Funcionário Do Walmart: Aqui Está Como Sabemos Quando Os Clientes Roubam Em Caixas De Autoatendimento
Cada vez mais lojas e supermercados, como o Walmart, estão adotando o sistema de autoatendimento, permitindo que os clientes registrem seus próprios itens durante o processo de compra.
No entanto, mesmo sem um funcionário do Walmart registrando os itens e recebendo o pagamento diretamente, é importante lembrar que os clientes ainda estão sendo monitorados. Mas como exatamente eles estão agindo para evitar roubos? Siga lendo para saber!
Os quiosques de autoatendimento são opções populares em lojas
Os quiosques de autoatendimento têm se tornado uma opção popular em lojas dos Estados Unidos, como Walmart, Target, Home Depot e até mesmo na IKEA. No Brasil, também estamos presenciando um aumento desse sistema, que permite aos clientes realizar suas próprias compras sem a necessidade de atendentes.
Além de permitir que os clientes evitem as longas filas do caixa tradicional, o sistema de autoatendimento tem sido adotado por muitas empresas como uma alternativa para reduzir a necessidade de contratar mais funcionários. No entanto, nem todos veem o self-checkout, onde o cliente efetua suas próprias compras, como algo positivo.
Não é um sistema perfeito
Há quem argumente que a dependência crescente de tecnologias, como o autoatendimento, está colocando empregos em risco e substituindo pessoas por computadores.
Apesar de os quiosques de autoatendimento ainda exigirem um funcionário para monitorar as transações, certamente não é o mesmo que ter uma equipe de seis pessoas operando caixas registradoras. Além disso, o sistema não é à prova de falhas.
Grandes varejistas sofrem grandes perdas em roubo a cada ano
O site de notícias "Business Insider" divulgou que grandes varejistas, como o Walmart, estão enfrentando um grande desafio: a prevenção de perdas. Segundo o relatório, em 2019, roubos e fraudes custaram a varejistas, como o Walmart, cerca de US$ 62 bilhões, o que equivale a aproximadamente 1,6% das vendas totais do ano. Por essa razão, as empresas têm adotado novas medidas para evitar esse tipo de problema.
Nova tecnologia significa novas maneiras de cometer roubo
O "Business Insider" relata que, com o aumento das compras online, fraudes com cartões de crédito, golpes com cartões-presente e outros meios virtuais de roubo estão crescendo a cada ano.
Para piorar a situação, alguns clientes agora estão aproveitando os quiosques de autoatendimento para tornar o roubo um pouco menos óbvio.
As máquinas de autoatendimento estão facilitando o roubo das pessoas?
Com a popularização dos sistemas de autoatendimento em lojas, algumas pessoas viram uma oportunidade de pagar menos em suas compras.
Em vez de passar todos os produtos, elas escaneiam apenas metade ou alguns deles e simplesmente colocam os não escaneados em suas sacolas de compras, gerando prejuízo para as lojas. Entenda melhor o truque a seguir!
O truque
Como o próprio cliente é quem registra e ensaca seus itens, torna-se mais difícil para um funcionário da loja perceber a fraude. Em uma loja movimentada, pode ser quase impossível para um funcionário supervisionar a área de autoatendimento e identificar um ladrão.
Algumas pessoas estão até aplicando uma técnica na qual digitam manualmente o código de um item barato que não possui código de barras, enquanto colocam um item caro na balança para obter um desconto indevido.
Outros estão tentando a "troca"
Uma das táticas mais comuns de roubo nos sistemas de autoatendimento é a troca de etiquetas, na qual uma pessoa substitui o código de barra de um item caro por um mais barato.
Embora essas estratégias tenham se popularizado nos primeiros dias do autoatendimento, os varejistas rapidamente encontraram maneiras de impedir que as pessoas roubem nos quiosques.
Tecnologia foi desenvolvida para ajudar a combater o roubo
É claro que sempre que as pessoas encontram uma maneira de usar a tecnologia para atividades criminosas, a mesma tecnologia pode ser aprimorada para combatê-las.
Os esforços de prevenção de perdas nos quiosques de autoatendimento incluem a instalação de câmeras de segurança, balanças ponderadas na área de embalagem e o rodízio de funcionários para monitorar o processo de autoatendimento e impedir tentativas de roubo.
Funcionários do Walmart estão divulgando segredos comerciais nas redes sociais
Apesar das medidas de segurança adotadas pelos varejistas, ainda há pessoas que acreditam que podem sair ilesas sem pagar por todos os produtos no autoatendimento. Elas simplesmente estão dispostas a correr o risco.
Mas, atualmente, ex-funcionários e colaboradores atuais do Walmart estão usando as redes sociais para alertar que esses indivíduos não são tão espertos quanto pensam.
Vídeos virais estão expondo alguns truques menos conhecidos
Alguns funcionários do Walmart estão usando o TikTok para compartilhar maneiras de identificar quando pessoas estão roubando através dos caixas de autoatendimento.
Os vídeos se tornaram virais e receberam milhares de comentários. Algumas pessoas ficaram chocadas com a tecnologia usada para prevenir furtos, enquanto outras já conheciam as técnicas.
Uma conta compartilhou como os funcionários do Walmart sabem quando as pessoas estão roubando
Um usuário do TikTok identificado como @thewalmartguy69 afirmou ser um funcionário do Walmart e postou um vídeo mostrando como a empresa pode pegar os clientes em flagrante se eles tentarem roubar no caixa de autoatendimento.
O vídeo se tornou rapidamente viral, acumulando milhões de visualizações na plataforma, além de ser compartilhado em diversos meios de comunicação e outras plataformas de mídia social.
A conta original foi excluída junto com o vídeo
Embora não esteja claro se o Walmart tomou alguma medida legal contra o vídeo ou rescindiu o emprego de @thewalmartguy69, a fama viral do vídeo foi breve. Não demorou muito para que a conta do TikTok fosse excluída, juntamente com o clipe original.
No entanto, o dano já havia sido feito (por assim dizer) e uma vez que algo existe na internet, é difícil se livrar dele.
As pessoas salvaram o vídeo
Diversos usuários do TikTok usaram a função "stitch" do aplicativo para responder ao vídeo original que se tornou viral, e esse conteúdo ainda está disponível para todos verem, mesmo que o vídeo original tenha sido excluído.
No clipe, legendas aparecem sobre um dispositivo sendo segurado por alguém em uma área de checkout familiar da Walmart. A legenda diz: "POV: nós sabemos quando você está roubando".
POV significa "ponto de vista"
POV é uma abreviatura popularmente usada nas mídias sociais que significa "ponto de vista". É usado para ajudar o espectador de um vídeo a determinar se deve assisti-lo do seu próprio ponto de vista ou do ponto de vista de outra pessoa.
Frequentemente, o POV é usado para mostrar a perspectiva única da pessoa que está gravando o vídeo.
É fácil para os funcionários saberem quando alguém está roubando
De acordo com o ponto de vista desse funcionário não identificado do Walmart, é bastante fácil perceber quando as pessoas estão roubando nos caixas de autoatendimento. Usando um dispositivo com uma tela digital que diz "Alertas de Registro", o funcionário mostra à câmera como eles podem identificar pessoas que estão roubando.
A câmera se move para cima do dispositivo para mostrar uma pessoa usando o quiosque de autoatendimento.
O rastreador de estoque mostra aos funcionários o que está na tela do cliente
O dispositivo mostrado no vídeo parece ser um rastreador de estoque portátil que permite que um funcionário veja o que qualquer cliente está visualizando em sua tela de autoatendimento.
Isso inclui quais itens o cliente digitalizou, quanto custam os produtos e qual é o custo total no caixa. Presumivelmente, há ainda mais informações acessíveis por meio das opções do dispositivo.
O dispositivo é fabricado pela Zebra Technologies
O dispositivo portátil parece ser de uma empresa chamada Zebra Technologies. A empresa projeta e fabrica dispositivos portáteis para realizar tarefas como verificação de preços, localização de produtos e gerenciamento de estoque.
Sendo assim, embora a tecnologia não informe diretamente um funcionário quando um produto é roubado, ela permite que ele verifique o que o cliente realmente registrou ao finalizar a compra.
O dispositivo poderia impedir acusações infundadas
Sabemos que algumas pessoas estão dispostas a acusar outras de roubo, independentemente de elas estarem mesmo roubando ou não.
Como destacado pelo usuário skittsmcgee no TikTok, o dispositivo pode ajudar a tornar os funcionários mais responsáveis e menos propensos a fazer acusações infundadas se acharem que um cliente está roubando sem estar.
Eles podem dizer se a contagem de itens não corresponde
Se alguém estiver pagando apenas um ou dois itens em vez de toda a cesta de mercadorias, é bastante claro que estão fazendo algo errado.
O Walmart também é conhecido por contratar seguranças privados, mas a maioria das pessoas concorda que as câmeras de segurança com inteligência artificial são a maior barreira contra furtos.
As câmeras de segurança são alimentadas por IA
Um representante do Walmart confirmou ao site Business Insider que as câmeras de segurança posicionadas nos caixas automáticos são alimentadas por software de inteligência artificial. As câmeras conseguem identificar quando os itens foram colocados em uma sacola sem terem sido escaneados pelo leitor de código de barras.
O esforço é chamado de Detecção de Escaneamento Perdido pelo Walmart, e o software alerta um funcionário quando ocorre uma situação de "Escaneamento Perdido". O funcionário pode receber o alerta em um dispositivo como o mostrado no vídeo do TikTok.
Funcionários do Walmart se manifestaram no passado
Não é a primeira vez que um ex-funcionário do Walmart revela algumas táticas de prevenção de roubo da empresa nas redes sociais. Athenia Maria, também conhecida como @obeygoddess no TikTok, publicou uma série de vídeos intitulada "Segredos do Walmart de um ex-funcionário", na qual comenta sobre o debate em torno dos caixas de autoatendimento. Um dos vídeos já ultrapassou 5 milhões de visualizações.
Outro vídeo viral explica o que significa quando o quiosque para de funcionar
Athenia Maria explicou em resposta a um comentário o que significa quando aparece uma notificação que diz "Algo está errado" em um quiosque de autoatendimento.
A pergunta foi feita especificamente sobre por que a câmera reproduz a filmagem do cliente ensacando e por que um funcionário da loja precisa ajudar a resolver a situação.
Os funcionários podem desativar remotamente um quiosque de autoatendimento
De acordo com o vídeo de Athenia Maria, quando um funcionário do Walmart recebe uma notificação em seu dispositivo de que alguém perdeu a embalagem de um item ou solicitou a remoção de um item digitalizado, o funcionário pode desativar imediatamente o quiosque.
Isso envia uma notificação para a tela do cliente que diz "Ocorreu um problema. Aguarde a assistência".
Funcionários do Walmart "pausam" transações quando suspeitam de roubo
Os dispositivos portáteis permitem que os funcionários do Walmart 'pausem' uma transação remotamente se suspeitarem que um cliente está roubando. A opção 'Pausar transação' congela toda a tela de checkout e notifica o cliente que um funcionário da loja está a caminho para ajudar.
Quando o funcionário chega, o procedimento é remover todos os itens ensacados e digitalizá-los novamente.
Há também compradores secretos
Em outro vídeo, Athenia menciona que o Walmart tem funcionários que atuam como "clientes secretos" em seu departamento de proteção de ativos.
Esses funcionários são contratados para se vestirem com roupas comuns, empurrarem carrinhos de compras e andarem pelas lojas durante todo o horário de funcionamento, a fim de identificar ladrões.
"Eles esperam que você chegue às portas"
Ela continua dizendo que os compradores secretos lidam com muitos problemas na loja, como confrontos entre clientes, mas seu foco principal é observar se alguém embolsou um item e não pagou.
"Eles esperam que você chegue ao último ponto de entrada", diz ela. "As portas. Isso seria depois da pessoa que verifica seus recibos, então, literalmente, quando você estiver saindo pelas portas, eles o impedirão".
Nunca deve ser fácil roubar
Uma opinião parece ser compartilhada por centenas de pessoas: "É muito fácil roubar do Walmart."
Embora a loja tenha medidas de segurança, elas parecem não impedir os ladrões. Talvez o Walmart e outras lojas semelhantes precisem intensificar seus sistemas de segurança no futuro, aumentando o uso de tecnologias como as câmeras de inteligência artificial.