A Solução Inesperada Para O Mistério De Uma Casa Fedorenta
Se você pensa que tem maus vizinhos, pense novamente. Uma festa tarde da noite não é nada comparado com o que os vizinhos de uma pequena vila de Madagascar tiveram que suportar. Tudo começou com um cheiro estranho vindo do que todos pensavam ser uma casa vazia. Todos fizeram o possível para ignorar o fedor, mas eles logo perceberam que havia algo de errado naquela situação.
Depois de uma pequena reunião, os vizinhos decidiram chamar ajuda profissional. E o que eles descobriram dentro da casa deixou todos incrivelmente surpresos.
O cheiro era tão ruim que a vizinhança demorou um tempo para descobrir de onde vinha
Os moradores do bairro demoraram um bom tempo para identificar de onde vinha o mau cheiro. O odor era tão forte que parecia sufocar toda a área. Como ninguém queria apontar o dedo, o problema foi ficando cada vez pior.
Até que finalmente os vizinhos se uniram e acabaram descobrindo que o cheiro vinha de uma casa aparentemente abandonada. Eles então decidiram que deveriam tentar fazer algo para solucionar o problema.
O cheiro ficava cada vez pior
Os vizinhos agora tinham que descobrir como entrar lá e resolver o problema, já que a casa estava aparentemente abandonada. Eles cogitaram entrar ilegalmente, mas o cheiro era tão forte que eles acharam melhor tomar uma atitude mais cautelosa.
Eles tiveram a ideia chamar os policiais do bairro, mas não queriam incomodá-los com o que parecia uma questão boba na época. Os vizinhos também pensaram em fazer uma denúncia na prefeitura, pois existia a possibilidade da casa ter sido invadida. No entanto, eles logo perceberam algo que os impediria de chamar as autoridades.
E de repente, não estava mais abandonada
Embora todos presumissem que a casa havia sido abandonada, surpreendentemente, pessoas foram vistas entrando e saindo da residência. Os vizinhos não conseguiam acreditar que alguém pudesse chegar muito perto da casa fedorenta, muito menos entrar nela.
O que havia na casa para alguém ousar chegar perto dela? Incrivelmente, o cheiro realmente desapareceu por um tempo e os vizinhos seguiram com suas vidas normalmente.
O cheiro voltou
Quando todos pensavam que suas preocupações haviam acabado, o cheiro voltou com força total! Os vizinhos fizeram até uma reunião para discutir a questão. Nesse ponto, todos tinham certeza de que o cheiro vinha da casa suspeita.
No entanto, eles sabiam que não podiam resolver o problema por conta própria e decidiram que era hora de chamar a polícia. Eles disseram às autoridades que o cheiro estava começando a preocupá-los, e os policiais tiveram logo uma ideia do que poderia ser.
Investigando a casa
Depois de receber a ligação, a polícia cumpriu seu dever e foi investigar a casa. Eles chamaram alguns vizinhos para ajudar a guiá-los pela propriedade. Mal sabiam eles com o que seriam recebidos.
Os policiais não sabiam o que exatamente estavam enfrentando, então eles fizeram os preparativos necessários. Caso algo desse errado, eles tinham à disposição uma equipe de especialistas, incluindo um médico legista e um especialista em vida selvagem, entre outros.
Membros do Comitê pela Vida Selvagem
Soary Randrianjafizanaka foi a escolhida para representar o Comitê pela Vida Selvagem. Seu departamento foi um dos vários comitês de especialistas convocados pela polícia local para ajudar a investigar a misteriosa casa.
Normalmente, o departamento é chamado em casos de odores desagradáveis. Randrianjafizanaka é a chefe da agência e, quando soube dessa casa, foi ela mesma investigar. Sua residência também ficava na área, então ela estava curiosa para descobrir a origem do problema.
A cidade de Toliara
A casa ficava localizada na cidade de Toliara, um local na costa sudoeste de Madagascar. A cidade é considerada incrivelmente bela e pacífica, onde os moradores coexistem sem maiores problemas.
Por causa da reputação da cidade, a polícia teve dificuldade em acreditar que a situação fosse resultado de um homicídio, então, eles chamaram Randrianjafizanaka para o caso de o cheiro estar relacionado a animais.
Essa agência já viu de tudo um pouco
A Agência Ambiental foi criada há muito tempo, então seus membros já viram inúmeros incidentes insanos envolvendo animais. Eles lidaram diariamente com animais de todos os tipos, desde gatinhos medrosos até predadores ferozes.
Por isso, eles são sempre a primeira chamada da polícia quando há a possibilidade de um animal estar envolvido na situação. Ainda assim, a essa altura, a polícia não tinha ideia do que estava enfrentando.
Chegando na casa
Ainda na entrada da propriedade, as autoridades já conseguiam sentir um cheiro forte vindo da casa. Apesar de toda a sua experiência, Randrianjafizanaka não fazia a menor ideia do que poderia ser.
Com certeza, essa era uma das situações mais intrigantes já enfrentadas em sua carreira. Nem ela nem sua equipe haviam sentido antes um cheiro parecido como aquele que estava saindo da casa. Então, eles resolveram entrar na residência para inspecionar o local.
A casa parecia normal
Com exceção do forte fedor que vinha de dentro, a casa parecia ser relativamente normal por fora. Era grande e, pelo lado de fora, você nunca diria que estaria guardando um segredo sombrio em seu interior.
No entanto, era tão silenciosa por dentro que você poderia ouvir um alfinete cair. Todos se perguntavam por que uma casa tão bonita seria abandonada. Eles checaram para ver se a casa estava à venda, mas não estava.
Rumo ao desconhecido
Quando a polícia e os especialistas entraram na casa, o cheiro era tão forte que muitos deles até ficaram tontos. Eles estavam completamente envolvidos pelo cheiro e não tiveram escolha a não ser continuar se movendo cada vez mais para o interior da casa.
Mesmo já dentro da casa, eles ainda não haviam descoberto a origem do problema. Todos da equipe estavam tentando descobrir o que poderia estar causando aquele cheiro ruim. Randrianjafizanaka achou que sabia e sugeriu que poderia ser dejetos de animais.
Seriam de humanos ou animais?
Nesse ponto, Randrianjafizanaka tinha quase certeza de que o cheiro devia estar relacionado a animais. Apenas animais presos em algum lugar poderiam exalar um cheiro tão forte. No entanto, ela não foi capaz de descartar completamente a possibilidade de haver pessoas na casa.
No entanto, pela aparência do interior da casa, ela imaginou que ninguém poderia estar morando ali em tais condições. Havia muitas perguntas sobre a casa, e ela estava prestes a obter as respostas.
Eles ouviram barulhos
Enquanto caminhavam pela casa, as autoridades ouviram um barulho. Então, eles pararam imediatamente! Embora o som não fosse muito alto, era alto o suficiente para que todos ouvissem. Todos estavam em alerta agora, quase certos de que não estavam sozinhos.
Eles então perceberam que havia mesmo outras pessoas na propriedade. Ambas as partes estavam completamente em choque. Isto só deixou a polícia e os especialistas mais confusos do que estavam originalmente.
Eles estavam cavando buracos
Quando a equipe ficou cara a cara com as pessoas, elas tinham pás nas mãos. Não apenas isso, mas elas estavam cavando buracos também. Elas pareciam estar cavando os buracos o mais rápido que podiam e também estavam cercados por objetos.
A equipe não sabia o que fazer diante daquela cena. Tudo o que eles imaginavam encontrar tinha acabado de descer pelo ralo. Não apenas a casa não estava abandonada, como havia pessoas lá, e cavando buracos.
Eles pareciam culpados
Quando a polícia se aproximou e perguntou o que eles estavam fazendo, sem surpresa, eles começaram a agir de maneira estranha. Agora, todo mundo sabia que eles estavam realmente fazendo algo de errado.
Os escavadores pareciam estar tentando esconder alguma coisa. Assim que a polícia se aproximou, eles largaram as pás como se tivessem sido pegos. No entanto, a equipe ainda não entendia bem pelo que eles seriam culpados.
Eles prenderam os suspeitos
Como se soubessem que estavam com problemas, os escavadores imediatamente levantaram as mãos. Não havia sentido em correr, então a única opção era cooperar. A polícia então presumiu que eles haviam feito algo de errado e seguiu o protocolo.
Depois de prenderem os suspeitos, os policiais voltaram para dentro da casa. Eles queriam descobrir o que aquelas pessoas estavam escondendo. Então, as autoridades voltaram para o interior destruído da casa e enfrentaram o cheiro mais uma vez.
O chão estava se movendo
Ao entrar nos cômodos, ficou claro que o interior da casa havia sido completamente destruído. Tudo estava desmoronando, não havia luz, e os tetos e janelas estavam cobertos de teias de aranha.
Eles ainda estavam procurando a origem do mau cheiro quando descobriram algo inacreditável. O chão estava se movendo em certas áreas da casa. A princípio, eles ficaram surpresos até que finalmente perceberam a causa.
Tartarugas por toda parte
Quase todo o chão estava coberto de tartarugas que estavam amontoadas como sardinhas em lata. Havia tantos animais que parecia que ocupavam o andar inteiro. A equipe estava completamente em choque.
Randrianjafizanaka percebeu que aquelas não eram tartarugas comuns, mas ainda não tinha ideia de onde todas elas poderiam ter vindo. Era difícil olhar pelo resto da casa porque havia muitas espalhadas por toda parte.
Uma espécie rara
Randrianjafizanaka sabia que havia algo especial naquelas tartarugas e ela estava certa. A equipe estava diante de uma espécie rara. Conhecidas como tartarugas irradiadas, elas raramente são vistas na natureza e apenas um número limitado de espécies chama Madagascar de lar.
Essas tartarugas são conhecidas por sua natureza dócil, bem como pelas marcas únicas em sua carapaça. Depois da descoberta, Randrianjafizanaka e o resto da equipe começaram a entender o que estava acontecendo naquela casa.
Elas são frequentemente caçadas
Devido à sua raridade, esses animais são frequentemente caçadas por criminosos. Algumas pessoas até os comem como uma iguaria! No lado menos extremo das coisas, as pessoas os possuem como animais de estimação. Manter essas raras tartarugas é contra a lei, mas claramente, isso não impede ninguém.
Existem muitas operações clandestinas que envolvem roubar as tartarugas e vendê-las ilegalmente. Atualmente, a espécie está quase extinta por causa de como as tartarugas são tratadas.
Elas precisavam desesperadamente de ajuda
Randrianjafizanaka soube imediatamente o que precisava fazer. Ela precisava tirar as tartarugas da casa o mais rápido possível e realocá-las em um local seguro e adequado. Estes animais haviam sido horrivelmente tratados e era mais do que provável que muitos deles estivessem à beira da morte.
Ia dar muito trabalho e levar muito tempo, mas as tartarugas precisavam ser retiradas da casa de qualquer maneira.
Eles estavam realmente em perigo
A certa altura, essa espécie de tartaruga estava prosperando. No entanto, nos últimos anos, seus números caíram drasticamente. Na década de 1990, estimava-se que sua população era de cerca de 12 milhões, um número ainda relativamente baixo.
No entanto, em 2010, seus números caíram para menos de 6 milhões. Agora, existem apenas cerca de 3 milhões. Embora a equipe soubesse que havia inúmeras tartarugas na casa, eles não sabiam dizer quantas. Mais tarde, eles descobriram que havia mais de 9 mil delas abarrotadas naquele pequeno espaço.
Um lado bom
Embora as tartarugas estivessem vivendo em condições terríveis e tivessem sido horrivelmente maltratadas, eles estavam felizes por terem conseguido recuperar tantas. Como muitas delas estavam doentes, muito cuidado foi tomado para transportá-las para um local seguro.
Por terem encontrado tantas, a equipe esperava que eles pudessem ajudar a aumentar o número de sua população. Infelizmente, nem tudo era bom como parecia com os animais.
Notícias ruins
Infelizmente, eles também tiveram que lidar com algumas notícias ruins. Eles descobriram que muitas das tartarugas não sobreviveriam por muitas semanas porque muitas delas estavam gravemente doentes.
Muitas delas estavam desidratadas e, embora os veterinários tenham feito tudo o que podiam, não conseguiram salvá-las. Mesmo trabalhando dia e noite, era quase impossível trabalhar com mais de 9 mil tartarugas.
Os vizinhos não acreditaram
As pessoas que haviam chamado a polícia por causa do cheiro estavam espantadas com a situação. Elas não só ficaram surpresas com a ocorrência de atividades criminosas na casa, mas também com a presença de 9 mil tartarugas em perigo no interior do imóvel.
Muito provavelmente, se eles não tivessem se interessado pelo assunto e ligado para as autoridades, os culpados teriam escapado impunes do crime. Claro, a história se tornou viral com muitos ativistas aumentando a conscientização sobre todos os tipos de animais que são maltratados como aquelas tartarugas eram.
A crueldade com animais não é rara
Embora muitas pessoas já tenham sido capturadas, presas e acusadas de crueldade com os animais, isso continua acontecendo todos os dias. As pessoas ficam tão controladas pela ganância e pelo dinheiro que esquecem que os animais são seres vivos como nós e merecem ser tratados com respeito.
Infelizmente, a indústria de animais de estimação nem sempre é fiscalizada adequadamente. Aliás, muitas pessoas boicotam totalmente a indústria porque acham que os animais não são sempre tratados como deveriam, mesmo que sejam animais legais.
O que foi feito com as tartarugas
Ao todo, cerca de 8 mil das tartarugas sobreviveram à experiência de quase morte. A questão passou a ser então o que fazer com elas. A equipe não tinha certeza se as tartarugas estavam prontas para serem devolvias à natureza, mas também tinham certeza de que nenhuma instalação poderia cuidar de todas as 8 mil tartarugas resgatadas.
Afinal, elas haviam passado pelo pior, então agora todos só queriam que elas estivessem confortáveis e felizes. Era o mínimo que podiam fazer por elas.
Um lugar seguro
Acontece que as tartarugas não puderam ser devolvidas à natureza. Isso porque elas passaram grande parte de suas vidas naquela casa. Portanto, simplesmente liberá-las de volta à natureza as colocaria em risco de morte. Elas também poderiam ser capturadas por caçadores novamente.
Em vez disso, elas serão acompanhadas de perto por equipes de especialistas que garantirão sua segurança e conforto. Agora, as tartarugas podem finalmente relaxar.
Planos para as tartarugas
As tartarugas nunca tiveram uma vida melhor. Elas recebem muita atenção, comida, água e têm uma equipe dedicada que está muito animada por trabalhar com elas. No momento, a primeira coisa em que os pesquisadores estão se concentrando é como recuperar o número de sua população.
Eles têm 8 mil tartarugas para trabalhar, então as coisas estão começando a melhorar, não apenas para este grupo de tartarugas, mas para toda a espécie.
Direto para a cadeia
As pessoas que acumularam ilegalmente essas pobres tartarugas estão finalmente pegando pelo seu crime. No tribunal, elas foram julgadas com severidade e receberam longas sentenças de prisão.
Isso também ajudou a enviar uma mensagem a qualquer outra pessoa que possa estar envolvida em tais atividades ilegais. Agora, os criminosos saberão como é ficar preso contra sua vontade em um espaço pequeno.