Fotos Mostram Como Realmente é a Vida Na Rússia
A Rússia é um dos países que comandam para onde o mundo está indo junto com os Estados Unidos, Japão, China e alguma outra nação. Talvez o país não tenha a exposição que o seu adversário da América do Norte tem, mas é também um local onde existem várias curiosidades que merecem ser divulgadas.
Durante a Copa do Mundo que se desenvolveu em suas terras, a Rússia se mostrou uma nação acolhedora e receptiva, mas ela é muito mais do que isso. Você sabia, por exemplo, que a Rússia é um dos países que mais consume bebidas alcoólicas? Confira a seguir essa e outras curiosidades!
Sacrifícios durante a Guerra das Galáxias
Nas décadas de 1950 e 1960, a Rússia e os Estados Unidos iniciaram uma batalha para conquistar a galáxia. As duas potências estavam apenas concentradas nos tempos da Guerra Fria para demonstrar poder, e o objetivo era ser capaz de enviar um homem ao espaço.
Muitas vidas foram perdidas durante essa luta pelo poder, que finalmente teve os europeus como vencedores no final da década de 50 quando enviaram o Sputnik, o primeiro satélite artificial da Terra, e em 1961 quando lançaram o primeiro voo espacial tripulado por um ser humano, Yuri Gagarin. Para alcançar tal feito, poucos sabem que dezenas de cosmonautas perderam a vida durante os testes de voo e em acidentes durante os lançamentos. Estes são conhecidos como Cosmonautas Fantasmas, porque até os seus registos foram apagados das bases de dados.
Popular pelo seu idioma
Devido ao seu grande tamanho, densidade populacional e peso no mundo, a Rússia tem a língua nativa mais falada no mundo, com mais de 260 milhões de pessoas falando russo como língua materna. Além disso, o idioma russo está entre os dez idiomas mais usados no mundo, atualmente em oitavo lugar. Uma das peculiaridades desse idioma é que não há artigos que sejam necessários em outros idiomas, como a palavra "o" e " uma".
Uma nação estressante apenas para um sexo
Através dos estudos do Comitê de Estatística, se pode saber que o número de homens no país europeu diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Em 2014, havia 10,5 milhões de mulheres a mais do que homens no país.
O que foi finalmente apontado como a causa deste desequilíbrio de gênero é que os homens, enquanto adultos, têm mais probabilidades de morrer de stress, abuso de álcool e acidentes de automóvel. Os líderes russos tentarão corrigir essa desigualdade num curto espaço de tempo.
São dedicados ao esporte
O esporte não é apenas uma área onde uma pessoa pode se desenvolver fisicamente. Muitos países usam o esporte como uma ferramenta para mostrar seu poder interno e a capacidade que possuem de criar "superpessoas", por assim dizer.
A Rússia tem feito um grande esforço para dominar o campo esportivo com grandes atletas como as tenistas Anna Kournikova e Maria Sharapova. O jogador de hóquei Sergei Fedorov também ganhou destaque mundial, tal como a atleta sempre lembrada Yelena Isinbayeva, detentora de vários recordes mundiais. Todos eles contribuíram para fazer da Rússia um dos países que mais conquistam medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos.
O esporte que cresce na Rússia
Embora ainda não seja um esporte muito conhecido mundialmente e que consiga reunir muitos espectadores em um estádio ou em frente a uma televisão, é o que a Rússia almeja para um futuro breve. Nos últimos anos, o país ganhou fanatismo pelo fisioculturismo e pelo levantamento de peso.
Nestas práticas onde o atleta precisa demonstrar sua força física, Nadezhda Alexandrovna Yevstyukhina e Maryana Naumova conseguiram se destacar nos últimos anos.
Eles são aliados estratégicos da Pepsi?
A empresa Pepsi deu um salto depois que a Rússia permitiu que a marca aparecesse durante a transmissão do debate entre o Vice-Presidente dos EUA Richard Nixon e o primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchev. Fotos do momento histórico foram publicadas em todo o mundo.
Até esse ano de 1959, a Pepsi não tinha desembarcado fortemente no país da América do Norte, muito menos refrigerantes à base de cola eram consumidos na Rússia. Depois desse episódio, a Pepsi cresceu e hoje a Rússia é o segundo maior mercado para a empresa no mundo.
A melhor combinação de beleza e inteligência
Os concursos de beleza na Rússia não são apenas para exaltar a aparência física das concorrentes. O grupo de jurados considera muitos aspectos na hora de escolher a representante do país.
Nos concursos de Miss Universo e Miss Mundo entre as russas, se destacam mulheres com profissões como engenheira elétrica, policial, estudante de Economia Global, estudante de Cibernética e sistemas de computação, entre outras atividades.
Se você morava na Rússia, talvez devesse pagar pelo que verá a seguir...
Imposto sobre uma característica física ...
Quando você tem a sensação de que a Rússia é um país não tão parecido com os outros que conhecemos, isso se deve em parte ao que aconteceu em 1698. Naquela época, o imperador Pedro I decidiu que um imposto deveria começar a ser aplicado caso a pessoa tivesse barba ou pelos faciais.
Essa decisão era tão estranha naquela época quanto seria hoje, mas a ideia do imperador era que os homens russos deveriam ser mais como os europeus ocidentais. Em caso de descumprimento da norma, as autoridades poderiam raspar os pelos da pessoa em público.
O que é que se esconde em algumas áreas?
Em um mundo que está constantemente conectado e que dificilmente segredos podem ser guardados devido à intercomunicação pela Internet e à vasta informação que se tem sobre o que se quer pesquisar, ainda existem alguns segredos na Rússia.
Há certas áreas do território russo que pouca informação está disponível. Elas não aparecem nos mapas e se você quiser visitá-las, é completamente proibido. O que se acredita é que anteriormente essas cidades fechadas eram locais onde se desenvolviam indústrias químicas e militares.
As belezas
Um dos lugares mais icônicos da Rússia é o Krasnaya Ploshchad (Praça Vermelha, em português). O ícone encontrado em Moscou é uma exposição de beleza, já que Krasnaya significa Belo e seu objetivo era ser o principal mercado da cidade.
Os visitantes da Rússia acreditam que a Praça Vermelha, localizada entre o Kremlin e o bairro histórico de Kitai-Gorod, é um símbolo do comunismo, mas não é. Desde 1990, e devido à UNESCO, tanto a Praça Vermelha quanto o Kremlin são patrimônios mundiais.
Aqui está o lado positivo do frio...
Proteção contra o frio
Outra característica da Rússia é que sua temperatura fria. Não exclusivamente pelo povo, que pode ser um pouco menos amigável do que os italianos ou espanhóis ou mesmo sul-americanos, mas também pelo clima frio que se faz presente pelo fato do país estar próximo dos pólos. Tal condição climática tem servido de proteção para muitas invasões na história.
Na verdade, o exército histórico de Napoleão caiu lá e durante a Segunda Guerra Mundial o mesmo aconteceu com Hitler ao tentar invadir a Rússia. O gelo ainda é tão mortal hoje que chega a machucar as pessoas, a tal ponto que em 2010 mais de 150 pessoas ficaram feridas em São Petersburgo por causa da queda de estalactites de gelo.
Devoção por lebre
Assim como na Índia as vacas são sagradas, e na Austrália o canguru é protegido por ser um animal que está especificamente ligado ao país, em uma parte da Rússia, mais especificamente na Ilha Záyachy, as lebres são adoradas.
Milhares de lebres viviam na ilha às margens do Rio Neva, que sofreu inundações nos séculos 18 e 19 e foi quase totalmente extinto. Reza a lenda que uma delas conseguiu se salvar, escondendo-se em um barco, daí o nome da ilha -Záyachy = Lebre. Posteriormente, uma estátua com sua semelhança física foi erguida em uma das pontes da cidade.
A Rússia foi capaz de ocultar uma sala histórica inteira
Você não conseguiria imaginar que uma sala que fazia parte do Palácio de Catarina, na cidade de Tsarskoye Selo, que havia sido enfeitada com painéis de âmbar e decorada com folhas de ouro pudesse desaparecer, certo?
No entanto, para evitar que essa sala fosse tomada durante a Segunda Guerra Mundial foi ordenado o seu desmantelamento, sendo ela levada para a cidade de Konigsberg na Alemanha, onde foi reconstruída e permaneceu de 1979 a 2003. A sala que tinha mais de 55m2 é agora um mistério porque não se sabe onde fica.
Um relógio parado no tempo
A Rússia é sinônimo de comunismo e isso aconteceu porque no ano de 1917, na noite de 25 de outubro, os grupos chamados bolcheviques desferiram um golpe no governo provisório do país exatamente às 2h10 da manhã.
Para homenagear aquele episódio histórico que os marcou para a eternidade, há um relógio especial na sala de jantar branca do Palácio de Inverno que mostra aquela época e não é girado há mais de 100 anos.
Eles não são tão receptivos aos turistas
Mesmo após a Copa do Mundo de Futebol de 2018 e outras atrações como as Olimpíadas de Inverno que aconteceram na cidade de Sochi, a Rússia segue tendo um tratamento especial para os turistas. As cidades de Moscou e São Petersburgo são as que mais recebem turistas ao longo do ano, e os governantes decidiram cobrar mais deles do que de seus cidadãos.
Um dos casos é que para visitar o museu Hermitage, os turistas pagam 400 rublos russos, enquanto os russos pagam cerca de 350 rublos. E para entrar no Palácio Peterhof, os russos pagam 400, enquanto os estrangeiros cerca de 550. Apesar disso, a Rússia não é a única, em alguns países essa lógica se repete.
É assim que a economia russa é em grande parte mantida!
Rico em...
Um dos negócios que mantém a Rússia na vanguarda econômica são as grandes reservas de gás natural que o país possui. Estes são os mais importantes do planeta, tornando a Rússia a nação que mais gás exporta e, portanto, a que tem os maiores gasodutos.
O país do norte da Europa tem gasodutos de mais de 259.913 quilômetros. Em comparação com seu território, esses tubos podem percorrer o país até seis vezes.
Estes vídeos russos estão na moda na Internet
Não se trata de um ataque de urso ou de seu presidente Vladimir Putin navegando em uma lagoa em situação descontraída durante as férias, mas dos vídeos gravados pelos chamados Dashcams russos. São esses os mais consumidos na internet.
Esses vídeos são aqueles que detectam essas câmeras que ficam localizadas próximas às rotas e captam acidentes dos mais raros, pois muitas pessoas tentam simular acidentes para arrecadar dinheiro, e até mesmo simular ferimentos que nunca foram infringidos por outra pessoa, mas por si mesmas. Essas câmeras servem para evitar essas fraudes e também para deixar as imagens mais engraçadas.
É e não é, você entende
A bebida alcoólica mais consumida no mundo é a McDowell's No. 1, da Índia, que já vendeu mais de 19 milhões de caixas. No entanto, se falamos de bebidas, certamente a cerveja está entre as mais consumidas.
O que acontece na Rússia é que, até 2011, a cerveja não era considerada uma bebida alcoólica devido à sua baixa percentagem de álcool, inferior a 10%. Claro, eles estão mais habituados a bebidas fortes.
Um lar para cães enormes
O metrô de Moscou não foi construído para que os cães tenham um lugar para se protegerem, mas ainda assim cumpre aquela característica que seria amada por qualquer fã de animais. Além de servir para transportar pessoas, são mais de 500 cães que moram ou usam as estações de metrô na Rússia. Muitos dos que pegam o metrô apontam que os cachorros vão em busca de comida na cidade e à noite a utilizam para voltar ao local onde costumam ficar.
Adoram o frio
Estamos acostumados a ver milhões de pessoas viajarem para lugares paradisíacos com praias com o propósito de fugir do inverno de seu país ou cidade, mas na Rússia, muitos aceitam o frio como é e até aproveitam a situação.
Alguns russos argumentam que a água gelada tem efeitos terapêuticos no corpo humano, razão pela qual eles ficam de molho na água durante o inverno. Eles são conhecidos como morsas, assim como o famoso animal grande que habita o Ártico.