Melhore a Sua Saúde Com Estes Alimentos Que Irão Limpar o Seu Corpo
Há anos, a nova tendência no mundo é realmente prestar atenção nos alimentos que consumimos, nas atividades que realizamos e em como maximizar as possibilidades do nosso corpo.
Por isso, muitos estudos em torno dos alimentos foram desenvolvidos nos últimos anos e os pesquisadores chegaram à conclusão de que muitos destes que vamos apresentar a seguir podem proporcionar inúmeros benefícios ao corpo humano. Confira se eles aparecem em sua dieta semanal!
Suco de limão
Com certeza você sabia que o líquido que sai do limão serve para dar um toque nas suas refeições e limpar a sujeira sob as unhas, mas você sabia que esse suco também atua desintoxicando o fígado?
Por mais amargo que seja, o limão é ótimo para a saúde, pois estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo. Além disso, é rico em vitamina C!
Você tem uma desculpa para comer abacate!
O abacate é um alimento que ganhou popularidade nos últimos anos e se expandiu para nações que nem mesmo o tinham em sua grade de frutas. Esta fruta contém gorduras, mas daquelas que são saudáveis e servem para baixar o colesterol que é considerado negativo para a sua saúde.
O abacate também possui antioxidantes poderosos que atuam como agente reparador das células hepáticas danificadas. Ou seja, está na hora de adicionar este alimento na sua rotina.
Os melhores óleos para a sua saúde
Existem vários tipos de óleos nas prateleiras dos supermercados, mas os que realmente ajudam na estrutura corporal são os de oliva, abacate, castanha-do-pará, coco e macadâmia. Esses cinco são os que permitem um fluxo mais calmo do sangue pelas veias e, além disso, eliminam as toxinas do fígado. Mas atenção: esses óleos são ricos em gordura e devem ser consumidos com moderação.
A seguir, conheça o vegetal desintoxicante...
O vegetal que você não quer evitar
Existe uma crença geral na sociedade de que os vegetais são desagradáveis e têm gosto negativo. Se você também não é fã desse tipo de alimento e precisa se esforçar para colocar um vegetal em seu prato, invista no repolho.
O repolho decompõe as toxinas e as remove do fígado, além de possuir propriedades que fornecem fibras para todo o processo de desintoxicação. Para completar, tem pouquíssimas calorias!
Não diga NÃO aos brócolis
Como muitos vegetais, o brócolis não agrada todo mundo. Sim, o aroma que o brócolis exala quando fervido é desagradável, mas há bons motivos para acrescentá-lo na dieta.
Assim como outros vegetais da família Brassicaceae (ou Cruciferae), como a couve-flor, o repolho, a couve-de-bruxelas e a couve-nabo, o brócolis o ajudará a perder peso e a colocar o seu fígado em pleno funcionamento. O alimento ainda é bastante nutritivo, sendo uma boa fonte de fibras e proteínas, além de ter ferro, potássio, cálcio e magnésio.
Mamão, o melhor amigo do seu corpo
Se o cão é o melhor amigo do homem, o mamão é o melhor amigo do seu corpo por causa das vitaminas, ferro, cálcio e outros nutrientes que contém. No entanto, o que há de mais resgatável nele são as enzimas que levam as funções do fígado à sua expressão máxima. Não deixe de fora as sementes do seu mamão, pois elas são as mais importantes na hora de limpar o órgão em questão e melhorar sua digestão.
Por algum motivo Popeye comia espinafre
Outro alimento que entra em nossa lista para salvar o fígado é o espinafre. Esse vegetal é um ótimo desintoxicante devido aos altos níveis de glutationa que contém. Sua composição diversificada de vitaminas, minerais, fitoquímicos e bioativos também o tornam um poderoso alimento.
Os derivados do espinafre podem eliminar as espécies reativas de oxigênio para que as células não sejam danificadas e ativar melhorias no metabolismo.
Dê uma chance aos espargos
Os espargos estão na lista de alimentos não muito vistosos, mas que rendem inúmeros benefícios ao nosso corpo. Eis aqui mais um sinal de que não devemos julgar os alimentos pela aparência, mas pelo seu conteúdo, tal como as pessoas. O espargo estimula a eliminação das toxinas do organismo, ajuda a drenagem do fígado e remove todos os resíduos que este órgão pode causar. Somado a isso, fornece minerais como magnésio, fósforo, cálcio e potássio.
As sementes de linhaça não são atraentes, mas...
Apesar de também não serem vistosas, as sementes de linhaça possuem vários benefícios à saúde. Então, coloque mais esse item na sua listinha! A linhaça ajuda a controlar o açúcar no sangue, pois o seu conteúdo em fibra impede que o açúcar seja absorvido muito rapidamente. Além disso, a linhaça é rica em ômega-3, ajudando a diminuir o colesterol ruim e as inflamações no corpo.
Você pode não ter ouvido falar desta planta, mas é muito positivo...
Você já ouviu falar do agrião?
O agrião é a planta aquática que você poderia muito bem confundi-la com manjericão ou com folhas simples que são colocadas em saladas e molhos. A vantagem do agrião é que ele aparece em muitos remédios tradicionais porque seus nutrientes essenciais são variados.
Esta planta tem sido uma solução para a sociedade há muitos anos apesar do sabor amargo das suas folhas e serve para enfrentar situações relacionadas com fraqueza, anemia e problemas respiratórios.
O clássico tomate
O tomate é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. É um alimento que pode ser encontrado com facilidade e que é usado em inúmeras receitas. Mas poucos conhecem os benefícios do tomate.
Os tomates são ricos em uma proteína chamada glutationa, que tem efeito antioxidante. Por serem ricos em vitaminas e minerais, além de proteger a visão, os tomates desintoxicam o fígado e protegem a saúde do sangue.
Coloque um pouco de alho
O alho pode deixar um aroma desagradável na boca, o que leva algumas pessoas a eliminá-lo de certas refeições. Há também quem não aprove o seu sabor. Mas, quando você descobre que ele desintoxica o fígado, remove o mercúrio de alguns aditivos alimentares industriais e que o mantém saudável, você pode mudar a sua visão sobre este alimento.
Outros alimentos que geram essas mesmas ações são a cebola, o alho-poró e a chalota.
Alcachofra também melhora a saúde do fígado
Conhecida por auxiliar na perda de peso, a alcachofra traz vários benefícios que vão muito além da estética. O consumo de extrato de alcachofra ajuda a aumentar a produção de bile no fígado. A presença de bile em nosso fígado é essencial para quebrar os alimentos que comemos, bem como eliminar as toxinas em nosso corpo. Além disso, este alimento contém vitaminas A, C e B2.
Experimente beterraba
As células do seu fígado certamente ficarão super fortes se você chegou até este ponto do artigo, mas elas ainda podem ficar melhor se você incluir a beterraba entre os alimentos que definitivamente deve comer.
Por si só, a beterraba estimula as células hepáticas, atua como defesa de ductos hepáticos e biliares. E, somado a isso, o vegetal em questão fornece flavonóides e beta-caroteno ao fígado.
Ajudar o seu corpo é tão simples quanto adicionar este elemento à sua vida
O manjericão não é uma planta difícil de encontrar em muitos países do mundo e as suas propriedades antioxidantes são mais do que positivas. Ajuda os rins, atua como diurético, pode aliviar tosses e asma, combate acne, freia febre e resfriados, ajuda a função renal e até elimina mau hálito e doenças bucais. Precisa de mais motivos para acrescentar este alimento na sua rotina alimentar?
Dê atenção ao vinagre de maçã
A maçã também é uma das frutas mais comuns do planeta, mas o vinagre que dela se extrai também é vital para eliminar toxinas e gerar uma sensação de bem-estar que pode afetar o seu dia. Outras ações benéficas do líquido de maçã é que ele clareia os dentes, regula o PH do corpo, pode servir como um desodorante natural, ajuda a eliminar as varizes, acalma queimaduras solares, ajuda a eliminar verrugas e muito mais.
Um chá verde à tarde ajuda
Um líquido simples como o chá verde pode não ter passado pela sua cabeça quando se trata de proteger as células do fígado. Mas saiba que esta bebida pode proporcionar esse e outros vários benefícios.
A gordura presente nas células do fígado pode ser eliminada pelo chá verde. Além disso, a bebida ajuda a conter a inflamação. Outra ação do chá verde é remover o excesso de gordura dos alimentos que você ingere do intestino e ajudar a perder peso.
O que é curcumina e quais os benefícios que ela nos traz?
A cúrcuma, também chamada de Açafrão-da-Terra, é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre, com coloração alaranjada. Assim como os demais alimentos citados nesta artigo, a cúrcuma contribui para a desintoxicação e cria efeitos anti-inflamatórios que contribuem para o bom funcionamento do fígado. Este ingrediente também combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e o desenvolvimento de doenças degenerativas.
A melhor fonte de vitamina C
Nosso corpo não funcionará de maneira saudável simplesmente fazendo exercícios e consumindo água, ele é governado por vitaminas que são tão importantes para o seu bem-estar quanto a vitamina C. Se você absorver mais vitamina C, a groselha indiana lhe ajudará .
Na região tropical da Ásia você pode encontrar esta fruta que pode limpar e curar seu fígado devido às propriedades antioxidantes. Da mesma forma, em situações irreversíveis como a cirrose em muitos casos, este elemento costuma ser tentado para gerar um certo bem-estar.
Maçãs para o fígado
Se o vinagre de maçã é positivo para o seu corpo, é difícil para sua matéria-prima, a maçã, produzir efeitos que não combinem com ele. Essa fruta contém uma substância chamada pectina, entre outras que contribuem para a limpeza do fígado e do sistema digestivo. Outro benefício da maçã é que ela limpa o corpo de fatores prejudiciais, como a capacidade de reduzir o colesterol no sangue.
A cebola
A cebola é outro alimento que deve ser incluído nas suas refeições. Assim como o alho, a cebola é rica em alicina, muito importante para facilitar as funções do fígado por ajudar na digestão e na eliminação de toxinas.
Ela também colabora para afinar o sangue, diminuir o colesterol, aumentar o HDL (colesterol bom), combater a asma, bronquite crônica, diabetes e infecções. Para potencializar seus benefícios, prefira consumi-la in natura ou evite cozinhá-la por muito tempo sob altas temperaturas.