Nada Estava Ajudando Essa Leoa Doente, Então Ela Ganhou Um Vizinho
Você está prestes a conhecer Sheila, a leoa. Sheila é uma leoa linda que passou a maior parte de sua vida como um animal de shows, se apresentando em festas particulares. Depois de anos trabalhando como animal ator, sua saúde começou a deteriorar e ela começou a sofrer.
Seu dono não podia se dar ao luxo de conseguir tratamento veterinário adequado. Depois de uma vida de trabalho duro e cuidados inadequados, ela foi resgatada por ativistas dos direitos dos animais. Infelizmente, parecia que Sheila estava muito longe de ser salva. Seus novos cuidadores estavam pensando em sacrificá-la. Então um milagre aconteceu...
Salvando Sheila
Sheila foi um dos leões resgatados pelo Departamento de Agricultura dos EUA em julho de 2009. Muitos dos leões resgatados naquele ano estavam em péssimas condições, mas a condição de Sheila era particularmente terrível.
Ela estava muito abaixo do peso, frágil e fraca. Seus socorristas pensaram que não haveria muita esperança para ela, mas decidiram se arriscar e ajudá-la de qualquer maneira. Eles queriam, pelo menos, dar-lhe uma oportunidade para seguir adiante.
O que a deixou nessa condição
Sheila foi resgatada de um centro de entretenimentos no Texas. O trabalho dela era fazer com que o dono ganhasse muito dinheiro se apresentando em festas e eventos de alto nível. Sheila não era o único leão neste centro de entretenimento, mas ela era a leoa que mais trabalhou e sofreu.
O zelador de Sheila era particularmente cruel com seus leões. Keahey, fundador da Organização In-Sync explicou, "quando eles não são mais úteis para ele, ele os deixa de lado e para de cuidar deles."
Uma vida em cativeiro
Infelizmente para Sheila, ela passou a maior parte de sua vida em cativeiro no Texas. Ela vinha sendo uma leoa "trabalhadora" desde que ela era apenas um filhote.
Ela começou a viver como animal de estimação e aparecendo em sessões de fotos, e então começou a trabalhar na indústria do entretenimento. Sheila era um animal silvestre que vivia uma vida doméstica, com trabalho intensivo, o que estava prejudicando gravemente sua saúde e bem-estar.
Um ambiente seguro
Sheila estava sofrendo de um problema de coordenação motora e, muito em breve, ela não conseguiria nem ficar de pé sozinha. Seus socorristas entenderam que seus músculos estavam fracos e isso estava causando seus problemas, mesmo quando ela apenas andava por aí.
Ela mal conseguia levantar a cabeça para comer ou tomar um gole de água. Ela havia perdido completamente o apetite e parecia que perdera completamente a vontade de viver.
Nem tão raro assim
Infelizmente, a história de Sheila não é tão rara assim. Os animais são roubados para fins de entretenimento o tempo todo. O famoso documentário Blackfish expôs pescadores que roubam baleias filhotes do oceano e as vendem para lugares como o Sea World em busca de lucro.
A maioria desses animais não é cuidada adequadamente e eles acabam vivendo uma vida curta e cheia de torturas. A equipe de resgate de Sheila esperavam que ela não sofresse o mesmo destino.
Deixando com os especialistas
Sheila estava em condições tão ruins que o Departamento de Agricultura dos EUA decidiu entregá-la a uma organização de bem-estar animal conhecida como In-Sync Exotics, Centro de Educação e Resgate de Animais Exóticos.
Esta é uma organização especializada em abrigar animais em cativeiro e recuperá-los. O Departamento de Agricultura dos EUA disse à In-Sync que se a condição de Sheila não melhorasse, eles deveriam considerar a possibilidade de eutanásia. Não era justo permitir que Sheila sofresse.
Ela precisava de ajuda até para comer
Sheila foi trazida para a In-Sync e começou a se estabelecer. No começo, ela não estava respondendo bem ao tratamento. Mesmo assim, seus salvadores estavam determinados a salvar a vida dela.
Ela não conseguia comer comida sozinha, então a equipe se sentava com ela e a alimentava à mão. A fundadora da In Sync disse: "Por duas semanas, tive que ir até Sheila e dar comida na boca dela". Ela acrescentou: "Eu levava almôndegas e literalmente as empurrava pela garganta."
Nenhuma melhora
Mesmo que a equipe da In-Sync estivesse fazendo tudo que podia para ajudar Sheila, ela não parecia melhorar muito. Sua saúde parecia ser a mesma de quando ela chegou.
Um membro dos funcionários disse: "Ela tinha muito pouca coordenação muscular e, assim, quando andava, suas pernas escapavam por baixo dela." Seria um caminho muito lento para a recuperação.
Nada parecia ajudar
Os socorristas da In-Sync já tinham experiência em trabalhar com animais selvagens em condições precárias, mas nunca haviam visto um caso como este. Era como se Sheila estivesse se recusando a melhorar. Eles pensaram que ela tinha desistido completamente. Depois de dias de fraqueza e letargia, Sheila parou de se mover completamente.
Ela vomitaria o que comesse e parecia que sua saúde estava piorando. Isso colocou as equipes de resgate em uma posição realmente difícil.
Uma decisão difícil
A equipe da In-Sync estava com um sentimento de perda. Eles estavam fazendo tudo o que podiam para ajudar Sheila, mas nada parecia estar funcionando. Depois de algumas semanas de trabalho incansável, eles decidiram considerar o conselho do USDA de sacrificar esse grande gato.
A vida de Sheila se tornou dolorosa e difícil. A equipe teve que enfrentar o fato de que a coisa mais misericordiosa a fazer era dar a Sheila um fim pacífico para a vida.
Sheila era única
A equipe realmente não queria perder Sheila. Ela era um animal lindo que passou toda a sua vida em cativeiro. Eles queriam dar a ela uma chance de aproveitar a vida que ela havia perdido. Sheila não era como os outros leões. Sua pele era muito loira, o que a fez se destacar entre outros grandes felinos.
Seu pelo loiro provavelmente era o motivo pelo qual ela valia tanto para seu dono anterior. As leoas desta cor são encontradas somente em Timbavati e na África do Sul. O pessoal da In-Sync estava realmente preparado para sacrificar Sheila quando uma nova informação veio à luz ...
Finalmente, um diagnóstico
A equipe In-Sync teve uma revelação sobre esse belo animal. Eles descobriram que Sheila estava sofrendo de uma doença chamada toxoplasmose, assim como a falta de vitamina A.
Isso significava que havia parasitas no sangue de Sheila. A doença pode ser fatal para os membros da família felina. Agora que seus cuidadores sabiam o que havia de errado com Sheila, eles só precisavam levá-la para tomar o remédio.
Um monte de sintomas
A toxoplasmose é uma infecção doença usualmente encontrada em gatos. O animal a desenvolve quando seu sistema imunológico não é forte o suficiente para combater infecções.
Anos de cuidados inadequados fizeram com que o sistema imunológico de Sheila enfraquecesse, e foi assim que ela desenvolveu a doença. Os sintomas da toxoplasmose incluem redução da coordenação, desorientação, anorexia, letargia, dificuldades respiratórias, aumento dos gânglios linfáticos e aparente cegueira. Se não for tratada adequada e prontamente, esta doença pode ser fatal.
Foi difícil fazê-la tomar antibióticos
Os encarregados de Sheila imediatamente começaram a tratá-la com antibióticos. Demorou um pouco para chegar a um diagnóstico e seu esquema de antibióticos estava iniciando bem tarde, mas essa era a única esperança dela.
Não é tarefa fácil conseguir que um leão teimoso tome um monte de antibióticos. Sheila era difícil e às vezes levava uma hora para a equipe In-Sync fazê-la tomar o remédio.
Melhorando
Imediatamente após Sheila começar seus antibióticos, ela começou a se sentir melhor. Logo ela estava capaz de andar e comer sozinha.
Naturalmente, todos os cuidadores de Sheila pensaram que a melhora em sua saúde se devia ao remédio que estava tomando, mas, na realidade, ela estava melhorando tão rapidamente por causa de um motivo completamente diferente - que ninguém havia notado antes. Sheila estava tomando um tipo diferente de remédio.
Melhorias notórias
Em uma postagem no Facebook, a In-Sync afirmou: "Sheila teve uma melhora notável. Ela recuperou o controle muscular, engole com facilidade, corre e pula como um coelho." No entanto, mesmo os cuidadores que trabalhavam com Sheila todos os dias não sabiam ao certo por que esse leão que antes era tão doente conseguiu uma recuperação tão rápida.
Os antibióticos são maravilhosos, mas eles não poderiam ter restaurado sozinhos a vontade de viver de Sheila.
Precisando de um amigo
O recinto em que Sheila morava na instalação In-Sync tinha uma outra jaula anexa a ele be havia alguém ao lado de Sheila que estava ajudando a leoa a se sentir mais feliz e saudável.
Quando os funcionários da In-Sync descobriram o que estava acontecendo entre os dois compartimentos, ficaram completamente chocados.
Conheça Kahn
Era um leão! Um leão macho muito bonito, para ser exato. Parece que Sheila desenvolveu uma queda por seu vizinho. Desde o início, esses dois formaram um vínculo muito estreito.
O amor de Sheila por Kahn foi a razão pela qual ela conseguiu progredir tão rapidamente. Agora que ela tinha um relacionamento com outro leão, ela encontrou a vontade de viver. Além disso, Kahn tinha um passado muito similar ao de Sheila
Isso que é juba!
Kahn era um leão de seis anos que havia sido resgatado pela In-Sync apenas alguns meses antes do resgate de Sheila. Como Sheila, Kahn era um leão que havia trabalhado na indústria do entretenimento no Texas. Ele também foi maltratado por seus manipuladores e quando ele chegou na instalação de resgate, estava com problemas de saúde, assim como Sheila estava.
Talvez esses dois tenham se apaixonado tão rapidamente porque viveram experiências semelhantes.