fazenda, considerando que seu bairro também abriga um dos maiores aterros sanitários de Zagreb.
Embora avanços tenham sido dados para minimizar os danos que o aterro pode causar em seu solo, de acordo com a EPA, os resíduos irão afetá-lo eventualmente.
No entanto, o lixo não era o maior problema.
A maior ameaça de todas
No entanto, uma das maiores ameaças ao solo ao redor dos aterros é o lixiviado (ou chorume), um líquido que se forma quando a água da chuva escorre por todos os resíduos. À medida que a água é filtrada pelo lixo, ela absorve toxinas como metano, dióxido de carbono, ácidos e muito mais, todos extremamente perigosos.
Quando esse líquido tóxico volta para a terra, ele contamina as águas subterrâneas e o solo. Para os agricultores, isso significa que a água pode envenenar suas plantações ou fazer com que seu solo não produza nada.
As coisas já não pareciam boas
Como suas safras estavam em risco por causa do aterro sanitário próximo, a última coisa de que ele precisava era de pessoas estacionando em cima de sua terra já ameaçada e deixando os fluidos dos carros vazarem para o solo.
No início, ele tentou ser educado e informar as pessoas sobre o problema, mas pareceu surtir efeito contrário. Em vez disso, mais e mais pessoas estacionavam em sua propriedade, provavelmente danificando ainda mais seu precioso solo.
Ele finalmente teve o suficiente
Um vídeo que foi gravado da situação mostra a propriedade de Bedekovic com carros estacionados em duas fileiras, como era costume acontecer a cada domingo. Então, Bedekovic aparece nas imagens pronto para se vingar das pessoas que estavam envenenando sua terra.
No entanto, ele não foi completamente malicioso na elaboração de sua vingança. Embora ele pudesse ter cortado os pneus ou mandado rebocar os carros, ele fez algo mais do que apropriado para a situação.
Tirando o arado
Depois de pedir educadamente às pessoas que não estacionassem em sua propriedade repetidas vezes, Bedekovic sabia que era hora de agir. Então, ele subiu em seu trator vermelho, colocou as chaves na ignição e começou a trabalhar.
Ele tinha planos de arar seus campos, mas desta vez não era para plantar uma nova safra. Enquanto as pessoas o olhavam confusas, ele continuava a arar na frente das filas de carros estacionados em sua propriedade.
As pessoas achavam que ele era louco por trabalhar no domingo, mas mal sabiam o que ele estava realmente fazendo.
Doce, Doce, Vingança
Na maioria das vezes, os donos de seus negócios não têm hora certa para trabalhar. Então não parecia tão estranho que um fazendeiro estivesse arando seu campo, mesmo que fosse em um domingo.
No entanto, os visitantes começaram a parar e olhar fixamente para o fazendeiro, e não era porque ele estava fazendo um excelente trabalho de aração. As pessoas começaram a perceber que algo de estranho estava acontecendo na fazenda de Bedekovic.
Os carros não podiam mais sair
Depois que algumas pessoas voltaram do mercado e entraram nos carros para voltar para casa, o plano de Bedekovic ficou claro. Ele havia revirado o solo tanto que não era mais possível manobrar os carros. Sim, todos os veículos estavam presos na terra arada. Enquanto, os motoristas tentavam achar uma solução para aquela armadilha, Bedekovic apenas sorria.
Ninguém que estacionava o carro em sua propriedade regularmente imaginava que não seria capaz de sair. No entanto, nem todos ficaram tão satisfeitos quanto Bedekovic. Muitos começaram a reclamar e não demorou muito até que a polícia chegasse ao local.
A polícia chega ao local
Quando a polícia chegou ao local, eles ficaram confusos ao ver todos os carros presos nos campos recém-arados. Tendo muitas perguntas, eles abordaram Bedekovic, que estava sentado em seu trator. Em circunstâncias normais, Bedekovic poderia ter sido acusado de obstrução do tráfego, mas esta não era uma situação normal.
Sim, o terreno era propriedade de Bedekovic, mas os clientes do mercado precisavam de um lugar para estacionar a fim de ajudar a sustentar a economia da cidade.
Era hora de a polícia falar com Bedekovic.
Bedekovic estava certo
Depois de falar com Bedekovic, a polícia chegou à conclusão de que ele não tinha feito nada de errado. Embora possa ter sido inconveniente para as pessoas cujos carros estavam presos ali, ele estava dentro de seus direitos.
As pessoas estacionaram em suas terras sem permissão, e ele tem o direito de arar seus campos quando quiser. Além disso, ele também tem o direito de proteger o que é seu, especialmente se for seu ganha-pão. Após a conversa, a polícia saiu de cena sem sequer avisar Bedekovic.
Seu plano definitivamente Funcionou
Uma mulher em um Peugeot prata lutou para colocar seu carro de volta na estrada principal. Ela avançou, deu ré, foi para a esquerda, foi para a direita, mas nada parecia funcionar.
A princípio, parecia que ela conseguiria sair sem muito esforço, mas quanto mais perto da estrada, mais preso o seu carro ficava. A certa altura, um dos policiais teve de se sentar ao volante para tentar tirar o carro da armadilha de Bedekovic.
A lição estava dada
Estava claro que Bedekovic havia defendido seu ponto de vista. O carro da mulher ficou completamente preso e nem mesmo a polícia conseguiu tirá-lo. Então, confiante de que a mulher havia aprendido a lição, ele decidiu ajudá-la.
Ele trouxe o trator de volta e aplainou o terreno ao redor do carro para que ela pudesse voltar para a estrada. Uma coisa era certa, a mulher nunca mais estacionaria em suas terras.
Alguém se atreveria a estacionar lá de novo?
Pessoas do lado de Bedekovic
Após o incidente, vídeos com imagens do que Bedekovic havia feito começaram a se tornar virais, especialmente no YouTube. Um usuário do YouTube o elogiou por seus esforços, comentando: "As pessoas são tão egoístas às vezes... Que bom que você [ensinou] a elas uma lição."
Alguns o criticaram, dizendo que ele deveria ter colocado uma placa ou que algumas pessoas poderiam não saber que era uma fazenda. Ainda assim, a grande maioria das pessoas ficou do lado de Bedekovic e o elogiou por proteger sua terra de maneira pacífica.
Algumas pessoas também tiveram outra ideia.
Taxa de estacionamento
Alguns usuários do YouTube sugeriram que ele aproveitasse a oportunidade para ganhar algum dinheiro extra. Uma pessoa comentou: "Desculpe, mas ele deveria apenas ter deixado eles estacionarem, isolar a área e então cobrar 100 dólares pelo estacionamento [...]. Outro sugeriu uma atitude mais drástica: "Droga, ele poderia ter colocado correntes nos pneus deles ou algo assim."
Mas o fato de ter veículos estacionados em sua propriedade não era o principal problema. Por isso, cobrar nunca foi uma opção. Na verdade, ele estava mais preocupado com o dano que isso poderia causar em suas plantações.
Outros compreenderam o verdadeiro problema
Um YouTuber simpático escreveu: "Para aqueles que defendem o estacionamento: pense racionalmente por um segundo, esses carros estão arruinando o solo e as toxinas do carro podem se espalhar para o solo." Com o aterro tão perto de suas terras, Bedekovic já tinha o suficiente com que se preocupar.
A última coisa de que ele precisava era de carros danificando ainda mais sua terra a cada domingo. Ele não queria que as toxinas dos veículos prejudicassem ainda mais a sua propriedade e achou uma forma criativa de acabar com isso. Alguns até comentaram que quem estacionou ilegalmente em suas terras deveria ter enfrentado as consequências da lei.