Adicione As Frutas Mais Saudáveis Do Mundo à Sua Dieta!
O mundo pode ainda não ter aprendido as lições de respeitar a vida alheia, não gerar conflitos armados e de respeitar a opinião do outro sem reagir de forma agressiva, mas sem dúvida o que avançou em várias nações é a intenção de milhões de pessoas de comer de maneira mais saudável.
Nessa grande luta entre comer coisas consideradas saborosas e manter-se saudável, muitos escolhem entre os alimentos disponíveis, as frutas. Então, nós revelamos aquelas frutas que são as mais saudáveis que você pode comer!
Todo mundo ama abacate!
Uma das frutas que tem ganhado bastante espaço nos últimos anos é o abacate, dependendo do país em que você está. Esta deliciosa fruta se diferencia por ser pobre em carboidratos, mas também repleta de gorduras saudáveis.
O ácido oleico presente no abacate serve para reduzir a inflamação no corpo, além de aumentar a saúde coronária quando entra no organismo. Sem mencionar que os abacates são repletos de potássio, fibra e manganês. Você precisa de mais motivos para consumir este alimento rico em nutrientes e ainda delicioso?
O abacaxi é super nutritivo
O abacaxi não costuma ser uma das frutas de renome mundial, principalmente por ser uma fruta tropical que é mais encontrada em territórios onde esse tipo de clima aparece. No entanto, se o seu país importa ou já possui essa fruta em suas terras, você deve considerá-la, pois o abacaxi fornece 131% da vitamina C que seu corpo necessita por dia, além de 76% de magnésio.
Somado a isso, o abacaxi possui enzimas que atuam de forma anti-inflamatória e auxiliam na digestão.
Mirtilos têm uma diversidade de nutrientes
Por sua quantidade de vitamina C, vitamina K, manganês e alta concentração de fibras, o mirtilo é uma ótima opção para quem deseja enriquecer a dieta. Além disso, você pode recorrer a essa fruta se estiver procurando por um efeito antioxidante. Apesar de pequeno, o mirtilo está entre os alimentos que possuem mais antioxidantes.
Aqueles que estudam diabetes e doenças de Alzheimer também mencionam que os mirtilos podem reduzir parcialmente o possível aparecimento dessas condições.
Toranja é uma ótima fonte de vitaminas
Talvez a característica mais marcante da toranja seja que ela é uma importante fonte de vitaminas e minerais, mas também possui outras características positivas para o organismo.
A toranja demonstrou em alguns estudos ser ideal para pessoas que procuram perder peso, pois também reduz os níveis de insulina e combate a resistência à insulina. Além disso, esta fruta é uma grande aliada para reduzir os níveis de colesterol.
Uma das frutas favoritas do mundo... Maçãs
Existem muitos países em que a maçã aparece como uma das frutas mais consumidas. E não é apenas por causa de sua atraente forma redonda e cores vivas, mas também por elas serem incrivelmente nutritivas.
Quanto à sua contribuição para o corpo, as maçãs são uma importante fonte de fibras, vitamina C, cálcio e potássio. Além disso, é uma fruta rica em taninos e flavonoides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios. Sendo assim, quem consome essa fruta com frequência previne o envelhecimento precoce
Romã, uma fruta pequena e poderosa
Se houvesse uma lista das frutas mais saudáveis que você pode comer, a romã estaria entre as primeiras devido à grande densidade nutricional que apresenta, e aos poderosos compostos como antioxidantes que são três vezes maiores do que os que aparecem no vinho tinto e chá verde.
Entre outros efeitos positivos que geram está a redução da inflamação e a redução das chances de contrair câncer ou outras doenças.
A deliciosa manga
Quem come manga semanalmente tem à sua disposição uma grande quantidade de vitamina C, mas também de fibras, assim como antioxidantes e anti-inflamatórios, que são muito apreciados por qualquer organismo.
O que a comunidade científica ainda está tentando é conseguir comprovar que esses compostos que aparecem nas mangas protegem contra o diabetes em humanos, assim como os estudos em animais demostraram.
Morangos atraentes!
Se você costuma comer morangos apenas por achá-los gostosos, ficará surpreso ao saber que esta fruta é rica em vitamina C, manganês, folato e potássio. Claro que, quando acompanhados de creme de leite, doce de leite ou outros doces, não possuem um bom valor nutricional.
E felizmente para quem come morangos, seu valor glicêmico é relativamente baixo, então não gera um aumento de açúcar no sangue e, portanto, da pressão arterial.
Nem tudo é ácido em um limão
Que o limão é uma fruta cítrica e muito ácida todo mundo sabe. Mas também é verdade que seu teor de vitamina C não deve passar despercebido, pois pode promover a saúde do coração, diminuindo a pressão arterial e os lipídios do sangue.
Além disso, nos últimos estudos realizados com limões, foi comprovado que esta fruta conseguiu reduzir o peso dos animais que a consumiram em uma certa quantidade.
Você conhece Durian?
O durian não é uma fruta conhecida em todas as partes do mundo, mas quando você descobre que é apelidado de "O Rei das Frutas", certamente seu interesse em degustá-lo pode aumentar. Uma xícara desta fruta, ou seja, cerca de 237 ml, representa 80% da vitamina C diária que uma pessoa precisa.
O durian proporciona ainda uma função antioxidante relevante, além de fornecer manganês, vitamina B, cobre, folato e magnésio.
Não ignore a melancia
Não vamos mentir para nós mesmos, quem nunca deixou de levar uma melancia inteira para casa devido ao seu peso? Mas felizmente muitos países já começaram a vendê-la em pedaços e bem fresca.
Por si só, a melancia é muito suculenta, pois é 92% feita de água e com um teor impressionante de vitamina A e C. Além disso, fornece ao corpo antioxidantes como licopeno, carotenóides e cucurbitacina
As poderosas azeitonas
Chamadas de olivas ou azeitonas, dependendo do país em que você está, essas pequenas figuras redondas verdes ou pretas são uma fonte de vitamina E, ferro, cobre e cálcio. Além destes, os antioxidantes que possui geram efeitos anti-inflamatórios.
Por todas estas razões mencionadas, quando estiver prestes a servir uma refeição, adicione algumas azeitonas aos aperitivos. Além de muito gostosas, elas ajudam a proteger seu corpo.
E as amoras?
Amoras pertencem ao grupo que algumas pessoas não sabem diferenciar entre mirtilos, romãs e similares. Todas essas frutas fornecerem valores nutricionais positivos ao corpo, sendo as amoras ricas em vitamina C, vitamina K e manganês, além de antioxidantes.
Para se ter um valor de referência, a grande quantidade de fibra que as amoras fornecem é de 8 gramas por xícara, ou seja, cerca de 237 ml. A quantidade de nutrientes que estes levam ao seu corpo deve ser considerada.
Laranjas também são poderosas
Da mesma forma que as maçã, a população mundial reconhece a laranja pelo seu sabor, mas também por ser uma das frutas mais nutritivas de todo o planeta. Comer apenas meia laranja pode significar a quantidade vitamina C e potássio de que você precisa para o dia. Além disso, o fato de conter vitamina B e folato tem um impacto positivo.
Outra questão a ser observada sobre as laranjas é que o ácido cítrico presente nelas pode reduzir o risco de aparecimento de pedras no fígado das pessoas.
Bananas
A banana é uma das frutas mais consumidas do mundo. Além de ser bastante prática para o consumo, essa fruta proporciona uma grande quantidade de nutrientes para nosso corpo.
Por causa da alta concentração de cálcio, do potássio e do magnésio, ela reduz as dores musculares. Além disso, a banana contém fibras que retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando a sensação de saciedade. Por isso, consumir regularmente diminui a fome e contribui indiretamente com a perda de peso.
Uvas como os deuses
Por alguma razão, na Grécia antiga, as pessoas que adoravam ou se consideravam física ou mentalmente superiores eram alimentadas com uvas das mãos de outras pessoas que estavam a seu serviço. Isso talvez possa ser explicado pelo fato das uvas, sejam verdes ou vermelhas, serem uma grande fonte de antioxidantes, que são conhecidos por reduzir a inflamação.
Outros estudos realizados sobre esta fruta indicam que seu conteúdo pode aumentar as defesas do coração, olhos, articulações e até do cérebro.
A combinação de goiaba
Além de muito gostosa, a goiaba se destaca entre as frutas tropicais por seu elevado valor nutricional. Apenas com 28 gramas dessa fruta você pode receber 107% da vitamina C que seu corpo precisa. Por isso, ajuda a melhorar o sistema imunológico, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.
A goiaba também é rica em fibra, folato, vitamina A, potássio, cobre e manganês, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Você conhece o licopeno, um ótimo agente anticancerígeno?
Quando a doença do câncer aparece no panorama de qualquer pessoa, nunca é uma boa notícia. E certamente os indivíduos que comem mamão desde tenra idade poderão desfrutar de uma vida longe dessa terrível doença. E tudo isso se deve ao antioxidante licopeno, que é um importante aliado contra essa doença.
E se você está procurando outra fruta que contenha esse agente, saiba que o nutriente do mamão é muito mais fácil de ser absorvido pelo corpo humano do que de qualquer outra fruta.
Não ignore as cerejas!
A cereja é outra fruta que felizmente ocupa pouco espaço na geladeira. Mas essa não é a melhor parte. Os apreciadores de cerejas ficarão felizes em saber que elas são ricas em potássio, fibras e vitamina C, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Além disso, a cereja também é uma boa fonte de serotonina e melatonina, hormônios do cérebro que influenciam no estado de humor e no sono, podendo auxiliar no tratamento da depressão e da insônia.
Você está no controle do seu corpo
Na grande maioria dos casos, não se trata de não poder comprar esses alimentos ou encontrá-los no mercado porque a grande maioria está presente no mundo todo. Mas o mais importante é que a pessoa queira realmente fazer uma mudança no seu estilo de vida.
Comece escolhendo qual de todas essas frutas você deseja comer ao longo do dia e faça as combinações nutricionais que melhor atendem ao seu corpo. O que você ainda precisa para se alimentar melhor?